47ª Semana Guiomar Novaes segue até 22 de setembro com atrações gratuitas de música, teatro e programação infantil

07:47:00

Crédito: Adriano Escanhuela


A 47ª Semana Guiomar Novaes continua a encantar o público com uma vasta programação cultural gratuita até o dia 22 de setembro, em São João da Boa Vista. O evento celebra a diversidade das artes com shows musicais, espetáculos teatrais e atividades para o público infantil, consolidando-se como um dos maiores eventos culturais da região.

No dia 17 de setembro, terça-feira, duas apresentações enriquecem a noite. Às 19h, no Teatro Cidade das Artes, a companhia Blow The Diamond interpreta, por meio da dança, "A Arte e o Convívio das Emoções". Em seguida, às 20h, no Theatro Municipal, o Duo Paula Santoro e Rafael Vernet interpreta “Clube da Esquina”, A cantora e o pianista apresentam no repertório canções icônicas, como “Travessia”, “Tarde” e “Da Janela Lateral”.

Em 18 de setembro, quarta-feira, às 19h, o Grupo Namarca apresenta “Roque Santeiro” no Teatro Cidade das Artes. Às 20h, a Orquestra Brasileira Inclusiva (OBI) se apresenta no Theatro Municipal, promovendo a inclusão por meio da música. O projeto traz um repertório diversificado, revelando o poder transformador da arte na vida das pessoas.

Na quinta-feira (19), às 20h, a Instar Coreografia leva ao Theatro Municipal o espetáculo neoclássico Cisne Negro Cia de Dança. Já no dia 20, quinta-feira, às 19h, no Teatro da Estação, o Duo Piano e Clarinete, com Lídia Bazarian ao piano e Daniel Oliveira no clarinete, presta uma homenagem às grandes compositoras, destacando o papel feminino na música clássica. Em seguida, às 20h, a cantora Ana Cañas sobe ao palco do Theatro Municipal.

No dia 21 de setembro, sábado, a soprano Edna D’Oliveira e o pianista Marcos Aragoni interpretam “Canção e Poesia”, às 18h, no Teatro da Estação. Às 20h, a Orquestra Sinfônica Villa-Lobos apresentará "Uma Noite de Piazzolla", também no Theatro Municipal. O espetáculo será um tributo ao mestre do tango, Astor Piazzolla, combinando sofisticação e paixão em uma apresentação única.

No encerramento, dia 22 de setembro, domingo, a programação se espalha por diferentes espaços da cidade. Às 11h, a Jazz Sinfônica encanta o público no Teatro Cidade das Artes com um espetáculo que mescla jazz e música erudita. Às 17h, no Teatro da Estação, o Duo Piano e Violino, com Ariel Sanches no violino e Marcos Aragoni ao piano, mergulha no romantismo da música clássica. E, para fechar a noite, às 19h, o grupo Xaxado Novo trará a energia do sertão nordestino para o palco do Fonteatro em uma apresentação vibrante.



Programação Infantil

A Semana Guiomar Novaes também oferece uma programação especial para o público infantil

18 de setembro (quarta-feira) - 14h, na EMEB Luiza de Lima Teixeira: O Casamento da Barata do Sertão
Uma comédia musical sobre uma baratinha nordestina à procura de um pretendente. Classificação: Livre.

19 de setembro (quinta-feira) - 14h, na EMEB Prof. Germano Cassiolato: O Casamento da Barata do Sertão.

21 de setembro (sábado) - 10h30 e 17h, no Fonteatro: Parada com Instrumentos Musicais
Um desfile interativo e lúdico, dirigido por Ligia Aydar, com instrumentos musicais que dançam e interagem com o público. Classificação: Livre.

22 de setembro (domingo) - 16h, no Fonteatro: Parada com Instrumentos Musicais
Às 18h, no Theatro Municipal: O Menino Maluquinho – Lisonjeio ao Mestre
Um espetáculo inspirado na obra de Ziraldo, com todos os personagens interpretados por crianças. Classificação: Livre.

Crédito: Adriano Escanhuela



Sobre Guiomar Novaes

Guiomar Novaes, nascida em 1894 em São João da Boa Vista, começou a tocar piano ainda aos quatro anos de idade. Aos oito, a menina prodígio já se apresentava profissionalmente em salas de concerto. Aos 13, recebeu do governo brasileiro uma bolsa de estudos para um curso no Conservatório de Paris e, após dois anos, saiu em turnê pela Europa, retornando ao Brasil em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial. Guiomar Novaes se apresentou em Nova York, participou da Semana de Arte Moderna de 1922, representou a América Latina na comemoração do 15º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi escolhida por Elizabeth II para inaugurar o Queen Elizabeth Hall, em Londres, e recebeu inúmeros prêmios e condecorações. A pianista foi ainda a inspiração para a personagem Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, de quem foi vizinha.



Sobre a Amigos da Arte

A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.



VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics