Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?
18:44:00Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização
O Dia das Mães acontece no próximo domingo, dia 12 de maio, e para celebrar a ocasião, nada melhor do que um evento em família que combine estilo e sabor para criar novas memórias. “Uma boa seleção de vinhos pode fazer toda a diferença na hora de harmonizar com as refeições e o ambiente escolhido, que pode ser desde um piquenique mais arrojado até um jantar mais clássico e marcante”, diz Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Para acertar na hora da escolha, a especialista compartilha sugestões de rótulos e harmonizações.
Brunch
O brunch é um evento que combina o melhor do café da manhã e do almoço, proporcionando uma experiência gastronômica leve e descontraída. A refrescância e a acidez delicada do espumante complementam de forma ideal uma variedade de pratos típicos do brunch, como ovos mexidos, croissants, frutas frescas e queijos suaves. Para esta ocasião, a sugestão é o espumante chileno U By Undurraga D.O. Región del Valle Central Demi-Sec, que pode ser apreciado sozinho ou com suco de laranja, no drink mais típico da ocasião, a mimosa.
Almoço
Para um almoço memorável, a dica é ousar e propor uma experiência diferente, com uma uva pouco usual como a Loureiro, uma variedade branca célebre no norte de Portugal. Para esta proposta, a indicação é o aromático e refrescante Casa de Vila Verde Loureiro D.O.C. Vinho Verde 2022, que harmoniza lindamente com pratos frescos e delicados, como um filé de Tilápia à Belle Meunière, preparado com camarões, alcaparras e champignon. Este vinho de personalidade floral é jovem, delicado, vibrante e muito refrescante, sua qualidade foi atestada quando ganhou ouro no concurso de vinhos de Portugal 2021.
Piquenique
Se a proposta for comemorar o dia das mães num cenário outdoor e próximo a natureza, a celebração pode ser realizada durante um piquenique. A sugestão para esta proposta é o norte-americano Dark Horse Rosé 2019, um rosé concentrado em aromas frutados, com uma coloração sedutora e sabores versáteis que abraçam os mais variados sanduíches, frutas, embutidos e petiscos.
Jantar
Se a ideia é celebrar a ocasião durante um jantar mais elegante, a indicação é o francês Chateau Le Bourdiley A.O.P Bourdeaux 2020, que como diz o rótulo, é produzido na região de Bourdeaux, sudoeste da França. O exemplar é composto por um blend com as uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, o que traz complexidade aromática e maciez ao vinho. Harmoniza bem com carnes vermelhas grelhadas, como um suculento filé mignon ao molho de cogumelos, batatas assadas e legumes grelhados.
0 comentários