Audi e Litro de Luz levarão iluminação solar para comunidades do litoral sul de São Paulo

10:21:00

Ação tem apoio da Audi Environmental Foundation e Audi do Brasil impactará 12 comunidades e 147 famílias na região;

Iniciativa ocorrerá entre os dias 7 e 10 de setembro e prevê a doação de 180 soluções de energia com zero emissões de carbono;

Ano passado, quase 200 soluções de iluminação beneficiaram mais de 600 moradores de comunidades ribeirinhas na Amazônia.
Litro de Luz & Audi do Brasil
A Audi do Brasil, a ONG Litro de Luz e a Audi Environmental Foundation, braço filantrópico da AUDI AG que apoia projetos inovadores em prol do meio ambiente, se uniram para um projeto social que terá um impacto marcante na vida dos moradores do litoral sul de São Paulo. Entre os dias 07 e 10 de setembro, será realizada a doação de 180 equipamentos de iluminação, entre lampiões e postes de energia solar, para comunidades carentes e sem acesso à luz elétrica permanente situadas nas cidades de Mongaguá, Peruíbe, Itanhaém, Cananeia e Ilha do Cardoso. No total, estima-se que 147 famílias de 12 comunidades distintas sejam beneficiadas. A instalação e entrega completa dos equipamentos ocorrerá até o fim deste ano.

"Para quem usufrui de eletricidade em abundância, imaginar uma realidade sem esse recurso básico é um exercício diário de empatia. Nós tivemos uma experiência reveladora ao testemunharmos na prática a rotina sem luz das comunidades ribeirinhas da Amazônia (AM), e foi gratificante perceber o impacto positivo que trouxemos aos moradores locais em suas tarefas mais simples", descreve Antonio Calcagnotto, responsável pela área de assuntos institucionais e sustentabilidade da Audi do Brasil.

"Este projeto joga luz sobre uma realidade que infelizmente ainda existe em diversas partes do mundo. Sustentabilidade e inclusão social integram o pilar de ESG da Audi AG, e essa iniciativa reflete o nosso compromisso em melhorarmos, por meio de tecnologias elétricas e neutras em emissão de carbono, as condições básicas de segurança, saúde e alimentação nessas comunidades", afirma o Dr. Rüdiger Recknagel, porta-voz do Conselho de Administração da Audi Environmental Foundation, fundada em 2009 com o objetivo de apoiar projetos inovadores em prol da proteção ao meio ambiente.

Para cada comunidade serão apresentadas duas soluções: o lampião e o poste solar. O lampião possui uma estrutura de PVC, com garrafa PET, uma bateria, lâmpadas de LED e um tamanho adequado que possibilita mobilidade durante as atividades noturnas, dentro e fora da casa dos comunitários. Já o poste solar é montado com bateria de lítio (de alta performance e baixa manutenção) e posicionado em lugares estratégicos com grande movimentação de pessoas nas comunidades. Ambos utilizam placas solares para carregamento e, no caso dos postes, permanecem acesas por toda a noite, com o carregamento automático diurno.

A metodologia utilizada pela ONG Litro de Luz faz com que o processo de montagem seja realizado através do engajamento com as comunidades, pelos próprios moradores, desta forma, eles criam um laço e cuidam das soluções para que durem o máximo de tempo possível. Embaixadores locais são formados em cada comunidade para que o contato com a ONG seja permanente e as soluções tenham a atenção necessária durante o uso. Além da manutenção, uma das exigências da Audi Environmental Foundation, foi de que as baterias, ao perderem capacidade e possibilidade de uso, sejam devolvidas para reciclagem e o Litro de Luz trabalhará para substituição imediata.

O processo do Litro de Luz Brasil contempla ainda as fases de visitas às comunidades para engajar os residentes, treinamento de embaixadores na região para representar a organização, mapeamento dos locais para implementação das soluções de iluminação, treinamento e instalação com os residentes, pesquisa para avaliar o impacto gerado e suporte para futuras manutenções – até mesmo o processo de logística reversa das baterias está contemplado.

Ação na Amazônia

Em 2022, a Audi do Brasil, a ONG Litro de Luz e Audi Environmental Foundation levaram cerca de 180 soluções de energia, entre 30 postes solares e mais de 150 lampiões para os comunidades ribeirinhas de Nova Canaã, Nova Jerusalém e Lindo Amanhecer, na região amazônica brasileira.

Algumas dessas comunidades, localizadas na ribeira do Rio Negro, possuem gerador de energia que fornece eletricidade para as escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde local, mas que funcionam em períodos curtos do dia e de forma irregular. Com isso, necessidades básicas eram prejudicadas. No total, a ação beneficiou mais de 600 moradores.

Audi do Brasil e ações sociais

A Audi do Brasil possui um pilar de ESG que vem crescendo ano após ano com iniciativas que promovem a diversidade, inclusão e respeito ao meio ambiente. Em 2022, a marca das quatro argolas espalhou 100 milhões de sementes de 27 espécies de árvores nativas em uma área desmatada na Amazônia.

A iniciativa foi realizada com o paraquedista Luigi Cani, que liberou as sementes a 6.500 pés de altura. Além das unidades distribuídas pelo ar, outras seis milhões de sementes foram entregues a uma comunidade indígena do Amazonas que precisava dos recursos.

No fim de 2021, a Audi do Brasil se tornou patrocinadora oficial das seleções brasileira masculina e feminina de voleibol para deficientes até o final dos Jogos Paraolímpicos de Paris, em 2024. Além de estampar uniformes oficiais, equipamentos e materiais publicitários da equipe, a marca das quatro argolas forneceu o utilitário de luxo Audi Q5 adaptado para o transporte dos atletas.

No Brasil, a Audi tem projetos como o uso de energia 100% limpa a partir de painéis solares no Centro Técnico (SP) e na rede de revendedores no país. A Audi do Brasil investiu ainda R$ 20 milhões na instalação de carregadores elétricos nas 42 concessionárias da marca no Brasil, compatíveis com veículos de todas as marcas.

Por fim, o projeto Mulheres Audi visa ampliar a participação e incentivar o protagonismo das mulheres no setor automotivo, historicamente ocupado pelos homens.
Litro de Luz & Audi do Brasil
Brasileiro criou solução em 2001

Presente nas 5 regiões brasileiras, o Litro de Luz Brasil leva iluminação solar a comunidades sem acesso à energia ou sem luz nas ruas por meio de postes, lampiões e soluções solares compostas por materiais simples como garrafa PET e canos PVC, além de placa solar, bateria e LED.

A organização iniciou as operações no Brasil em 2014 e já impactou mais de 23 mil pessoas diretamente com o apoio constante de 200 voluntários. Sempre ensinando e montando as soluções em conjunto com os moradores das comunidades mais vulneráveis do País, atua em centros urbanos e áreas rurais, incluindo comunidades tradicionais como ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

O Litro de Luz Brasil é um dos mais de 15 capítulos do movimento global Liter of Light, nascido nas Filipinas em 2011 inspirado na solução criada em 2001 pelo mecânico brasileiro Alfredo Moser, a “Lâmpada de Moser”: garrafa pet no telhado abastecida com água e alvejante, que por meio da refração proporcionava uma iluminação equivalente a uma lâmpada de 60 watts.

A ação em parceria com a Audi Environmental Foundation, Audi do Brasil e Litro de Luz Brasil prevê a instalação, nas áreas comuns das comunidades, de postes solares, que possuem bateria de lítio carregadas por energia solar, e lampiões solares que serão entregues para utilização das famílias atendidas.

O Grupo Audi, com suas marcas Audi, Ducati e Lamborghini, é um dos fabricantes mais bem sucedidos de automóveis e motos no segmento premium. Está presente em mais de 100 mercados mundialmente e produz em 22 localidades de 13 países. Subsidiárias 100% da AUDI AG incluem Audi Sport GmbH (Neckarsulm, Alemanha), Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália) e Ducati Motor Holding S.p.A. (Bolonha, Itália). Em 2022, o Grupo Audi entregou aos clientes cerca de 1,61 milhão de veículos da marca Audi, 15.174 veículos da marca Bentley, 9.233 carros esportivos da marca Lamborghini e 61.562 motos da marca Ducati. No ano fiscal de 2022, a AUDI AG atingiu um faturamento total de 61,8 bilhões de euros e um lucro operacional antes de itens especiais de 7,6 bilhões de euros. Atualmente, mais de 87.000 pessoas trabalham para o Grupo Audi no mundo todo, sendo mais de 54.000 na Alemanha. Com novos modelos, ofertas inovadoras de mobilidade e outros serviços atrativos, a Audi está se tornando uma provedora de mobilidade individual premium e sustentável.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics