Comemore o Dia do Bacon, o defumado mais amado no Brasil

20:28:00

Celebre a data com seu prato preferido acompanhado de taças de vinhos que fazem um bom equilíbrio com a untuosidade do bacon e trazem frescor ao paladar
shutterstock
O bacon, o mais famoso e desejado corte de porco defumado, além de presença garantida em diversas culinárias e festejos, tem uma data em sua homenagem. O Dia Internacional do Bacon surgiu nos Estados Unidos e é culturalmente celebrado dois dias antes da primeira segunda-feira de setembro, data em que se comemora o dia do trabalho por lá.

O bacon é uma criação bem antiga dos chineses, há uns quatro mil anos e é retirado da barriga do porco, salgado e por último defumado. Com o passar do tempo, se disseminou pelo mundo, sendo destaque em diversos pratos e até em cafés da manhã. E, para comemorar esta iguaria que é a paixão de muitas pessoas, nada melhor do que ótimas dicas para harmonizá-lo com vinhos.

Segundo Thamirys Schneider, sommelière da Wine, mesmo num prato pouco elaborado, como a famosa batata frita com cheddar e bacon, já é interessante pensar na harmonização. O Espumante Pedro Teixeira Prestige Rosé Extra Brut dá um match perfeito com a porção de batata frita coberta por queijo cheddar e bacon, pois sua acidez marcante ajuda a limpar a untuosidade do paladar e deixa um frescor sensacional. É uma experiência incrível.


O bacon dá um brilho ao frango quando é usado para envolvê-lo e a combinação fica irresistível em medalhão de frango com bacon, perfeito no espetinho, churrasco, frito ou assado. “É uma receita versátil que pede um vinho à sua altura: o Root: 1 Reserva Rosé 2020. Este vinho rosé tem a estrutura ideal para acompanhar este prato, pois ficou três meses em tanques de aço inox com suas borras, o que agregou maior complexidade, cremosidade e ressaltou as características frutadas. É um exemplar expressivo nos aromas, volumoso no paladar e com acidez vibrante, ótimo para limpar o paladar e refrescar a experiência”, comenta Thamirys.


Para os amantes da boa comida de boteco, há também excelentes opções de harmonização. Feito também da barriga do porco, conhecido como pancetta ou toucinho, fica uma delícia quando dá origem a uma porção de torresmo. Nesse caso, o convite é fazer uma harmonização por regionalidade inspirada em Portugal, onde a carne de porco é extremamente consumida e o torresmo faz parte da culinária local. Uma boa escolha é o vinho Pedro Teixeira Unoaked Edição Limitada D.O.C. Bairrada Baga 2015, um exemplar tinto frutado e com acidez vibrante que ajuda a limpar o paladar, proporcionando uma experiência muito agradável. Também será sucesso e uma experiência magnífica, se a escolha for um espumante rosé ou um vinho branco com a uva Riesling.


A pizza de bacon também tem um lugar especial no coração dos brasileiros e acompanhada de um vinho fica melhor ainda. Para harmonizá-la, escolha um vinho tinto mais jovem, frutado, com corpo leve para médio, boa acidez e que agregue em notas frutadas, toques de especiarias e sutil herbáceo. A sugestão da especialista é o chileno Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Cabernet Sauvignon 2020, que certamente agradará a todos os presentes.


O bacon também ganha destaque no famoso macarrão à carbonara, um prato bem untuoso, com sabor marcante e com temperos e sal mais aparente no palato. Opte por vinhos brancos com acidez vibrante, mais volumosos na boca e com dulçor mais aparente, para proporcionar um excelente contraste com a gordura e com o sal. O vinho Colline delle Rose Lucido D.O.C Sicilia Branco 2021 faz uma combinação incrível com este prato, pois é bem estruturado, frutado, aromático, com acidez crocante e um final de boca mais adocicado, o que garante uma harmonização especial.


Por fim, se você é do time dos hambúrgueres, Thamirys sugere que escolha um com bacon e cebola caramelizada para harmonizar com um bom tinto da uva Syrah como o Costero Reserva D.O. Valle de Leyda Syrah 2019, que é um vinho elegante, com aromas de especiarias, pimenta e frutas silvestres, que traz um sabor frutado, redondo, com taninos sedosos e final complexo. Mais de 40% dos rótulos deste vinho estagiou 12 meses em tanques de aço inox e o restante permaneceu o mesmo tempo em barricas de carvalho francês, o que agregou maior complexidade, cremosidade e volume ao vinho, além de arredondar os taninos.


Feliz Dia do Bacon e conte com a Wine nas suas harmonizações!



SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics