Nutricionista alerta que é necessário adequar a alimentação das crianças a um menor gasto calórico durante o distanciamento social

11:05:00

Duas receitas para saborosas e saudáveis para os seus filhos: Brigadeiro e Cookie do Bem

A pandemia do novo coronavírus afetou o nosso dia a dia, exigindo adaptações para todos. As crianças, que normalmente corriam, brincavam e faziam esportes com os amigos, tiveram que ficar em casa. Essa nova rotina pode acarretarem vários problemas se as crianças não comerem direito, principalmente por estarem mais sedentárias. A nutricionista de seletividade alimentar Débora Miceli, que faz parte da equipe do Espaço Acolher Nutrição, que é coordenado pela nutricionista Ana Carolina Netto, enfatiza que a alimentação dos pequenos precisa ser ajustada.

"Para que a saúde das crianças não seja afetada, precisamos adequar a alimentação dos pequenos, considerando o menor gasto calórico atual e suas questões emocionais, afinal, comer não é um ato meramente fisiológico. Além disso, devemos nos atentar para que maus hábitos alimentares não sejam instituídos nesse “novo normal”, já que depois de criados fica mais difícil de reeducar a alimentação", explica.

Débora afirma que substituir alimentos pobres em nutrientes e ricos em calorias, como salgadinhos e biscoito recheados, por lanches saudáveis pode ser a solução. Ela ainda ressalta que a alimentação das crianças pode ser saudável, saborosa e divertida.

“Além de usar algumas estratégias e receitas funcionais como bolos naturais, nutritivos e deliciosos, as receitas costumam ser bem fáceis e, portanto, podem se tornar ainda mais legais se compartilhadas com eles, até mesmo na cozinha. No Espaço Acolher, as nutricionistas ensinam receitas durante a consulta para que a mamãe e o papai entendam rapidinho como funciona.

A nutricionista Ana Carolina Netto criou duas receitas saudáveis e saborosas, uma para o lanche e outra para a sobremesa. Outras receitas estão disponíveis no Instagram da clínica, toda quarta-feira, no IGTV.

Brigadeiro da Nutri


Ingredientes

- 400 gramas de tâmara seca sem caroço
- 300 ml de água de água quente
- 5 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 colher de sopa de polvilho doce 
- 200 g de leite em pó
- 1 caixa de creme de leite

Modo de preparo:

Coloque a tâmara em um processador e bata com água quente. Depois, misture tudo menos o creme de leite. Deixe virar uma pasta. Leve ao fogo baixo até engrossar. Para finalizar, coloque o creme de leite. 

Cookie do Bem


Ingredientes

- 1 ovo caipira 
- 1 banana bem madura amassada
- 2 colheres de sopa de farinha de amêndoas ou de amaranto
- 3 gotinhas de essência de baunilha 
- Pedacinhos de chocolate 70%

Modo de preparo 

Bata com um garfo todos os ingredientes e coloque em formato de bolinhas uma forma. Salpique pedacinhos de chocolate por cima e leve ao forno a 180 por 30 min.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics