Leitura - Onde mora a diversidade?

10:08:00

Em novo livro infantil da Saíra Editorial, a escritora Maura Dias fala às crianças sobre como viver com as diferenças

Brigadeiros e salgadinhos deliciosos, balões para enfeitar a sala e um bolo especial para marcar mais um ano de vida. Qual criança não fica animada com a ideia de comemorar o aniversário rodeada de brincadeiras e doces?
Apesar de ser o tema principal da história, o novo livro infantil da Saíra Editorial, A festa inventada da Luara, não trata apenas das maravilhas de uma boa festinha com quitutes e enfeites que podem ser comprados. Ele mostra às crianças as delícias de comemorar a vida e a importância de cultivar as amizades, pois é muito melhor construir o momento com imaginação e boas companhias.

Com a chegada do aniversário de Luara, a família da pequena monta uma força-tarefa para tornar o dia dela ainda mais animado. Uma festa linda foi planejada e os amiguinhos que ela ama compareceram: Flora, Renato, Júlia e Ângelo levam presentes especiais e muita energia para brincarem juntos até cansar – e foi isso o que fizeram!

“E eles brincaram de inventar histórias. A saia rodada da mãe virou uma máquina do tempo.
Uma caixa de frutas da feira virou uma nave espacial.” (A festa inventada da Luara, pág. 28 e 29)

A vovó Mazé, quando viu as crianças se divertindo, perguntou baixinho à neta qual entre todos seria o melhor amigo dela. Ela pensou, pensou e, ao fim da festa, descobriu! Para saber a resposta e como termina a história, a autora Maura Dias convida adultos e crianças a mergulharem nas 40 páginas de um livro cativante.

Os temas da diversidade, da cooperação e do respeito vêm à tona com as ilustrações de Luciana Romão, que deixam de lado os estereótipos para trazer a beleza do “ser diferente” em rostos sensivelmente desenhados.

Ficha técnica 
Título: A Festa Inventada de Luara
Autora: Maura Dias
Editora: Saíra Editorial 
ISBN: 978-65-86236-02-6 
Edição: 1ª 
Formato: 20,5 x 20,5 x 4 cm
Preço: R$ 26,00 
Número de páginas: 40 páginas

Sinopse: Nós temos uma incrível capacidade de imaginar. Inventamos mundos de fantasia e ficção, com dragões, magia, extraterrestres e som se propagando no vácuo. Por que será tão difícil inventar um mundo em que qualquer pessoa seja livre para ser aquilo que é? Neste livro, Luara nos faz um delicado convite para imaginarmos um mundo diverso e cooperativo, como naturalmente ele deveria ser. 

Sobre a autora: Maura Dias é uma professora de matemática que acredita que é mais importante ser livre para pensar do que memorizar a tabuada. Por isso escreve livros com histórias, e não com estruturas algébricas (que também são lindíssimas). Todos os dias, procura um jeito de mudar o mundo para melhor. E, todo dia, descobre que sem emoção e rede de apoio não se faz nada nesta vida. 


Sobre a ilustradora: Luciana Romão nasceu na cidade de São Paulo. Desde criança, diverte-se lendo livros ilustrados, imaginando histórias e rabiscando qualquer cantinho de papel que tenha à mão. Além das ilustrações, trabalha com educação não formal em artes, campo no qual também busca exercer o direito ao erro, às reformulações constantes e ao livre pensamento.




Redes sociais
Instagram: @mauraestragando
Instagram: @luluromao

Redes sociais da editora
Instagram: @sairaeditorial
Facebook: Saira Editorial

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics