MAM Baby destaca a importância do papel do dentista no desenvolvimento dos bebês

23:03:00

Na semana em que é comemorado o Dia do Dentista, marca mostra as razões que tornam o profissional tão importante para os pequenos
O senso comum é de que ir ao dentista é um hábito que deve começar a ser incorporado à rotina depois do nascimento dos dentes. O pensamento pode até ter certa lógica, mas, à vista dos especialistas, o cuidado vai além. Na semana em que é comemorado o Dia do Dentista no Brasil, a MAM Baby, marca especialista em bebês, destaca alguns pontos e fatos relevantes sobre a importância dos odontopediatras para a saúde dos pequenos.

Meryellen Barbosa, odontopediatra no Rio de Janeiro, explica que o ideal é que os pais levem o bebê ao especialista por volta dos 6 ou 7 meses de idade, antes mesmo do nascimento do primeiro dente. Realizar a primeira consulta o mais cedo possível é uma ótima oportunidade de ambientar a criança no consultório. Assim, o pequeno pode se familiarizar com o profissional e começar a se sentir confortável e seguro na avaliação, que, em geral, deve ser realizada de seis em seis meses, a fim de prevenir doenças que possam surgir na cavidade oral.

As visitas periódicas também garantem que a criança receba os devidos cuidados, incluindo os que precedem o aparecimento de doenças bucais, como a cárie na dentição primária. “O profissional não deve ser acionado apenas quando alguma anormalidade é identificada. O correto é que o especialista faça parte da rotina de cuidados dos pais com o bebê, a fim de garantir sua saúde bucal”, afirma Meryellen.

Ao escolher um bom odontopediatra, é essencial observar se o profissional tem a didática e a capacidade de atender da melhor forma essa faixa etária, que possui particularidades que exigem mais do especialista durante a consulta, até mesmo uma postura atenta e voltada totalmente para o público infantil.

Pré-natal odontológico

Meryellen explica que, durante a gestação, é comum que a grávida tenha circulação sanguínea com maior volume, o que pode levar a um quadro de gengivite, caso haja falhas na higiene bucal. A doença, que parece inofensiva, pode trazer grandes riscos à saúde do bebê.

“A doença gengival pode estimular no corpo da mulher uma grande produção do hormônio ocitocina, que pode provocar a indução de um parto prematuro”, afirma a especialista. Com isso, é possível concluir que, para garantir a plena saúde do bebê, é necessário que a mãe esteja atenta ao cuidado da saúde bucal desde a gestação, por meio da realização do pré-natal odontológico.

“A gestante deve manter um acompanhamento odontológico, para evitar que doenças bucais ultrapassem a parede placentária e causem problemas ao bebê”, finaliza Meryellen.

Sobre a MAM

Fundada na Áustria, em 1976, a MAM tem presença em mais de 60 países e está desde 1998 no Brasil. A empresa conquistou a posição de liderança mundial em produtos para bebês, e é a principal referência na categoria de chupetas, mamadeiras e bicos de mamadeiras. Com o lema “We love babies”, a MAM continua se expandindo todos os dias, de forma sustentável e responsável, para seguir com seu objetivo de sempre apoiar ao máximo o desenvolvimento individual de todas as crianças e tornar o dia a dia com o bebê mais fácil para os pais. Em 2019, a MAM recebeu a Menção Honrosa pela Comissão Europeia do EU Product Safety Awards, por definir e exceder as normas de segurança para chupetas e equipamentos de alimentação, com reconhecimento de seu papel de liderança no desenvolvimento de normas relevantes, que aumentaram o nível de segurança em todo o setor.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics