Vamos falar sobre ansiedade infantil?

14:33:00

Livro-caixinha escrito por psicólogas ajuda a driblar o estresse em excesso

Muito se falou sobre a ansiedade das crianças durante a pandemia. Ausência dos amigos, excesso de tela e pouco espaço para brincadeira gerou muita inquietação nas mais diferentes idades. Mas o fato é que esse problema existe, independentemente de episódios como este que estamos vivendo. Ansiedade é um sistema de defesa, uma resposta protetora contra uma ameaça ou contra algo que está para acontecer. Intrínseco, portanto, do ser humano. Na criança, entretanto, está mais relacionada à imaginação. E se torna um problema quando deixa de ser algo natural e passa a interferir no comportamento do dia a dia. Neste momento, é importante intervir.


Elaborado por três psicólogas, o livro-caixinha Ansiedade infantil (Matrix Editora, R﹩ 37,00), pode ser uma excelente ferramenta para os adultos entenderem e driblarem a ansiedade da criança. Por meio de 40 questões e atividades a criança pode expressar seus problemas com mais facilidade as situações de ansiedade e estresse.


Alguns exemplos:


"Você fica preocupado quando permanece longe dos seus pais e/ou responsáveis? Como você se sente ao se distanciar deles?’


"Em qual momento você não consegue fazer suas atividades escolares?"


"Alguma vez você já teve medo quando não havia nada de real para temer? Como foi essa sensação? E o que aconteceu para você se sentir melhor?"


Sobre as autoras


Regina Lopes

Psicóloga (PUCRS), neuropsicóloga com pós-doutorado em Psicologia Clínica (PUCRS), especialização em Psicologia Clínica. Coordenadora dos cursos de Avaliação Psicológica, Neuropsicologia e Reabilitação do Núcleo Médico Psicológico.


Roberta Nascimento

Psicóloga (PUCRS), mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), especialista em Avaliação Psicóloga e Psicodiagnóstico, especialista em Psicologia Jurídica, diretora, supervisora e professora do Núcleo Médico Psicólogo nas disciplinas de RH e Avaliação Psicológica. Professora de cursos de pós-graduação.


Fernanda Lopes

Psicóloga (PUCRS), especializada em Psicologia Clínica, bacharel em Direito (PUCRS). Atua em Psicologia Clínica (TCC) e Avaliação Psicológica para pré-adolescentes, adolescentes e adultos. Supervisora dos cursos do Núcleo Médico Psicólogo (Porto Alegre-RS).

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics