Dia Mundial da Saúde: Cantina Tia Lina fala sobre os benefícios do consumo de alcachofras

22:08:00

A típica flor, comum também em São Roque/SP, possui uma ampla variedade de vitaminas e minerais

No dia 07 de abril se comemora o Dia Mundial da Saúde, essa data foi criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), para que questões sérias relacionadas à saúde sejam trabalhadas, garantindo a conscientização sobre esse tema.


Rondelli 4 queijos com alcachofras
Divulgação

A população brasileira está consumindo a cada dia mais alimentos processados, é o que mostra o estudo do Datafolha, encomendado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Mas existem alimentos que apresentam uma série de benefícios para a saúde, como as alcachofras.

A Alcachofra é uma excelente aliada contra diversos problemas de saúde e como a maioria das outras verduras, a alcachofra é composta principalmente de água e fibras, o que ajuda a estimular o intestino para um bom funcionamento. Pode ser consumida de diversas maneiras, como em salada cozida ou crua, chá, in natura e em diversas receitas.

A flor possui uma variedade de vitaminas e é fonte de sais minerais, entre os quais estão sódio, potássio, fósforo e cálcio, além da vitamina K, que é considerada útil na prevenção da osteoporose. E os benefícios não param por aí, o alimento ainda ajuda na proteção da visão e na cura de doenças do fígado e por possuir poucas calorias é benéfico para o colesterol e pressão arterial.

A Chef Carol Góes da Cantina Tia Lina é especialista na iguaria tipicamente italiana, mas que também é plantada em São Roque, e segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a cidade é uma das maiores produtoras do Brasil.

A Cantina Tia Lina é referência na região em Alcachofra, durante o dia os visitantes podem encontras diversos pratos com a iguaria, como: Coração de Alcachofra, Mini Pastéis de Alcachofra, Fundo de Alcachofra à milanesa, ao Sugo e a Alho e Óleo, Saladas e diversas massa com Alcachofras, como o carro chef da casa, Rondelli de Quatro Queijos com Alcachofra. E durante a Temporada de Alcachofra que acontece entre os meses de setembro e outubro a Chef Carol desenvolve pratos originais com a flor.

Além dos deliciosos pratos, os visitantes podem encontrar uma variedade de alcachofras no empório da cantina, incluindo patês, antepastos e até mesmo a flor in natura.  “Cuide sempre da sua saúde e da sua alimentação, venha apreciar uma boa gastronomia com sabores únicos e saudáveis”, finaliza Carol Góes.

Um dos pratos mais pedidos da Cantina Tia Lina, têm a flor como acompanhante:

Rondelli 4 queijos com alcachofras

Ingredientes:

1 kg de postas de Rondelli

1 kg molho de tomate ao sugo

1 kg molho Bechamel

1 kg de fundo de alcachofras (pode ser congeladas) ou 15 alcachofras em natura.

200 gramas de mussarela ralada

50 gramas de provolone

50 gramas de parmesão

100 gramas de requeijão

4 litros de água

½ xicara de vinagre

½ cálice de vinho branco

½ xicara de óleo

1 colher de sopa de cebola picada

1 colher de alho picado

1 colher de salsinha

1 colher de sobremesa de orégano

2 colheres de sobremesa de sal

Modo de preparo:

Com uma faca afiada limpar as alcachofras tirando os fundos, colocando as em água com vinagre para não oxidarem. Em seguida colocar os fundos das alcachofras para cozinhar em 2 litros de água quente, meio cálice de vinho branco e 1 colher de sal, contar 5 minutos após abrir fervura e tirar do fogo, escorrer e esfria – lós. Após o esfriamento cortar os fundos de alcachofras em cubos e reserva lós.

Em uma panela refogue a cebola com o óleo, adicionar as alcachofras, salsinha, orégano e sal e reservá-los.

Montagem do Rondelli:

Em duas travessas refrataria de mais ou menos 30 cm de comprimento e 25 cm de largura, coloque 2 conchas de molho de tomate, disponha sobre esse molho o rondelli cortado em postas, cubra com o refogado de alcachofras, em seguida cubra as alcachofras com molho bechamel misturado ao requeijão, polvilhe com os queijos e leve ao forno para gratinar durante 20 minutos em forno a 250º.

Sobre a Cantina Tia Lina:

Fundada em 1999, pela filha de italianos, Lina Sgueglia Góes, a Cantina Tia Lina, oferece pratos típicos da cultura italiana, num aconchegante ambiente familiar, localizado no km 10 da Estrada do Vinho em São Roque. Todo o seu cardápio é produzido com muito carinho e ingredientes frescos, sendo o acompanhamento perfeito para boas conversas. Além disso, o restaurante conta com um Empório, onde é possível encontrar diversos produtos, como patês, geleias, massas e assados do menu congelados e grande variedade de rótulos importados, devido à parceria com a Grand Cru, maior importadora e distribuidora de vinhos da América Latina.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics