Por que a minha rotina de skin care não faz o efeito desejado?

08:25:00

A pele pode não absorver os produtos corretamente, mas existe uma maneira de facilitar este processo

A nossa pele é um órgão muito mais forte e resistente do que pensamos. Formada por diferentes camadas, ela é responsável por diversos aspectos da nossa saúde, como a perda de água e proteínas, manutenção da temperatura corporal, absorção de vitamina D, e principalmente, é a primeira proteção do corpo contra agentes externos. Por isso, ela dificulta a penetração de produtos como cremes ou séruns, o que pode não causar o efeito desejado para quem quer tirar uma mancha do rosto, ou combater os efeitos do envelhecimento, por exemplo.

“Para se ter uma ideia, a substância deve atravessar a epiderme, permear a derme e ser absorvida pela hipoderme,” explica Willian Ortega, especialista em harmonização facial. A pele é um aspecto muito particular de cada pessoa, e fatores como genética, exposição ao sol, idade, sexo, hábitos como o tabagismo, e o uso de medicamento contínuo, alteram sua qualidade, e por consequência, seu nível de absorção. “Nem todos os produtos são capazes de realizar este caminho de maneira eficaz, por diversos motivos, mas é possível facilitá-lo”, afirma Ortega.

O microagulhamento é bem conhecido como uma forma de estimular o colágeno, por meio de perfurações feitas com micro-agulhas que penetram na derme favorecendo a formação de novas fibras da proteína. Mas, além deste boost, o procedimento também facilita a absorção de produtos. “As perfurações superficiais criam pequenos canalículos, que formam um certo ‘atalho’ por meio das camadas”, esclarece o especialista. “Após realizado o microagulhamento, a aplicação de um hidratante para pele seca, clareador para manchas, ou vitaminas, por exemplo, tem um efeito muito mais rápido.”

Claro, isso não quer dizer que a rotina de skin care deva ser abandonada em prol do procedimento. Manter o rosto limpo e a pele renovada por meio da esfoliação é essencial para a saúde e estética. Mas, muitas pessoas lidam, diariamente, com o que podemos chamar de uma pele ‘difícil’. “Além dos níveis de absorção aumentados, o microagulhamento traz renovação celular e produção de colágeno, fatores essenciais para enfrentar qualquer tipo de problema no local”, comenta o especialista.

O procedimento, popular por eliminar rugas e linhas de expressão, é um recurso que tem benefícios para todas as idades. “Acredito que também seja importante para as pessoas jovens se prevenirem contra o desgaste da pele, para que possam envelhecer em sua melhor versão”, finaliza Ortega.



Willian Ortega – CRO PR 23.627. Graduado pela UNIPAR (Universidade Paranaense), especialista em Ortodontia e Pós- Graduado em Harmonização Orofacial. Diretor professor da Facial Academy. Especialista em Implantodontia pela Uningá. Consultório Cascavel/Pr (45) 9.9809-3334 - Consultório/SP (11) 4329-7854 e Consultório Campinas (19) 3308-3330 Site: www.facialacademy.com.br Instagram: @drwillianortega

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics