Cabelos brancos e grisalhos em alta!

15:32:00

Médica tricologista Dra. Luciana Passoni dá dicas para assumir os fios prateados de forma saudável e exuberante

Não é segredo para ninguém que os cabelos são um dos pontos mais importantes na aparência de qualquer pessoa, não é? Diz até um ditado centenário: “os cabelos são a moldura do rosto”... Fios limpos, bem cortados, cuidados, com brilho e hidratados chamam, imediatamente, a atenção. Mas e os cabelos brancos e grisalhos?

Bem, para os homens os ‘prateados’ são tidos como extremamente elegantes e charmosos, sinal de maturidade, força e, até, sensualidade. Já para as mulheres... “Você não vai pintar os cabelos?”; “Está louca! Como vai deixar os cabelos brancos?”; “Esse branco vai te deixar mais velha”; “Isso é coisa de mulher desleixada”; “Cabelos brancos é sinal de descuido”... E por aí vai, críticas, julgamento e mais críticas ao público feminino.

Mas, durante esse período que estamos vivendo, da pandemia da Covid-19 e tantas restrições, o cabelo branco, em especial para as mulheres, ganhou um novo status e, literalmente, passou a fazer parte da cabeça de muitas!

Com os salões fechados, o isolamento social, muita gente decidiu abandonar a ditadura das tinturas e deixar os fios com a cor natural o que, em muitos casos, significa assumir os brancos.

E não é que muita gente tem adorado a ideia de liberdade e vem se sentindo muito bem com os grisalhos? Até grandes artistas, que trabalham o tempo todo com sua aparência na mídia, mostram personalidade ao darem um basta às tintas e exibirem orgulhosas suas raízes branquinhas. Nomes como Astrid Fontenelle, Suzana Alves, Preta Gil, Fafá de Belém e Gloria Pires estão nessa lista. “Todo mundo foi contra, o marido, os filhos. Mas fui ficando. E estou adorando. Estou me sentindo bem, bonita, empoderada mesmo!", disse Gloria Pires em entrevista a uma revista em novembro de 2020.

Por que os cabelos embranquecem?

Deixar de pintar os fios e assumi-los em sua cor natural é, também, chamado de processo de transição capilar (assim como acontece com quem alisa e decide retomar as madeixas crespas ou cacheadas).

Mas você sabe por que os cabelos tornam-se brancos com o passar do tempo? “A causa do embranquecimento é a falta de melanina, pigmento responsável pela coloração, e é parte do processo natural de envelhecimento. Mas não existe uma faixa etária que determine o início do aparecimento da canície (nome científico para os cabelos brancos). Algumas pessoas mais jovens podem apresentá-la devido a fatores genéticos, estresse, doenças e até o uso de medicamentos (como alguns antibióticos a ansiolíticos), que podem acelerar o aparecimento de cabelos brancos”, explica a médica tricologista Luciana Passoni.

Ainda segundo ela, acredita-se que, em geral, aos 50 anos de idade, 50% dos cabelos em 50% das pessoas, são grisalhos. Alguns estudos mostram que deficiências nutricionais podem afetar a pigmentação dos cabelos. “Níveis baixos de ferritina sérica, vitamina B12, vitamina D3 e cobre, podem estar relacionados ao aparecimento precoce de cabelos brancos”, explica Luciana.

O envelhecimento prematuro do cabelo de uma pessoa também pode ter causa genética. Se os pais apresentaram fios grisalhos antes, ou por volta dos 30 anos, é provável que os filhos tiveram alguma alteração no gene responsável por regular a produção de melanina, fazendo com que os brancos apareçam mais cedo, assim como nos genitores.

Os fios brancos podem ser arrancados?

Há sempre aquela brincadeira de quando surgem aqueles primeiros fiozinhos prateados, logo se arrancar o intruso, não é? Esqueça! A orientação da dermatologista é que nenhum fio seja arrancado. “E que fiwue esclarecido: é mito o que dizem que se tirar um fio branco vai nascer quatro no lugar, ou nenhum outro aparecerá (risos). O ideal é não arrancar fio algum. Esse ato pode enfraquecer a raiz do cabelo e gerar problemas mais sérios no futuro”, alerta Dra. Luciana.

E não tem jeito, não adianta fugir! A partir do momento que aparecem os primeiros brancos, esses fios aumentarão em número ao longo de anos, de forma progressiva e cada vez mais rápida. E nesse ponto vem a lista de reclamações de quem opta por colorir as madeixas: “a tinta resseca os fios"; “nunca consigo a cor exata do meu cabelo original”; “tenho que pintar os cabelos de 15 em 15 dias”; “sou escrava da tinta de cabelo”...

É por tudo isso, além da atitude de empoderamento feminino, que muitas mulheres estão optando por deixar os cabelos brancos, sem medo de serem felizes e cheias de coragem para encarar críticas das mais descabidas.

Transição de cor sem traumas

Mas engana-se quem pensa que basta parar de pintar os fios, as raízes vão aparecer brancas e é só deixar crescer e pronto! Não! Os cabelos brancos e grisalhos necessitam, e muito, de cuidados para ficarem saudáveis, alinhados e chamarem a atenção positivamente.

A dra. Luciana explica que é sempre bom procurar a orientação de um cabeleireiro de confiança para ajudar no processo de transição de cor. “Para não ficar com aquela raiz grande e branca e o restante do cabelo colorido, é possível adotar alguns métodos para amenizar o contraste entre o natural e a parte com tintura, sempre, claro, respeitando as características dos fios”, alerta a tricologista. Segundo a médica, a decapagem é um bom método para quando existe o desejo de mudar o visual (consiste em remover pigmentos escuros de um cabelo pintado e na sequência tonalizar até a cor ficar mais próxima de um grisalho natural).

A dermatologista também lista outros procedimentos que podem ser feitos no salão para amenizar a fase de transição para os brancos, como as luzes invertidas, para igualar a cor e um bom corte de cabeço para se livrar da parte com química. “Os cuidados especiais na lavagem são de muita importância para os fios brancos. É preciso usar xampu desamarelador / matizador a cada 15 dias para que o cabelo não fique com aspecto queimado”, ressalta Luciana.

Brancos saudáveis

Para a médica é muito importante que se crie um cronograma capilar para os cabelos grisalhos e isso inclui tratamentos de nutrição, hidratação e reconstrução capilar. “A hidratação é um dos cuidados essenciais para manter a saúde do cabelo branco em dia. Os fios brancos são mais porosos e secos que o normal. A falta de pigmentação é responsável pelo aspecto ressecado nesse tipo de cabelo. Os produtos de hidratação e nutrição repõem água e lipídios dos fios, recuperando o brilho e maciez. As hidratações devem ser de reconstrução, e à base de queratina, arginina e aminoácidos”, explica a profissional.

(Dra. Luciana Passoni) 



Outra dica da doutora Luciana é usar óleo capilar 100% vegetal (como o óleo de coco ou argan) que nutrem a fibra profundamente e tem ação umectante. “O óleo de coco ajuda a recuperar imediatamente os fios devido a sua ação antioxidante. Já o óleo de argan é rico em vitamina D e em ácidos graxos, e protege os fios de danos ambientais. Além de disciplinar, também trata a fibra de fora para dentro, reparando a  cutícula”, pontua.

Apesar de estarmos no comecinho do inverno, é bom lembrar que os cabelos brancos precisam de cuidados redobrados no verão, e o uso de leave-in com protetor solar e UV é sempre indispensável.

Dra. Luciana reforça que para manter qualquer cabelo saudável e com muito brilho, o ideal é ter uma dieta equilibrada e sempre beber muita água. “Outro ponto importante e que deve ser considerado nos cuidados com os fios brancos é no chuveiro. O ideal é usar água de morna para fria”.

Ao que tudo indica os grisalhos vieram para ficar no universo feminino e estão se tornando sinônimo de elegância, sofisticação e sensualidade, não mais só para homens.

Liberdade de escolha

Quando as pessoas, em especial as mulheres, se aceitam e compreendem o quanto são belas justamente por serem diferentes, está dado o primeiro passo para construir uma identidade própria, pautada naquilo que tem valor. Essa consciente aceitação é uma etapa importante para valorização da autoimagem com cabelos brancos.

E foi exatamente isso que fez a dona de casa Elizabete de Castro Antunes, de 42 anos. Há cerca de dois anos ela resolveu assumir os fios brancos e hoje está feliz com sua opção, mesmo tendo recebido infinitas críticas. Confira o que ela fala sobre a experiência:

Por que você optou por deixar os cabelos grisalhos?

Por preguiça, mesmo! Afinal eu tinha que retocar a raiz a cada 10 dias.

Foi uma opção agora durante o período de isolamento por conta da pandemia?

Não, essa escolha já foi antes da pandemia, no final de 2018.

Por quanto tempo você pintou os fios?

Muito tempo, viu? Pelo menos por uns 20 anos

Sempre gostou de mudar de cor, de fazer mudanças mais radicais? Ou sempre pintou mesmo da tonalidade mais próxima à cor natural?

Sempre usei tinta numa tonalidade mais próxima ao tom natural dos meus cabelos, mas já fiz luzes, também, na época da moda do ombre hair

Agora faz quanto tempo que não pinta os fios?

Há 2 anos e 3 meses já

Sentiu algum tipo de medo ou insegurança quando a raiz branca começou a ficar maior?

Senti sim, mas ao mesmo tempo estava muito decidida. Em nenhum momento pensei em desistir.

Recebeu críticas por sua escolha em assumir os brancos? E elogios?

Ah sim, isso com certeza. Ouvi coisas do tipo: “você vai envelhecer muito”, “você é muito nova para ter cabelo branco”, “esse cabelo não combina com você...”. E por aí vai! No começo tive apoio apenas do meu marido e da minha mãe. Os elogios só vieram depois de um tempo, quando comecei a aparecer nas redes sociais com estilo repaginado (risos).

Sente-se mais livre sem depender das químicas, tinturas?

Com certeza! Eu era escrava da tintura e do alisamento. Achava que meu cabelo só ficava bonito se estives alisado, escovado e pintado. Eu nem sabia mais como era meu cabelo natural.

Quais cuidados você tem agora com os fios brancos?

Procuro sempre proteger de altas temperaturas (como do secador), além de fazer sempre hidratação, nutrição e reconstrução.

Acha que um dia pode voltar a querer pintar novamente? Ou está feliz com a escolha dos grisalhos charmosos?

Eu espero que não, mas se acontecer, não vejo problema. O cabelo ideal é aquele te faz sorrir na frente do espelho. Por enquanto estou bem feliz com meus grisalhos (risos).

Que conselho você dá para quem deseja assumir os brancos?

É preciso ter muita paciência e certeza de que é isso mesmo que se quer e estar segura dessa transformação, porque as críticas são bem pesad

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics