Dia Nacional do Café: conheça vinhos com notas dessa iguaria tão amada pelos brasileiros
07:41:00Wine destaca as similaridades entre a produção das duas bebidas e indica rótulos para os apaixonados por café
O Dia Nacional do Café é celebrado em 24 de maio e, para brindar que o Brasil é o maior produtor mundial de café, a Wine elaborou uma seleção especial de vinhos que trazem notas de café. À primeira vista pode parecer estranho unir café e vinho numa mesma frase, mas há algumas semelhanças entre ambas as bebidas.
Para começar, elas são produzidas a partir de frutas. O café com uma fruta de mesmo nome e o vinho com as uvas. Existe também uma grande similaridade entre os conhecimentos aplicados pelos produtores, que vão desde o cultivo até os produtos embalados chegarem na casa dos brasileiros.
“Para obter frutas de qualidade, é preciso muito conhecimento sobre terroir, além de técnicas de plantio, colheita, triagem, produção e manuseio. Após diversas análises químicas para gerenciar os dados de sua composição, temos a parte sensorial, que nos permite descrever as cores, aromas e sabores de cada item. Apesar dos aspectos em comum, cada safra de vinho e café é única”, destaca Thamirys Schneider, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.
Se você é um apaixonado por vinho e café, vale a pena conhecer os rótulos a seguir, que trazem notas de café, além de aromas e sabores especiais:
Finca Las Moras Dadá Nº 2 Art Wine 2021
Desafiando o tradicional, a elaboração deste vinho utiliza barricas de carvalho com intensidades diferentes de tosta para acentuar notas únicas da variedade, neste caso, de especiarias doces e café evidentes que conquistam e surpreendem o paladar com sua intensidade.
Bonnievale The River Collection Pinotage 2019
Pinotage é a uva tinta emblemática da África do Sul, e traz complexidades aromáticas incríveis. Alguns vinhos elaborados com esta uva rapidamente remetem aos aromas de café, principalmente quando apresentam passagens em barricas. Este vinho fica 8 meses em tanques de aço inox e mais 9 meses em carvalho francês, o que agrega em estrutura, corpo e realça suas notas de café e chocolate. É um vinho equilibrado e marcante para paladares aventureiros que gostam de descobrir novos sabores!
Finca Valcendon Colección 7 Parcelas D.O.C.a. Rioja Crianza 2018
Este rótulo é uma surpresa muito agradável para os amantes do café, principalmente dos exemplares mais aromáticos, pois ressalta notas complexas de frutas vermelhas como cereja, café, baunilha, caramelo e coco. Após catorze meses em barricas de carvalho francês e mais doze em garrafa, este blend espanhol das uvas Tempranillo, Garnacha e Graciano da D.O.C.a. Rioja se torna uma experiência marcante.
Vik A 2021
Para quem busca por um vinho elegante e com as notas de café que tanto ama, a recomendação é o Vik A 2021. Elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon e Carménère do Valle del Cachapoal, é um vinho que descansa dezoito meses em barris de carvalho francês para ganhar mais complexidade, corpo e estrutura, processo que realça, também, os aromas de café presentes no vinho.
“Vinhos com notas de café proporcionam sempre uma harmonização de dar água na boca e que agradam muitos paladares”, conclui Thamirys Schneider.
Sobre a Wine
A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 14 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.
0 comentários