Ceviche + vinho: é uma boa pedida?

09:08:00

Veja dicas da sommelière da Wine para celebrar o Dia Internacional do Ceviche, em 28 de junho, harmonizando a iguaria com vinhos especiais

Você sabia que o Dia Internacional do Ceviche é 28 de junho!? Pois é, eu não sabia - e olha que amo o prato!

A iguaria, cada vez mais popular no Brasil, surgiu nas praias do norte peruano. Há quem diga que é oriundo da cultura pré-inca, que usava peixe fresco, suco tumbo (fruto da família do maracujá) e pimentão. Tempos depois, por influência dos espanhóis, o tumbo foi substituído por limão e a cebola e o coentro adicionados às tradicionais receitas.

Por conter um sabor peculiar, o ceviche gera dúvidas de harmonização, mas a especialista Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, observa que não apenas um pisco sour, coquetel tradicional peruano, faz uma boa dupla com este prato típico da orla pacífica. A sommelière garante que vinhos também valorizam a intensidade e carga aromática da iguaria.

“Vinhos harmonizam perfeitamente e ainda dão um brilho incrível a esse prato leve, bastante expressivo e refrescante, que pode ou não ter um toque mais picante. Uma dica são os vinhos perfumados e frescos elaborados com a casta Torrontés, uma das brancas mais tradicionais na Argentina, como o Susana Balbo Lujanita Torrontes 2021 Susana Balbo Lujanita Torrontes 2021 - Wine | Wine.

De acordo com ela, infalíveis são também os Sauvignon Blancs, com aromas cítricos e acidez vibrante, a altura do frescor do prato, como o Chono Valle de Leyda Single Vineyard Sauvignon Blanc 2020 Chono Valle de Leyda Single Vineyard Sauvignon Blanc 2020 - Wine | Wine, elaborado no Vale de Leyda, uma região chilena de clima frio que se destaca na produção de vinhos brancos.

E quem ama o frescor dos rosés, não pode deixar de harmonizar ceviches com essa delícia! “Dê preferência aos meio-secos, criando um bom contraste entre o leve dulçor no fim de boca do vinho e a picância e acidez do prato. Tenha uma experiência única com o Hoffman Monastrell Rosé 2020 Hoffman Monastrell Rosé 2020 - Wine | Wine, um espanhol frutado e elegante com aromas bem pronunciados e encantadores”, sugere Marina.

Considerando que a receita é normalmente preparada com peixes brancos ou salmão, que têm uma proposta mais delicada, mas pode ser válido também usar o atum, um peixe com sabor mais intenso. Nesse caso, a dica da sommelière da Wine, é arriscar um vinho tinto de verão como o La Jolie Carignan 2019 La Jolie Carignan 2019 - Wine | Wine, que tem um teor alcoólico mais baixo e pode ser tomado mais geladinho, a 14 °C, o que permite ressaltar a refrescância do prato.

Para os amantes de vinho, a Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil, tem opções que atendem todos os paladares e momentos. Escolha um para chamar de seu e celebre esse dia com a taça cheia!


SOBRE O GRUPO WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e, em 2021, liderou o ranking de importação. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente dezessete lojas físicas no Brasil: um Winebar em São Paulo e outras quatro unidades na capital paulista, uma loja em Barueri (Alphavile), duas no Rio de Janeiro e outras nove em Natal, Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine segue no caminho da omnicanalidade e se consolida também como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis)

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics