TRANSTORNOS DISRUPTIVOS DA INFÂNCIA

10:53:00

Saiba Porquê Parece Estar Cada Vez Mais Difícil Criar e Educar Seus Filhos

Neuropsiquiatra Com Ênfase No Tratamento Infantil Fala Sobre Cada Um Deles E Esclarece: - Quanto Mais Cedo O Diagnóstico For Feito, Mais Chances Esta Criança Terá De Seguir Com Uma Vida Normal.

Hoje em dia, muitos se perguntam por que é tão difícil educar os filhos. Os desafios apresentados, são cada vez mais questionados e estudados por profissionais do meio. Não há uma única causa isolada para os Transtornos Disruptivos durante a Infância, mas é consenso, que o ambiente onde a criança está inserida é um dos fatores determinantes.

O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e o Transtorno de Conduta (TC), compõem alguns dos Transtornos Disruptivos (TD), que são distúrbios psiquiátricos que apresentam como principal característica, um padrão repetitivo e persistente de conduta antissocial, provocativa, agressiva ou desafiadora. Veremos a seguir os principais transtornos e seus desdobramentos.

TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR (TOD)

O TOD, ou Transtorno Opositor Desafiador, é caracterizado principalmente por um comportamento desafiador e desobediente a quaisquer figuras de autoridade. Começa na infância, a partir da idade escolar e é mais comum em meninos.

Como bem explica a Dra. Gesika Amorim, Neuropsiquiatra, pós graduada em Psiquiatria e Neurologia, e referência no tratamento do Autismo: “A criança não cumpre regras, se envolve em confusões constantes e nada lhe faz ter medo. Ela apresenta uma atitude desafiadora e contestadora a autoridade de qualquer adulto o tempo inteiro; se manifesta durante alguns anos ou a vida inteira, e pode ser incurável. Geralmente as causas que vimos são: predisposições neurobiológicas, fatores de risco psicológicos, ambiente social nocivo. Apesar disso, a criança pode se socializar e ter amigos da mesma faixa etária”. O tratamento é feito com sessões de psicoterapia, medicamentos e o acompanhamento de um neuropsiquiatra.

TRANSTORNO DE CONDUTA (TC)

O Transtorno da Conduta e usado para crianças e adolescentes, enquanto o Transtorno de Personalidade Antissocial, aplica-se a jovens a partir dos 18 anos.
São mais frequentes em meninos e suas principais características são as violações de regras, normas sociais e dos direitos individuais. Há desde questionamentos desafiadores à agressões físicas.

A crueldade é comum, inclusive com animais. Praticam bullying na escola, insubordinação, furtos, pequenos delitos, ações impulsivas, provocações, discussões, entre outros.

O TC vai muito além de uma desobediência infantil. É um comportamento constante que a criança tem e que pode ser progressivo.

Segundo a Neuropsiquiatra, Dra. Gesika Amorim, Eles não demonstram sofrimento ou constrangimento com as suas ações. Não sentem culpa e não se importam em ferir os sentimentos das pessoas ou desrespeitar seus direitos.

O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar para lidar com a criança, mas pode ser imprescindível a administração de medicação por um neuropsiquiatra infantil e terapia, de preferência, estendida à família.

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL (TPAS)

Este transtorno é caracterizado pelo desprezo pelos direitos e pelo descaso das consequências do mal que o indivíduo porventura, causa à outras pessoas. Pode ser notado desde a infância, mas seu diagnóstico vem na fase adulta, a partir dos 18 anos. A Dra. Gesika Amorim explica que o antissocial costuma mentir, manipular, infringir leis, não se importa com sua segurança e nem com a dos demais. Não tem nenhum senso de responsabilidade, não consegue sentir a dor ou emoção do outro e também não aprende com erros do passado. Não sentem culpa ou remorso, agem por impulsividade, não sentem nenhum tipo de temor e não conseguem distinguir certo e errado. Em suma, não tem EMPATIA.
A especialista também afirma que eles podem ser charmosos, sedutores e podem apresentar inteligência acima da média. Aprendem muito rápido a observar tudo e todos a sua volta, sempre pensando de que forma conseguirão extorquir ou ter vantagem ao manipular terceiros.

As causas podem ser genéticas, mas o ambiente nocivo; familiares com dependência química ou abusadores, são fatores relevantes, não só no TPAS, mas em todos eles.

O tratamento é feito com neuropsiquiatra e psicoterapeuta, envolvendo terapia e medicamentos. 

A Dra. Gesika nos lembra também que, embora pouco comentado, não podemos deixar de falar de um transtorno que causa muita dor, mas ao contrário dos demais, o paciente se condói no sofrimento que causa, que é o:

O TRANSTORNO EXPLOSIVO INTERMITENTE (TEI)

Também popularizado como Síndrome do Incrível Hulk, este transtorno é caracterizado por episódios abruptos de perda de controle com impulsos violentos; agressões verbais, discussões ou agressões físicas contra pessoas, animais ou propriedade alheia.
“A agressão no TEI não é premeditada e não tem nenhum objetivo claro. É comum a criança ser dócil e amorosa, mas por qualquer aborrecimento, por menor que seja, tem explosões absurdas. Pode ter sérios desconfortos emocionais seguidos de um grande sentimento de culpa, após seus episódios agressivos. Isto é o que difere este transtorno do TOD do TC e do Transtorno Antissocial. O sentimento de culpa após os eventos.” Diz a Neuropsiquiatra.

O tratamento é medicamentoso, feito com estabilizadores de humor ou neurolépticos, sempre associados à terapia.

Como dito, não há uma só causa que justifique nenhum destes transtornos. Todos podem ter causas genéticas, podem ser consequências do ambiente em que vivem e não há classe social privilegiada. O que se tem a fazer é que todos que cercam esta criança e adolescente, sejam pais, cuidadores e educadores, observem-nos em seu dia a dia e ao notarem algo que sai do comum, busque ajuda. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais chances esta criança terá de viver uma vida normal e não desenvolver os demais transtornos, que podem sim, destruir toda uma vida e devastar famílias, complementa a Dra. Gesika Amorim.


CRÉDITOS:

Dra Gesika Amorim é Médica Pediatra e Neuropsiquiatra com ênfase em saúde mental e neurodesenvolvimento infantil. É pós graduada em psiquiatria, e neurologia clínica. É também referência no Tratamento de TEA- Transtorno do Espectro Autista com utilização de HDT – Homeopatia Detox – Tratamento Integral do Autismo E Medicina Integrativa.


www.dragesikaamorim.com.br

Instagram: @dragesikaautismo

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics