ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL E DINHEIRO NO BOLSO PARA AS FÉRIAS
22:23:00
Especialista explica como a manutenção do veículo e o uso de aditivos nos combustíveis ajudam a rodar mais e melhor gastando menos
Viagens curtas ou longas exigem
planejamento. Das malas ao carro, tudo precisa ser visto e checado para aproveitar
as férias ou encontrar a família nas festas de fim de ano. Da mesma forma que uma
frente fria, indicada pela previsão do tempo, pede agasalhos entre as bermudas
e os biquínis na bagagem, a manutenção do veículo é essencial para se chegar ao
destino com segurança. Também a escolha do combustível contribui para que o
carro renda mais na estrada e represente uma economia significativa no bolso do
viajante.
Um carro com todos os itens
revisados, manutenção em dia e pneus calibrados está preparado para uma viagem sem
imprevistos. “O abastecimento do veículo é outra recomendação importante”, afirma
Antonio Ticianeli, especialista em petróleo e derivados e CEO da ecomanda
Américas, empresa que desenvolveu e produz o aditivo X-tivator para vários
tipos de combustíveis.
O engenheiro destaca que o desempenho dos veículos depende em grande parte de um combustível de qualidade. Gasolina ou etanol, a escolha está associada a vários fatores. “O etanol é 30% mais consumista, mas emite cerca de 40% de CO2 em comparação com a gasolina. Pela questão ambiental, minha recomendação é para que as pessoas, se puderem, utilizem o etanol.”
Outro ponto a ser considerado diante
da bomba de combustível é o bolso do consumidor. “Aí vale aquela conta. Se no
posto a diferença de preço do etanol para a gasolina for maior que 30% vale a
pena utilizar o álcool. Se for menor que 30%, é recomendável abastecer com
gasolina”, destaca.
As montadoras nacionais recomendam que a substituição da gasolina pelo álcool seja feita pelo tanque completo e rodando pelo menos 10 km após o abastecimento. Neste curto trajeto, o sistema do veículo calibra as emissões de gases e interpreta se o combustível usado é etanol ou gasolina. “Quando se troca o combustível sem rodar os 10 km, há aumento do consumo e o motorista precisará ir a uma concessionária para resetar o módulo de injeção do carro”, alerta o especialista.
Combustível aditivado ou aditivo no
combustível? Segundo Ticianeli, o combustível aditivado, oferecido nas bombas,
proporciona um ganho de 3% a 4% de rendimento. Na avaliação do especialista, os
aditivos que podem ser colocados nos combustíveis, por sua vez, proporcionam
menor demanda de manutenção do veículo, como trocas de filtros e velas, que podem
ser estendidas.
De acordo com o especialista, os aditivos para os combustíveis têm três categorias básicas. Os detergentes e dispersantes, explica, fazem uma limpeza no sistema por onde corre a gasolina e o etanol dentro do motor e nos bicos de injeção. “Essa limpeza faz com que o combustível flua melhor, com melhor resultado para o veículo”, diz.
Na categoria “melhoradores de
combustão”, os aditivos garantem que a quantidade de combustível injetada seja
mais que suficiente para gerar energia para o motor. “Ou seja, há uma queima
mais perfeita, com emissão de menor quantidade de gases poluentes. Isso também
melhora as médias de consumo no carro, que no final do mês representa um ganho
significativo”, observa.
Considerando o rendimento médio do
brasileiro, que gira em torno de dois salários mínimos, e o valor de um tanque
de combustível, que chega a R$ 300, Antonio Ticianeli calcula que a partir da
manutenção regular do veículo e do uso de aditivos no combustível é possível economizar
cerca de 10% ao ano. “Para uma família, isso tem grande impacto”, diz o CEO da
ecomanda Américas. Nesta época do ano, contar com um dinheiro a mais no bolso é
a oportunidade de aproveitar melhor as férias e mesmo investir no presente de
Natal.
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