Vai viajar ou receber visitas durante as festas de fim de ano? Siga estas dicas de cuidados com a saúde

08:58:00

Dos que vão se reunir com a família em uma casa de temporada aos que receberão os amigos para as festas de fim de ano, é importante manter uma rotina de proteção contra insetos, vírus e bactérias
créditos Unsplash

O período de fim de ano é sempre marcado pelos encontros em família, entre amigos e viagens para comemorar o Natal ou a virada de ano. Seja para quem vai receber visitas ou para aqueles que vão passar as festas de fim de ano longe de suas casas, o cuidado com a saúde nesses ambientes não pode ser deixado de lado. “Ainda é um momento de cautela para grandes aglomerações, mas sabemos que esta época do ano é marcada de encontros para celebrar essas datas tão significativas no nosso calendário. E, com alguns cuidados simples, podemos manter uma rotina de proteção dentro e fora de casa”, recomenda o médico Marcelo Otsuka, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).


Pensando nisso, Exposis e Lysoform, marcas da SC Johnson, que tem um longo histórico de trabalho para melhorar a vida das famílias em todo o mundo, e a SBI trazem dicas simples que podem ser adotadas durantes esse período festivo.
Vai se reunir em um sítio ou casa de temporada? Desinfete os armários e as bancadas


De acordo com o médico da SBI, Marcelo Otsuka, locais que estão há algum tempo fechados ou sem uso podem acumular insetos, sujeira e, consequentemente, microrganismos que podem afetar a saúde, podendo causar, por exemplo, infecções intestinais. “É recomendável limpar e desinfetar armários onde serão armazenados os alimentos, incluindo bancadas e pias, locais onde geralmente as refeições são preparadas. O uso de um desinfetante em formato spray ou aerossol faz com que seja uma limpeza prática e rápida. Já as louças, panelas e recipientes em geral, podem ser higienizados com água e sabão antes de serem usados”, destaca. “Outro alerta é para aqueles que vão para sítios ou casa térrea alugada. Recomendo a higienização dos pisos devido à necessidade de retirada de possíveis venenos, como os de rato, e sujeiras provenientes de insetos e pequenos animais que podem estar contaminadas. Posteriormente, é ideal que seja feita a desinfecção desses pisos, para deixar o ambiente mais limpo e seguro.

créditos Unsplash

Para esse tipo de desinfecção, a linha de produtos Lysoform oferece opções em aerossol e lenços desinfetantes que permitem o uso de forma prática. “É recomendado que as instruções contidas no rótulo dos produtos sejam seguidas para a desinfecção ser eficaz”, orienta o médico.
Atenção às atividades externas. Combine o uso de repelente com medidas simples de proteção


Uma região com mais natureza ao redor, por exemplo, pode ser propícia para o grupo fazer trilha e aproveitar um piquenique antes da virada do ano. Já a casa na cidade pode ter uma área externa aconchegante para todos se reunirem para um churrasco no Natal. Não importa se a família estiver em uma chácara, casa de praia ou simplesmente no quintal da sua própria residência, atividades ao ar livre podem significar mais exposição aos insetos, segundo Marcelo. “O ponto em comum entre essas atividades ao ar livre é que o calor do corpo da pessoa vai atrair os mosquitos. Recolher folhas, manter a grama cortada, caminhar em trilhas mais abertas e usar repelente sempre são atitudes altamente recomendadas e que estão ao nosso alcance”, explica o médico.


Com alta eficácia e duração entre 6 e 10 horas, Exposis é a marca de repelente mais recomendada pelos médicos. A linha de produtos é à base de Icaridina, tem aprovação da Anvisa e auxilia na proteção contra picadas de insetos que podem transmitir doenças como a dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. E existem produtos para todas as idades, a partir de 3 meses, e diferentes formatos como: Spray, Aerosol, Gel e Lenços Umedecidos.
Higienize as solas dos sapatos antes de entrar em casa


Se os amigos ou família forem receber visitas para as comemorações de fim de ano, recomenda-se que, antes de adentrarem o local, as solas dos sapatos sejam desinfetadas. “Isso vale também se forem visitar outros amigos e familiares, mesmo que não seja um hábito do anfitrião daquela casa. Leve na bolsa ou no bolso uma embalagem mini de desinfetante em aerossol para limpar a sola dos calçados ou deixe um produto à disposição das visitas logo na entrada. Dessa forma, evita-se que microrganismos sejam transportados da rua para dentro do lar. E por que é importante evitar? Pois muitas crianças acabam brincando no chão ou, eventualmente, um adulto se desloca de um ambiente ao outro descalço”, esclarece Marcelo.
Na hora de petiscar, lembre-se de higienizar as mãos


As festas de fim de ano são marcadas por encontros para as ceias, mas também por aperitivos consumidos ao longo do dia. Quem nunca visitou um parente ou recebeu amigos e colocou uma tigela cheia de amendoim para petiscar entre uma conversa ou outra? “Não são todas as pessoas que se preocupam em lavar as mãos antes de pegar algum petisco para comer durante uma conversa, por exemplo. Ter embalagens com álcool gel em locais estratégicos pela casa, sítio ou até mesmo nas áreas externas, faz com que as pessoas se lembrem de usar antes de manusear qualquer alimento com as mãos”, recomenda Otsuka.


A linha de produtos Lysoform oferece o Lysoform Álcool Gel Higienizador de Mãos, que mata 99.9% dos germes e bactérias, mantendo as mãos protegidas e higienizadas, além de proporcionar uma agradável sensação de limpeza e frescor.






Sobre a SC Johnson


A SC Johnson é uma empresa familiar dedicada a produtos inovadores e de alta qualidade, à excelência no local de trabalho e ao compromisso de longo prazo com o meio ambiente e as comunidades onde atua. Com sede nos EUA, a empresa é um dos principais fabricantes mundiais de produtos de limpeza doméstica e produtos de armazenagem doméstica, purificadores de ar, controle de pragas e cuidados para calçados, além de produtos profissionais. A empresa comercializa marcas consagradas, como GLADE®, KIWI®, OFF!®, EXPOSIS®, LYSOFORM®, PLEDGE®, RAID®, SCRUBBING BUBBLES®, SHOUT®, WINDEX® e ZIPLOC® nos Estados Unidos e em outros países. Estão entre suas marcas fora dos EUA: AUTAN®, TANA®, BAMA®, BAYGON®, BRISE®, KABIKILLER®, KLEAR®, MR. MÚSCULO® e RIDSECT®. Com 134 anos de história, a empresa gera USD 10 bilhões em vendas, emprega aproximadamente 13 mil pessoas em todo o mundo e vende produtos em quase todos os países. www.scjohnson.com






A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), fundada em 1980, é uma entidade civil, sem fins lucrativos e de caráter científico, composta por médicos especialistas. Com abrangência nacional, encontra-se presente em 24 Estados do país. O objetivo da SBI é promover o desenvolvimento da especialidade de Infectologia – que se dedica à prevenção, ao diagnóstico, ao tratamento e à cura das doenças infecciosas – bem como os intercâmbios científico, técnico, cultural e social entre seus associados e profissionais da área.


A SBI possui diretrizes específicas para promover o desenvolvimento da especialidade, promove permanente atualização e estudos referentes à especialidade, sob diversas atividades para o aperfeiçoamento profissional dos infectologistas. A entidade defende os interesses profissionais dos especialistas em Infectologia e colabora com autoridades governamentais e entidades congêneres, nacionais ou internacionais, em assuntos pertinentes à Infectologia. Desde sua criação, a SBI tem atuado em conformidade com as demandas da sociedade brasileira, desempenhando papel fundamental na discussão dos principais problemas de saúde pública do país.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics