10 dicas para acertar na escolha de um vinho "premium"

11:06:00

O português Cláudio Martins, da consultoria de vinhos Martins Wine Advisor, representante da OENO GROUP no Brasil para "fine wines", compartilha alguns ensinamentos de sua ampla experiência e paixão pela bebida



Uma vez que a qualificação de "bom vinho" é muito subjetiva, saber escolher o vinho certo significa considerar vários fatores - incluindo ocasião, preferências de sabor, rótulos e preços.

Embora a combinação destes fatores seja diferente para cada pessoa, Cláudio Martins, da Martins Wine Advisor e representante da OENO GROUP no Brasil para “fine wines”, dá algumas dicas para a escolha perfeita e aperfeiçoamento constante:

  1. Se você é novo na arte de saborear o vinho, comece com um branco ou um rosé.
  2. Explore novos sabores e não pare de buscar, mesmo que já tenha encontrado alguns de sua preferência.
  3. Considere a ocasião para a escolha do vinho.
  4. Leia o rótulo – e aprenda o que está lendo, busque informações para entender sobre o que ele diz.
  5. Procure por vinhos de "segundo rótulo", que possuem valores mais baixos, mas também são de excelente qualidade.
  6. Não foque na idade do vinho. Embora haja uma percepção comum de que quanto mais velho o vinho melhor ele é, não é verdade. Apenas alguns vinhos se tornam melhores com a idade, e vinhos distintos são melhores após diferentes períodos de envelhecimento.
  7. Não deixe que o preço conduza à sua escolha. Uma garrafa de vinho mais cara nem sempre significa que vai conter um vinho melhor.
  8. Não deixe de comprar vinhos com tampas de rosca. Embora as garrafas que utilizam estas tampas tenham uma má reputação, o vinho pode ser delicioso.
  9. Faça um registro dos vinhos que experimenta. Uma vez feita a sua compra, lembre-se de anotar o nome do vinho, a região e as castas, para poder distinguir no futuro e lembrar-se dos que mais gostou, das uvas etc.
  10. De vez em quando, experimente uma nova casta, não fique apenas nas que você gosta. Embora as suas notas de vinho sejam valiosas para lhe ensinar mais sobre o tipo de vinhos de que gosta, é importante diversificar de vez em quando.

Sobre a MWA

Fundada em 2014 por Cláudio Martins e Micaela Martins Ferreira, a Martins Wine Advisor presta serviços de consultoria ao mercado HORECA, consumidor privado e consumidor final, bem como ao segmento corporativo. Em 2018, inicia com a área de gestão de ativos (vinhas e quintas), proporcionando aos investidores o contato com projetos estruturados. A MWA engloba atualmente cerca de 20 clientes internacionais e nacionais. Mais informações em www.martinswineadvisor.com.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics