São João: um vinho para cada prato típico

22:33:00

Está organizando uma festa junina com amigos e familiares? Veja dicas da Wine para escolher o vinho ideal para acompanhar pratos típicos como caldo verde, canjiquinha e bolo de amendoim


pixabay

Em comemoração ao dia de São João, em 24 de junho, as festas juninas se espalham pelo Brasil, alegrando as cidades do Oiapoque ao Chuí. É um período de muitos eventos marcados por músicas animadas pela sanfona, rodas de dança, decoração com bandeiras coloridas, brincadeiras e diversas tradições. E, claro, um bom Arraiá tem que ser regado a comidas típicas, muitos doces e vinhos para esquentar o coração, não é mesmo?

Veja a seguir as dicas de harmonização de Thamirys Schneider, sommelière da Wine, para fazer combinações de sucesso para curtir o frio do inverno ao redor da fogueira ou acompanhar o balancê pra lá de bom pelos caminhos da roça.

Caldo verde

Para começar, vamos de caldo verde! Feito de batata ou aipim, a iguaria geralmente é acompanhada de couve, temperos frescos, linguicinha ou bacon frito. Para harmonizar este caldo em todas suas variações de receitas, o ideal é optar por um vinho tinto mais jovem, leve e com toques herbáceos que combinam com temperos verdes e a couve.

Uma dica certeira é o Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Cabernet Sauvignon 2020, um vinho leve e fácil de beber, frutado com toques de especiarias, taninos redondos, acidez média e um agradável frescor. A especialista garante que dá “um match perfeito”!

(https://www.wine.com.br/vinhos/baron-philippe-de-rothschild-mas-andes-cabernet-sauvignon-2020/prod26846.html)

Canjiquinha

A canjiquinha é uma delícia e está na memória afetiva de muitos brasileiros. Geralmente acompanhada com carne de porco (costelinha ou linguiças defumadas) ou frango (desfiado ou em pedaços), esse prato fica excelente com um vinho tinto frutado, leve e com acidez vibrante. É uma combinação que ajuda a limpar o paladar e proporcionar um frescor, uma vontade do próximo gole. Aposte, então, na uva Sangiovese, uma uva italiana que dá asas a vinhos frutados e vibrantes.

A sugestão da sommelière é o San Cetteo Sangiovese 2020: “É uma combinação maravilhosa, um exemplar com notas de frutas vermelhas, harmônico, equilibrado, boa acidez e final persistente. Um vinho saboroso e muito agradável. Alavantú!”, garante Thamirys. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/san-cetteo-sangiovese-2020/prod26538.html)

Caldinho de feijão

Outro prato que não pode faltar na festa junina é o caldinho de feijão. Geralmente acompanhado de carnes, temperos verdes frescos ou couve e até mesmo com torresmo, esse prato é difundido em todo Brasil em várias versões. Para harmonizá-lo, vale a pena se inspirar em Portugal com os vinhos tintos do Douro.

O Burmester D.O.C. Douro Tinto 2019 é uma boa pedida, pois é um tinto que traz três uvas muito representativas dessa região vitivinícola: a Tinta Roriz, a Touriga Nacional e a Touriga Franca. É um exemplar que passa nove meses em barricas de carvalho francês e americano para arredondar a bebida e agregar complexidade, mas não são barricas de primeiro uso, o que permite não perder as características naturais da uva e a assinatura do seu terroir. É, portanto, um vinho frutado, com taninos macios e acidez vibrante, excelente para ajudar a limpar a untuosidade no paladar, garantir frescor e fazer você desejar o próximo gole.

(https://www.wine.com.br/vinhos/burmester-d-o-c--douro-tinto-2019/prod26498.html)

Bolos típicos

Nas festas juninas é muito comum encontrar bolos de fubá, aipim ou amendoim. Esses bolos típicos das festas juninas podem sim ser harmonizados com vinhos. “O ideal é trazer vinhos com maior residual de açúcar, vinhos de sobremesa, frisantes e espumantes demi-sec ou moscatel. Minha dica é o vinho El Bautismo Blend De Blancas Dulces 2020, um blend das uvas Torrontés, Moscatel e Pedro Giménez. Trata-se de um exemplar com perfil leve e fácil de beber, frutado e adocicado, perfeito para momentos leves, descontraídos e de muita diversão”, conclui a sommelière da Wine.

(https://www.wine.com.br/vinhos/el-bautismo-blend-de-blancas-dulces-2020/prod25434.htm)

Leve vinhos deliciosos para o seu arraiá e aproveite cada momento para harmonizar pratos salgados e doces, esquentar o corpo para a quadrilha e se jogar na diversão. Chame os amigos e a família e… prepare as taças! Conte com os vinhos da Wine para garantir a animação junina. 

 SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente dezesseis lojas físicas no Brasil: um Winebar em São Paulo e outras quatro unidades na capital paulista, uma loja em Barueri (Alphavile), duas no Rio de Janeiro e outras oito em Natal, Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics