Existe espaço para as crianças no home office?

18:27:00

Inserir os pequenos em um ambiente projetado para toda a família pode auxiliar na prevenção de acidentes

Atividades simultâneas viraram o novo normal. A sensação é de que tudo acontece ao mesmo tempo, principalmente para as famílias. Os pais, por exemplo, estão assoberbados com suas tarefas de trabalho, atividades domésticas e ainda precisam estar disponíveis para as crianças. As consequências são muitas, algumas graves, como o aumento dos acidentes domésticos na pandemia.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre março e outubro de 2019, foram realizados cerca de 18 mil atendimentos em crianças e adolescentes de até 15 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vítimas de acidentes domésticos. Já em 2020, no mesmo período, o número passou dos 39 mil, representando um aumento de cerca de 112%; entre as principais vítimas estão as crianças.

O aumento dos acidentes domésticos durante a pandemia é consequência da necessidade de ficar em casa mais tempo e, também, da menor disponibilidade dos pais de estarem atentos cem por cento do tempo às crianças. Para muitos a melhor estratégia é entretê-las longe do ambiente do trabalho. Mas será que o melhor caminho é deixar as crianças em um local diferente, longe do home office? Especialistas apontam soluções: ambientes em que elas são mais que bem-vindas e onde podem ter seu próprio espaço. Pode ser uma solução capaz de facilitar a vida das famílias!

Quer um exemplo? Confira esse projeto para home office desenvolvido pela Estúdio 4 Arquitetura: a equipe de arquitetos propôs um cantinho da leitura para as crianças, “com direito a pufes coloridos e prateleira para os livros. Dessa forma os pequenos podem, inclusive, fazer as lições no mesmo ambiente onde o pai ou a mãe trabalham, cada um com o seu espaço exclusivo. Ao mesmo tempo, todos podem ficar juntos no escritório da família”, explica a arquiteta Maria Fernanda Oliveira.

A profissional reforça ainda que um ambiente híbrido e funcional pode auxiliar muito na rotina da família, fortalecendo a união de todos e, também, prevenindo possíveis acidentes.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics