Dia dos Avós: a importância dessa forte rede de apoio para o desenvolvimento das crianças

23:40:00

No dia 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós e a Chicco, marca especialista em parentalidade, traz os benefícios dessa relação responsável por criar narrativas únicas e especiais que marcam profundamente as nossas vidas


pixabay

Eles têm um amor sem medidas, sempre um abraço gostoso, contam boas histórias, são cúmplices das traquinagens e grandes parceiros na vida. Mas a importância dos avós na infância vai além desses momentos mágicos! Ser avó e avô é como amar o filho pela segunda vez. É ter uma segunda oportunidade de participar da criação das crianças, mas, desta vez, de forma mais leve.

A Chicco, marca referência em parentalidade, constrói a sua história e os seus valores ouvindo todo o conjunto de pessoas que cuida das crianças, inclusive os avós, que formam a rede de apoio que ama, educa e contribui diretamente para o desenvolvimento socioemocional dos netos. Por isso, a convite da marca, a psicóloga e mestre em saúde da criança, Camila Machado, listou alguns benefícios que essa relação pode trazer para o presente e o futuro dos pequenos.

De certa forma, os avós são os responsáveis pela construção das raízes familiares sendo o grande elo dessa ligação.  “Eles proporcionam momentos de união, são responsáveis pelas melhores lembranças e isso ajuda a criar a narrativas únicas e especiais para as crianças, construindo uma memória afetiva e cheia de significado para elas”, ressalta a profissional.

A convivência com os avós também permite aos pequenos uma conexão do passado com o mundo atual. Eles, de gerações totalmente diferentes, têm modos singulares de pensar e ver o mundo. Com suas experiências, são mentores, e as crianças conseguem aproveitar a sabedoria dos mais velhos para absorver habilidades e conhecimentos.

“A convivência com os avós também torna as crianças mais responsáveis, autônomas e solidárias. Elas crescem se sentindo mais amadas e confiantes e esse vínculo contribui para a autoestima. Outro enriquecimento é saber, desde cedo, a lidar com diferenças para aprender a respeitá-las’, destaca a profissional.

Também, não podemos nos esquecer do quanto os avós ajudam nos cuidados quando os pais não estão presentes. E nesse mundo atual, em que pai e mãe têm muitas responsabilidades e rotinas de muito trabalho e afazeres, é um grande privilégio poder contar com pessoas amorosas e dispostas a ensinar e acompanhar o dia a dia dos seus filhos.

Mas engana-se quem pensa que os benefícios são apenas para as crianças. Estudos concluíram que essa relação é fonte de apoio também para os avós, que mantém a vida mais ativa e com estímulo à saúde mental, diminuindo assim as chances de depressão, ansiedade e de doenças degenerativas.

Mas nem tudo são flores e apesar de todos esses benefícios, conflitos podem surgir, principalmente no que diz respeito à educação dos pequenos. Contudo é importante ter os papéis bem definidos para que a harmonia familiar prevaleça. “Tudo é uma questão de diálogo. Os pais e/ou responsáveis precisam entender e aceitar a sabedoria e o amor destemido que os avós sentem, mas em contrapartida o vovô e a vovó também devem respeitar a autoridade e a forma que os pais educam. Com isso, o contato dos avós com os netos trará benefícios para as crianças e para toda a família deixando marcas de ternura e amor por toda a vida”, reforça Camila Machado.

Sobre a Chicco

Presente em mais de 120 países, a Chicco está há mais de 60 anos à serviço da parentalidade - um conceito que abrange todo o conjunto de pessoas que cuidam dos filhos e envolve também avós e tios, professores e babás - de maneiras diferentes, mas sempre cercadas de carinho e cuidado. Como parte ativa da rede de apoio, a Chicco busca trazer soluções inovadoras que atendam às necessidades das crianças dos 0 aos 36 meses e dos pais de hoje e de amanhã.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics