Tempo seco: um vilão para o sistema respiratório

18:25:00

Qualquer tipo de alergia ou problema respiratório só piora nesse tempo seco. Dicas de profissionais são sempre importantes! Olha essas!
A otorrinolaringologista Milena Costa indica alguns cuidados importantes para amenizar os problemas causados pelo ar seco

Nariz e garganta secos, incômodo para respirar e até sangramento nasal. Esses podem ser alguns sinais de que a mucosa está ressecada. E uma das causas pode ser o tempo seco. Segundo a otorrinolaringologista Milena Costa, a baixa umidade relativa do ar resseca o organismo como um todo, incluindo a mucosa respiratória. “O ar mais ressecado transita desde o nariz, passando pela garganta, até chegar ao pulmão. Isso gera uma irritação que pode, principalmente, exacerbar o quadro de pessoas com rinite, asma ou alguma outra condição associada”, diz a médica

Milena lembra ainda lembra que os principais sintomas não estão necessariamente relacionados a algum tipo de doença, mas podem ter relação apenas com o ar seco. “É importante ressaltar que mesmo em quem que não tem nenhum problema de saúde, a mucosa ressecada também pode gerar sintomas, tais como sensação de dor, espirro, tosse e até sangramento nasal”, afirma Milena.

O que fazer?

Para se ‘proteger’ das consequências da baixa umidade relativa do ar e os impactos disso para o sistema respiratório, o primeiro a se fazer é investir na hidratação, ou seja, beber água. “É importante ingerir mais água do que o habitual. Em torno de dois a três litros por dia.” Outra indicação da otorrinolaringologista é investir em um inalador. “Inalação com soro fisiológico para quem tem ou não problema respiratório é recomendado. A inalação tem a habilidade de hidratar a via aérea inferior: garganta, pulmão e os brônquios,” diz Milena. “A lavagem nasal é o principal e o mais fácil de fazer.” A prática hidrata a mucosa dessa região e com isso o nariz consegue exercer a sua função de filtrar, aquecer e umidificar o ar.

Medidas ambientais também podem ajudar durante o período seco. A médica recomenda evitar acúmulo de poeira doméstica e o uso de ventiladores, já que esses aparelhos fazem o pó circular. “Evitar ainda o uso de ar condicionado e aquecedores, pois desidratam ainda mais o ar dentro do ambiente.” Milena explica que no momento em que o ar condicionado vai aquecer ou refrigerar o espaço ele acaba tirando a umidade do local. “Também não utilizar espanador. Ou tudo que gere o levantar da poeira doméstica.”
Umidificadores também são ótimos, diz a especialista. “Quem não tiver umidificador pode deixar um recipiente com água dentro o quarto ou panos úmidos, isso ajuda na umidade do ambiente,” finaliza.

Sobre a Dra. Milena Costa

Médica otorrinolaringologista formada pela Faculdade de Medicina de Taubaté, com residência médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e fellowship de pesquisa em Rinologia pela Stanford University, na Califórnia.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics