CAMPINAS SHOPPING TRAZ ALFREDO BORRET E SUA ARTE PRODUZIDA COM TAMPINHAS DE GARRAFA

22:37:00

Mostra reúne quadros de um trabalho conhecido no Brasil como ecotampas;
exposição aberta ao público integra o Projeto Reciclarte, que investe
na criatividade para aproveitar materiais recicláveis


O Campinas Shopping recebe a arte sustentável de Alfredo Borret. Nos quadros produzidos especialmente para a exposição, o artista carioca reaproveita tampinhas de garrafa e se inspira nos cartões-postais do Rio de Janeiro e em trabalhos de pintores consagrados para compor uma obra conhecida no Brasil como ecotampas. No centro de compras, a mostra que integra o projeto itinerante Reciclarte pode ser vista de 19 de agosto a 15 de setembro. “No piso térreo, o visitante tem a oportunidade de conhecer uma arte única, que dá novo significado a um material que se fosse descartado como lixo causaria impactos ao meio ambiente”, afirma Thaís Sperancini U Gomez, gerente de Marketing do Campinas Shopping.
Esta é a primeira vez que o Campinas Shopping participa do circuito Reciclarte, iniciativa que destaca a importância da criatividade e da arte produzida com materiais recicláveis. Além de Campinas, o projeto cumpre até o final do ano um roteiro por São Paulo, Santo André, Rio Claro, no bairro Alphaville, próximo à capital paulista, e também por Joinville (SC) e Manaus (AM).

As ecotampas de Alfredo Borret reproduzem obras famosas, como a Monalisa, de Michelangelo, Abaporu, de Tarsila do Amaral, e imagens icônicas dos cartões-postais do Rio de Janeiro. Artista carioca que desde sempre se interessou em ressignificar materiais que seriam descartados como lixo, Borret utiliza as tampinhas de garrafa em sua arte desde 2007.

Mas foi em 2012, com a criação de uma técnica inédita, que passou a produzir quadros com as tampinhas. Para cada obra, o artista utiliza em média 700 tampas de garrafa.


“Quando trazemos uma exposição como esta, inserida na proposta do Reciclarte, compartilhamos com o frequentador do Campinas Shopping a necessidade de tornarmos mais sustentável o meio em que vivemos”, diz Thaís. Para a gerente de Marketing, a mostra sensibiliza e incentiva a criatividade dos visitantes. “As crianças, especialmente, são inspiradas pelas possibilidades desta arte produzida com materiais que se tornam nobres quando tomam forma nas telas.”
A exposição do Projeto Reciclarte é realizada pela NTIC Projetos, com patrocínio da Whirlpool Corporation, dona das marcas Brastemp e Consul, e apoio da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.

SOBRE O CAMPINAS SHOPPING
Inaugurado em 1994, o Campinas Shopping é um dos principais centros de compras da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e desde 2009 integra a rede brMalls, empresa referência no setor de varejo no Brasil. Seu mix diversificado, com mais de 200 lojas, destaca entre as âncoras as mais importantes marcas de varejo do Brasil. A estrutura agrega um complexo de cinema com 10 salas de exibição, praça de alimentação, academia e estruturas de lazer e serviços. Privilegiado pela localização, o Campinas Shopping é facilmente acessado pelas rodovias Santos Dumont e Anhanguera e é o mais próximo do Aeroporto Internacional de Viracopos, a apenas 8 quilômetros de distância.

SERVIÇO
Projeto Reciclarte – Exposição do artista Alfredo Borret
19 de agosto a 15 de setembro
Segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos, das 12h às 22h
R. Jacy Teixeira de Camargo, 940 - Jardim do Lago, Campinas (SP)
www.campinasshopping.com.br
Instagram e Facebook: @campinasshopping
Evento gratuito

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics