Casa: Como escolher materiais para proteção de madeiras e metais?

09:32:00

Pandemia, todos em casa, aquela vontade de pintar tudo... quem nunca? Aí você resolve, sim, lá vou e se depara com mil tipos de tintas, vernizes, stains... mas como assim? Pensando nisso e para ajudar as malucas por reforma, um guia de tintas e vernizes! Sim, direto da fonte!
Vernizes e stains protegem a madeira contra as intempéries do tempo

Coralit e Sparlack, marcas referência no mercado, renovam portfólio e reforçam a importância da informação para a categoria. Destaque para os lançamentos Sparlack Cetol Stain UV Glass Incolor e Coralit Total

Com o tempo livre e a ideia na cabeça de realizar pequenas reformas, manutenção e melhorias na casa, como renovar a proteção de janelas ou dar uma cara nova para uma porta, é comum surgirem dúvidas sobre os produtos ideais para cada necessidade. O número de opções no mercado pode ser intimidador para os consumidores no momento da compra. Afinal, verniz não é tudo igual? E podemos usar a mesma tinta utilizada na parede para pintar uma porta de madeira?

“Esmaltes, stain, cetol, vernizes. As nomenclaturas são muitas e os produtos de qualidade possuem grande durabilidade e proteção. Com isso, as pessoas passam anos sem se preocupar com a manutenção, e quando decidem pintar portas, janelas, decks ou móveis, já não se lembram qual produto usou anteriormente ou o que considerar na hora de fazer a compra, ou mesmo seus diferenciais. Daí a importância de reforçarmos a informação para auxiliar nesse processo de escolha”, comenta Fernando Domingues, diretor de Marketing de Tintas Decorativas para a América do Sul.
Esmalte branco que não amarela

Reunimos aqui as principais questões para facilitar o momento da compra de produtos para proteção de madeira e metais, uma forma de se familiarizar com suas características.

Qual a diferença entre verniz e protetores (Stain e Cetol)?

Primeiramente, é importante entender que os produtos de proteção da madeira são separados em tipos, de acordo com sua dinâmica de penetração nas fibras da madeira.

O verniz convencional, por exemplo, forma uma camada superficial, com baixa penetração, o suficiente para fixação. Sua película é rígida e, por isso, tende a descascar com o passar do tempo. Os protetores possuem uma tecnologia que cria a pele protetora que a madeira perde quando a extraímos do seu ambiente natural. Forma uma película elástica e microporosa que não trinca, não descasca e acompanha os movimentos da madeira.

O Stain Protetor, por sua vez, forma uma película fina, que penetra nos veios da madeira mantendo toda a textura e a beleza natural da superfície, formando um filme quase imperceptível que não trinca e não descasca. Confere um aspecto rústico às superfícies e geralmente sua manutenção é mais fácil. Já o Cetol Classic é uma categoria especial: além de impregnar, forma uma película flexível, grossa e lisa que acompanha a dilatação da madeira, também não trinca e descasca, o que acaba proporcionando a maior durabilidade entre as duas opções.

Quais os principais atributos e exigências que o consumidor deve busca em um produto protetor de madeira?

A escolha depende do efeito final que o consumidor espera, de acordo com o seu tipo de preferência em acabamento estético.

Se falamos em tendências de decoração, procuramos entrar em contato com a natureza, valorizando o uso de materiais sustentáveis, mostrando sua textura e beleza natural.

Esses produtos são grandes aliados para proteger e manter a beleza da madeira, proporcionando proteção da chuva, exposição ao sol e tráfego de pessoas, além de resistência à umidade, bolor e fungos. O consumidor tem que optar por produtos que entreguem a qualidade necessária para garantir essa proteção, de acordo com o seu tipo de preferência em acabamento da madeira.

Como reconhecer um protetor de qualidade?

Os produtos de qualidade têm grande durabilidade e resistência a agentes externos, aplicação prática e rápida. Normalmente, trazem tecnologias agregadas para facilitar esses quesitos. Já há no mercado opções à base água, mais sustentáveis e que proporcionam redução de cheiro.

Quais são os 5 erros mais frequentes quando o tema é proteção para madeira?
1. Equívocos na aplicação: sempre ler as instruções de aplicação no rótulo do produto.
2. Uso inadequado de ferramentas específicas para uso dos produtos: pincel, trincha ou pistola;
3. Preparação inadequada: não fazer o lixamento apropriadamente, por exemplo.
4. Não respeitar o tempo de secagem e cura do filme formado, orientações sobre condições climáticas e/ou número de demãos indicados na embalagem do produto.
5. Erro ou falta de avaliação quanto ao tipo de madeira: existem algumas mais porosas e outra menos porosas. Dependendo do tipo, exigem uma preparação específica antes da aplicação.

Posso pintar a porta de madeira com a mesma tinta que usei nas paredes?

Não, para um melhor desempenho e durabilidade, o recomendado é usar uma tinta esmalte, capaz de garantir a resistência necessária não somente para pintura de portas, que têm grande manuseio no dia a dia, mas também para mesas, cadeiras e móveis de madeira, em geral.
Que tal renovar e colorir os móveis com esmalte para madeiras?

Mas qual a diferença entre o esmalte e outros tipos de tinta?

A tinta esmalte é a escolha indicada para pintar superfícies de ferro ou madeira. O acabamento pode ser alto brilho, brilhante, fosco ou acetinado. Portas são tradicionalmente pintadas com esmalte por conta do alto nível de manuseio, visto que o esmalte tem maior resistência, aderência e permite a lavagem dessa superfície com mais facilidade. Costumeiramente feita à base de óleo ou produtos sintéticos, hoje já apresenta opções à base água, mais sustentáveis.

Já o látex acrílico é o tipo de tinta mais comum para uso em paredes de residências. O termo “acrílico” vem do tipo da emulsão usada atualmente para fabricar as tintas látex. De acabamento fosco, acetinado ou semi-brilho, tem secagem rápida e é de fácil aplicação e, por ser a base de água, facilita a vida do aplicador, já que não requer o uso de solventes.

Qual a diferenças entre produtos base água e base solvente?

Os esmaltes e vernizes à base de água, por não conterem aguarrás em sua formulação, secam mais rápido e não possuem cheiro, trazendo mais praticidade e segurança na aplicação. Os esmaltes também não amarelam com o tempo. Além disso, não necessitam de outros produtos para a sua diluição, já que, diferentemente das tintas à base de solventes, são solúveis em água. Tecnologias como a Balance representam uma evolução, pois permitem que produtos à base água ofereçam a mesma aderência, resistência e durabilidade dos tradicionais à base solvente. Mas as vantagens não param por aí. Os produtos à base de água também são mais amigáveis ao meio ambiente, uma vez que emitem 90% menos gases poluentes atmosféricos em comparação com as tintas solventes.

Na prateleira

Coralit e Sparlack, as tradicionais e inovadoras marcas de soluções para madeiras e metais da AkzoNobel, anunciam a reformulação de seus respectivos portfólios e também das embalagens, tornando a experiência de compra dos consumidores mais fácil e prática. Além de catálogos mais enxutos e com novidades, as duas marcas tradicionais no mercado também se uniram para promover informação, em um segmento no qual as dúvidas sobre produtos e aplicação são diversas.

Conheça o novo catálogo de produtos de Sparlack

Sparlack segue se reinventando, agora com uma linha dividida em dois pilares: Protetores Cetol, com película elástica que não trinca e não descasca e cria uma película elástica que acompanha os movimentos da madeira; e Vernizes Premium, com película rígida que protege e embeleza a madeira. Os produtos passaram por um ajuste de tonalidade e unificação de cores, um diferencial no mercado.
Protetores Sparlack Cetol – São os produtos com a tecnologia da película elástica que não trinca ou descasca, como se cumprisse o papel protetor da “pele” na madeira. A tecnologia Cetol concede aos produtos uma característica de impregnação mais forte. Fazem parte dessa linha os chamados “ultra protetores”, com tecnologia Cetol que acompanha a movimentação da madeira, e os stain protetores:
- Sparlack Cetol Classic: com película elástica ultra resistente ao sol e à chuva, é repelente à água e protege contra fungos. Nos acabamentos brilhante e acetinado, é indicado para paredes, portas e janelas. Possui a opção Cetol Classic com Tecnologia Balance – a evolução da base da água. Uma Tecnologia que oferece a mesma durabilidade e resistência do protetor e verniz tradicional, combinada com maior praticidade e conveniência, com secagem rápida e sem cheiro. Confere uma película lisa e grossa que dura até seis anos.
- Sparlack Cetol Deck: com película elástica ultra resistente ao tráfego de pessoas, é ideal para decks. Com acabamento semibrilho, tem máxima proteção UV, é repelente à água e protege contra fungos. Quem procura maior aderência em pisos molhados pode contar com a opção Sparlack Cetol Deck Antideslizante, com microesferas que garantem maior aderência em pisos molhados. Durabilidade de até seis anos.
- Sparlack Cetol Stain: é a escolha certeira para quem busca o melhor da tendência e realçar os veios das madeiras, com uma película mais fina, para quem procura um resultado mais estético, alinhado à proteção. Com acabamento acetinado, tem fácil aplicação, alto filtro UV e repele água. Indicado para portas, janelas e paredes, possui a opção Sparlack Cetol Stain com tecnologia Balance. Os stains têm durabilidade de até três anos. Além das tradicionais tonalidades natural, imbuia, mogno e o novo incolor UV Glass, estão disponíveis em várias cores no sistema tintométrico, contribuindo com a personalização de projetos.
Sparlack: produtos passaram por um ajuste de tonalidade e unificação de cores

Toda a linha de protetores Sparlack Cetol inclui os principais atributos de fácil aplicação, pronto para uso e fácil manutenção, importantes para simplificar o trabalho dos pintores.

Vernizes Premium – São produtos que criam uma película rígida que protege e embeleza a madeira ao mesmo tempo.
- Sparlack Solgard Triplo Filtro Solar: Protege três vezes contra sol e chuva, sendo repelente à água. Com acabamentos brilhante e acetinado, é indicado para pintura de paredes, portas e janelas, e pode ser aplicado em madeiras resinosas. Unindo em um só produto os benefícios de um verniz premium, tem durabilidade de cinco anos.
- Sparlack Extra Marítimo: são três versões de Extra Marítimo, o mais tradicional dos vernizes: Extra Marítimo (acabamento brilhante ou acetinado, com mais de 100 cores), Extra Marítimo Fosco e Extra Marítimo com tecnologia Balance (brilhante ou acetinado). Com durabilidade de dois anos, todas embelezam a madeira em paredes, portas e janelas, enquanto protegem contra intempéries do tempo.
- Sparlack Neutrex Tingidor: com acabamento brilhante, tinge e protege ao mesmo tempo, é super-resistente a riscos e aplicável em madeira e alvenaria, em paredes, portas e janelas. Durabilidade de três anos.
- Sparlack Copal Brilhante: incolor, é o produto ideal para móveis, tetos e artesanatos. Indicado para uso interno e com durabilidade de dois anos, possui menos VOC (sigla em inglês para composto orgânico volátil) e alto brilho, vem pronto para uso e é fácil de limpar. Com tecnologia Balance, é a opção mais sustentável do segmento: o único Copal que não é base solvente.

Conheça a nova linha Coralit:

Coralit Total – Une em um só produto atributos fundamentais para um esmalte: ultra aderência e secagem rápida. Sem cheiro e pronto para uso, pode ser aplicado diretamente em alumínio e galvanizado. Para madeira e metal, uso interior/exterior, com acabamentos brilhante e acetinado.

Coralit Ultra Resistência – É a opção que oferece excelente cobertura e acabamento perfeito para proteger e embelezar janelas, portas e portões na área exterior da casa. Com o novo método de aplicação, a segunda demão pode ser aplicada após 45 minutos, permitindo finalizar a pintura no mesmo dia. Base solvente, para madeira e metal, é ideal para uso exterior. Acabamentos alto brilho, acetinado e fosco.

Coralit Secagem Rápida – É o produto com secagem mais rápida da linha – 20 minutos ao toque e 30 entre as demãos. É indicado para trabalhos que exijam agilidade no exterior da casa. Além disso, vem pronto para uso, basta abrir e aplicar. Base solvente, para madeira e metal, ideal para exterior, com acabamento brilhante e acetinado.

Coralit Antiferrugem – Oferece dupla proteção, fundo e acabamento, o que simplifica o processo de pintura, trazendo proteção anticorrosiva e maior resistência ao tempo. Base solvente para metal, uso exterior, acabamento brilhante.
Lançamento: Coralit Total reúne os principais atributos da linha de esmaltes

Além dos esmaltes, a família Coralit também possui os complementos ideais para aperfeiçoar a qualidade do acabamento final e assegurar seus 10 anos de durabilidade. Confira:

Fundo Preparador Balance – Fundo base água premium branco fosco, com tecnologia Balance, que protege madeira e metais, seca rápido e não tem cheiro.

Zarcão Proferro – Fundo sintético premium laranja fosco que oferece alta proteção anticorrosiva e aderência para superfícies de metal. Protege por muito mais tempo a beleza do acabamento final. Indicado para metais ferrosos.

Fundo Galvanizado – Fundo sintético premium branco fosco que proporciona excelente aderência em metais galvanizados e alumínio. Proteção por muito mais tempo da beleza e do acabamento final.

Fundo Nivelador – Fundo sintético premium branco fosco com alto poder de enchimento, indicado para uniformizar a absorção em superfícies de madeira nova, oferecendo alta proteção e melhor qualidade no resultado final.

Massa para madeira – Massa branca para nivelar e corrigir imperfeições em superfícies de madeira.

Sobre a AkzoNobel

A AkzoNobel é apaixonada por pintura. Somos especialistas e temos orgulho de produzir tintas e revestimentos, estabelecendo o padrão em cor e proteção desde 1792. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon – conta com a confiança dos nossos clientes em todo o mundo. Com sede na Holanda, atuamos em mais de 150 países e empregamos cerca de 33.500 pessoas talentosas que são apaixonadas em entregar os produtos e serviços de alto desempenho que nossos clientes esperam. Para mais informações, acesse www.akzonobel.com. © 2020 Akzo Nobel N.V.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics