Abram alas à música de Chiquinha Gonzaga!

22:03:00

Uma linda homenagem em um livro infantil!

Ilustrador paulistano homenageia autora da primeira marcha de Carnaval do Brasil com livro infantil sobre uma cidade cinza que ganha cor por meio da música

O legado de Chiquinha Gonzaga continua inspirando gerações, e não só na música. Ô abre alas, a primeira marcha de Carnaval brasileira, composta por ela em 1889 é, agora, homenageada pelo ilustrador paulistano Duda Oliva. O livro homônimo, lançamento da Saíra Editorial, é destinado ao público infantil.

O obra mostra às crianças o poder que a música tem de transformar o mundo em um lugar mais feliz, divertido e colorido. O enredo começa quando uma misteriosa raposa invade uma cidade cinza e sem graça para levar música e arte aos moradores, que não podiam cantar nem dançar. 

“Nessa cidade, gente grande, que não gostava de muita coisa, mandava.
Então, gente pequena não podia nada: ninguém podia tocar nem uma música
nem outra…” (Ô abre alas, pág. 14 e 15)

Foi na praça central que a raposa decidiu quebrar o silêncio, e bastaram uma bela vitrola e uma flauta para soltar a melodia. No começo todos estranharam a música e reclamaram do “barulho”, mas isso não abalou a musicista. Só precisou de um pouco de tempo para os moradores entrarem na dança e na cantoria, tomados pela alegria da boa melodia.

Ao final, com a missão concluída, a raposa se revela: eram crianças disfarçadas, com a deliciosa tarefa de levar alegria e diversão a quem estivesse triste. E não poderia haver inspiração melhor que a música de Chiquinha Gonzaga, composição que inspirou o ilustrador paulistano – apaixonado por folclores, pelas imagens do mundo e pelas narrativas dos livros – a estrear na literatura.

Além de homenagear a musicista com uma obra rica em ilustrações e valores morais, o livro inclui, ainda, uma nota biográfica de Chiquinha, com suas lutas e bandeiras para além do universo das artes.

Ficha técnica 
Título: Ô abre alas
Autor: Duda Oliva
Editora: Saíra Editorial 
ISBN: 978-65-86236-07-1
Formato: 19,5 x 28 cm
Preço: R$ 35,00
Número de páginas: 48 páginas
Link de venda: http://amzn.to/2XmwTuW

Sinopse: Uma cidade cinza, em que tudo era proibido, recebe uma visita inesperada que leva música, festa e alegria para renovar tudo por lá.

Sobre o autor e ilustrador: Criador de histórias e apaixonado por natureza, folclore e chás, Duda Oliva é um ilustrador paulista inspirado pelas imagens do mundo e pelas narrativas dos livros. Biólogo e poeta amador na infância, cria ilustrações que se equilibram entre o realismo fantástico, o ativismo ecológico e a poesia escondida nos momentos cotidianos. Ô abre alas é seu livro de estreia e uma tentativa de trazer de volta música a lugares cinzentos.

Redes sociais
Facebook: Saira Editorial

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics