Dia 20 de setembro: Dia da Paella. Onde saborear versões espanholas e brasileiras na região de Campinas

18:06:00

Prato foi criado entre os séculos XV e XVI, na região de Valência, na Espanha

Criada entre os séculos XV e XVI na região de Valência, costa lesta da Espanha, a Paella tem sua data comemorada internacionalmente no próximo dia 20 de setembro. Prato de origem camponesa, ganhou sofisticação ao longo do tempo e hoje está incorporado à gastronomia mundial, com diversas variações e até opções adaptadas ao paladar brasileiro, como a versão caipira, desenvolvida por chefs locais.

Segundo a história desse prato, ele teria surgido como alimento dos camponeses, quando saíam para o trabalho rural, levando arroz, óleo de oliva e sal, além do recipiente para cozinhar: uma panela redonda com alças, ampla e rasa chamada de “Paella”.

Esse formato facilitava o mexido do arroz e seus componentes durante o preparo, proporcionando um cozimento por igual. Como a origem deste prato está fortemente relacionada ao campo, incorporavam à receita do prato os ingredientes que encontravam, tais como, carne de caça, sobretudo de lebre e de pato, legumes da estação e açafrão (nobre especiaria) retirada das flores, dando o colorido amarelado ao arroz.

Passado algum tempo, a Paella difundiu-se e alcançou o litoral. Aí acrescentou-se os frutos do mar: camarões, lulas, vôngoles, mexilhões, lagostins e polvo, tornando-o um prato mixto (terra e mar). A origem da Paella vem do latim “Patella”, bandeja usada na antiga Roma destinada às oferendas aos Deuses, nos rituais de fecundação da terra. Dizem também os historiadores que a palavra “Paella” surgiu quando os trabalhadores rurais voltavam para seus lares nos finais de semana e em homenagem às suas esposas preparavam essa deliciosa iguaria “Para Ellas” dando origem ao nome.

Em terras espanholas, a Paella está presente nas festas de casamentos, aniversários, batizados, feriados religiosos e finais de semana. Seu preparo segue todo um ritual, pouco alterado desde a sua criação.

Ao longo dos anos, a iguaria caiu no gosto do consumidor da região de Campinas, levando restaurantes a adaptar a receita tradicional aos diversos gostos local. Hoje, o prato pode ser encontrado em diversos estabelecimentos.
Divulgação - Restaurante Vila Paraíso
Paella de frutos do mar: Restaurante Vila Paraíso

O Restaurante Vila Paraíso, no Distrito de Joaquim Egídio, criou a Noite da Paella, todas as quintas-feiras, com opções da tradicional receita espanhola e a Paella Caipira, preparada com ingredientes nacionais. Seu preparo segue um ritual, todo ele feito no meio do salão pela equipe do chef Ricardo Barreira, para que o cliente possa acompanhar o passo a passo até ser servida.

Outra dica para degustar a Paella na região é o Restaurante Benedito, no Cambuí. O Chef Mauro Mason desenvolveu uma receita especial baseada na versão arroz à la Marinera ou de frutos do mar. “É um dos pratos mais saborosos que existem em todo o planeta. Além de ser uma das bandeiras da culinária espanhola, pode-se fazer em casa sem qualquer dificuldade, desde que tenha os ingredientes”, conta o Chef Mauro.
Divulgação / Benedito Restaurante
Paella à la Marinera, do Benedito Restaurante

Neste ano, ele desenvolveu uma receita exclusiva do prato, a Paella do Benedito, preparada somente com arroz e camarão servida no Festival do Camarão, de quarta a domingo, no almoço e jantar.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics