Sistema híbrido de trabalho

10:37:00

Nem totalmente em casa, nem totalmente no escritório. Assim é a nova forma de trabalho que ganha destaque no meio corporativo, mas exige cuidado com o espaço para manter a imagem da empresa

O home office não é uma novidade. Diversas empresas já mantinham essa forma de trabalho, porém muitas outras, tradicionais, não queriam adotar esse sistema puramente porque “em time que está ganhando não se mexe” até que venho a pandemia e não houve outra escolha a se fazer do que essa.
Passados seis meses de trabalho em casa, líderes de várias empresas começam a perceber os benefícios do home office, sendo duas, as principais. São elas: a economia gerada e o aumento da produtividade. Porém, é óbvio, que muito se perde nessa escolha também. A troca de informação entre os colegas é a mais importante delas. Diante dessa realidade, o meio corporativo achou um meio termo entre os dois mundos e já começa a vislumbrar a ideia de se trabalhar com um sistema híbrido. No qual o colaborador trabalha duas ou três vezes em casa e o restante dos dias da semana no escritório.

Isso mostra que o home office é algo que veio mesmo para ficar e o investimento das pessoas neste espaço em casa demonstra isso. “Em nosso escritório já foram feitos e executados três projetos completos, além de quatro consultorias de cores, materiais, móveis e outros. Dentre os projetos completos, dois foram para advogados e o outro para um professor” explica a arquiteta Maria Fernanda, do Estúdio 4 Soluções em Arquitetura.

Não é preciso ter um espaço específico da casa para criar um local para as atividades laborais, mas a profissional relata que, com a tendência do sistema híbrido de trabalho, isso tende a mudar. “O modelo de home office pode ser bem versátil e ser adaptado em espaços residuais, como um cômodo multiuso, um canto de passagem ou em uma bancada de apoio. Porém, com o aumento da demanda desse espaço em casa, esse ambiente tende a se tornar um local fixo nas residências como é a cozinha, dormitório, etc.”, salienta a arquiteta.

Seja em casa ou no escritório, o colaborador ou CEO representa a empresa e muito da imagem corporativa se faz por meio do espaço físico que ela apresenta. Sendo assim, é primordial que o home office se assemelhe a um escritório formal e para que isso ocorra são necessários alguns elementos primordiais. “Cadeira ergonômica, com um design mais formal e mesas na altura certa, compatíveis com as cadeiras, são essenciais. Além de propiciar um aumento de produtividade, a ergonomia tem grandes influências sobre fatores emocionais como ansiedade e irritabilidade. Tomadas, impressoras e objetivos de uso constante devem ser mantidos próximos. Área livre, para livros e processos, também é importante” finaliza Maria Fernanda.


VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics