Teatro Oficina do Estudante apresenta "O Mistério de Irma Vap" em duas sessões
09:58:00Os atores Luis Miranda e Mateus Solano estão nesta montagem adaptada e dirigida pelo encenador Jorge Farjalla a partir do texto de Charles Ludlam. As apresentações acontecem no sábado, às 21h, e, no domingo, às 18h. Na sexta, às 21h, o humorista Afonso Padilha está de volta com o seu "Show Solo". Ingressos antecipados no site www.ingressodigital.com e na bilheteria no Teatro.
O Mistério de Irma Vap Divulgação |
Sucesso de público e crítica, a comédia besteirol “O Mistério de Irma Vap” será apresentada em Campinas, no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi nos dias 12 e 13 de março – sábado, 21h e domingo, 18h. Os protagonistas são os atores Luis Miranda e Mateus Solano nesta montagem adaptada e dirigida pelo encenador Jorge Farjalla a partir do texto de Charles Ludlam. Em Campinas, a peça tem patrocínio da Seguros Unimed. A produção e realização são da Bricabraque Produções e Palco7 Produções.
Os ingressos custam R$ 120,00 (inteira) e R$ 60,00 (meia) na plateia e R$ 150,00 (inteira) e R$ 75,00 (meia) na plateia Premium. Os ingressos estão à venda no site www.ingressodigital.com e na bilheteria no Teatro. Informações pelo telefone (19) 3294-3166. O Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas fica no 3º piso do Shopping Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina).
Sobre a peça
A trama original se passa em um lugar remoto da Inglaterra e conta a história de Lady Enid, a nova esposa do excêntrico Lord Edgar. Ela tem que se adaptar a viver em uma mansão mal-assombrada pelo fantasma da primeira esposa de seu marido, Irma Vap, um lugar onde o filho do casal foi morto por um lobisomem. Na casa, há uma governanta que assume a posição de rival da recém-chegada. Para retomar o amor de seu marido, Lady Enid come o pão que o diabo amassou e pratica peripécias divertidas. Em cena, os dois atores interpretam os vários personagens, entre humanos e assombrações.
O texto foi montado pela primeira vez em 1984 em um pequeno teatro em Greenwich Village, em Nova York, nos Estados Unidos, pela companhia Ridiculous Theatrical Company, do próprio Charles Ludlam. Ele fez uma paródia dos clássicos e inspirou-se em um gênero da Inglaterra Vitoriana chamado “penny dreadful” (que pode ser traduzido como terror a tostão) para criar um novo tipo de comédia, o melodrama vitoriano. Diferente da história original, a versão é situada em um trem fantasma de um parque de diversões macabro. “Usamos como referência os filmes de terror, como “Pague para Entrar, Reze para Sair”, de Tobe Hooper; “Rebecca”, de Alfred Hitchcock, e a estética dos anos 80. Mergulhamos também no universo do videoclipe de “Thriller”, de Michael Jackson, que foi dirigido pelo cineasta John Landis, uma referência do que é um filme de horror. Além disso, a obra também tem várias citações de Shakespeare, principalmente de Hamlet. Desfragmentamos todas as camadas do texto para ver o que estava por trás dele e ressignificar a obra”, conta o diretor e encenador Jorge Farjalla.
A primeira e icônica montagem brasileira do texto, com direção da saudosa atriz Marília Pêra e atuação de Ney Latorraca e Marco Nanini, estreou em 1986 e ficou em cartaz durante 11 anos consecutivos, o que garantiu ao texto o registro no livro Guiness World Records. A peça ficou marcada na história do teatro por uma espécie de gincana de troca de figurinos por Nanini e Latorraca. O espetáculo, ainda segundo o diretor, tem a proposta de expor aos olhos do público essa troca de roupas e enfatizar ainda mais o texto e o trabalho do ator. “Nós teatralizamos a troca de roupas. Eu quero mostrar para o espectador o teatro como uma grande ilusão e o ator como um grande mago, que pode criar tudo na frente do público e fazê-lo acreditar naquela situação. Quero que a plateia sinta o trabalho dos atores e como eles vão dividir esses personagens em um jogo de espelhos. O próprio texto de Ludlam sugere o jogo teatral e tentamos enfatizar ao máximo a questão dos atores como um duplo”, comenta.
Essa encenação ousada só é possível graças ao talento de Luis Miranda e Mateus Solano. “Os dois são de uma genialidade, uma elegância artística. “Eles têm juntos uma energia maravilhosa. Estou muito grato por tê-los comigo e por partilhar algo tão sagrado para mim, que é o fazer teatral”, acrescenta.
Elementos cênicos
O cenário de Marco Lima é um trem fantasma, com o carrinho utilizado de forma manual, artesanal e mecânica. Tudo construído com madeira, ferro e materiais simples. As luzes do cenário piscam e as portas abrem e fecham. Na montagem, os quatro atores “vodus contrarregras” fazem a movimentação do cenário. Todo o palco está aberto, mostrando a caixa cênica, sem bambolinas, sem rotundas, revelando o maquinário do teatro e não escondendo nada. “O cenário foi inspirado no filme de terror dos anos 80, “Pague para Entrar, Reze para Sair”. É todo teatralizado”, detalha Marco Lima.
O figurino de Karen Brusttolin é todo feito à mão, por uma equipe composta por sapateiro, chapeleiro, costureira, bordadeira, designer de adereços e envelhecimento. O tecido utilizado foi o jeans, para dar um ar contemporâneo. São sete trocas de roupa, referências e universos diferentes que transitam desde a era medieval até David Bowie. “Temos trocas de roupas muito rápidas. O diretor optou por revelar essas mudanças ao público. Pensei que este figurino deveria ser feito em camadas, criei a roupa “base” como bonecos de vodu. Depois disso fui lapidando cada roupa pensando nas necessidades de cada ator, para que essas trocas pudessem acontecer com fluidez”, conta Karen.
A iluminação de César Pivetti é quase uma personagem. São vários efeitos, 300 movimentos de luz. “Procurei usar algumas tonalidades que remetessem ao clima de trem fantasma e escolhi dois tons de lavanda. Posicionei as máquinas de fumaça, criando um pântano. Com os refletores de chão e com toda a possibilidade de cenografia, conseguimos criar essa região pantanosa”, comenta César. A trilha musical é quase cinematográfica, pontua as cenas e as ações dos atores. As escolhas foram feitas em cima da opção do diretor de ambientar a peça no trem fantasma. Apesar do clima de terror, o humor está tanto na caricatura de cenário, figurino, atuação dos atores, quanto na música. Então, essa caricatura do terror, da tensão, do suspense, traz consigo o humor, porque fica às vezes tão bizarro, que torna a coisa engraçada”, finaliza o diretor musical Gilson Fukushima.
Prêmios
O espetáculo concorreu com o Prêmio Shell em três categorias, vencendo a de melhor ator; do Prêmio do Humor 2020 em duas categorias e do Prêmio Guia da Folha como Melhor Espetáculo de 2019. No Prêmio Bibi Ferreira, ganhou cinco categorias, além de ter sido finalista de três categorias do Prêmio Aplauso Brasil e de oito categorias no Prêmio Cenyn.
Sobre Luis Miranda
Em 2014, depois de diversos papéis cômicos no cinema e teatro, Luis Miranda fez sua estreia em telenovelas, atuando como a protetora e elegante transexual Dorothy Benson em “Geração Brasil”. Participou da nova versão da “Escolinha do Professor Raimundo” como Tião Bonitinho. De 2015 a 2018, atuou junto a Lázaro Ramos e Tais Araújo da série “Mister Brau”. Atualmente integra o elenco fixo do programa “Zorra”, na TV Globo. Participou das séries “Geração Brasil”, “Homens de Bem”, “Batendo Ponto”, “As Cariocas”, “A Grande Família”, “Ó Paí, Ó”, “Alice”, “Faça Sua História”, “Carandiru” e “Sob Nova Direção”. No cinema atuou em filmes como “De Pernas Pro Ar”, “Clilada.com”, “Onde Está a Felicidade”, “O Diário de Tati”, “Meu Nome não é Johnny”, “Bicho de Sete Cabeças” e “Domésticas’’. No Teatro, protagonizou o solo “7 Conto – A Comédia” (2006 – atual) e participou das peças “Terça Insana” (2002-2014) e “5 X Comédia (2018)’.
Sobre Mateus Solano
Mateus Solano tornou-se conhecido ao interpretar na televisão o personagem Ronaldo Bôscoli na minissérie “Maysa - Quando Fala o Coração” (2009), os gêmeos Miguel e Jorge na novela “Viver a Vida” (2009), o político Mundinho Falcão no remake de “Gabriela” (2012), o antagonista Félix Khoury na novela “Amor à Vida” (2013), Zé Bonitinho no remake da série “Escolinha do Professor Raimundo” (2015) e o vilão Rubião na novela “Liberdade, Liberdade” (2016). Ele também fez participações em séries como “Sob Nova Direção”, “Faça Sua História” e “Casos e Acasos”.
Solano ainda fez o filme “Linha de Passe” (2008) e atuou na série para celular “Mateus, o Balconista” (2008), atualmente em exibição no canal pago Woohoo. Participou, em 2011, de “Morde & Assopra’, de Walcyr Carrasco, como o cientista Ícaro. Fez, no mesmo ano, uma participação especial na série “A Mulher Invisível”. No ano seguinte, participou de um episódio de “As Brasileiras”. Em 2017, o ator viveu o personagem Eric da novela “Pega-Pega”.
No teatro, iniciou sua carreia com o espetáculo “O Homem que era Sábado” (2003), com texto e direção de Pedro Brício. Também atuou em “Tudo é Permitido” (2005), “Não Existem Níveis Seguros para Consumo destas Substâncias” (2006), “O Perfeito Cozinheiro das Almas desse Mundo’ (2007), “Últimos Remorsos Antes do Esquecimento” (2007), “2 para Viagem” (2008), “Lobo n º 1 – A estepe” (2008), “Hamlet” (2009), “Do Tamanho do Mundo” (2013-2014) e “Selfie” (2014-2017).
Sobre Jorge Farjalla
Criador da Cia. Guerreiro, sua pesquisa em teatro é ligada ao universo de Antonin Artaud, Bertolt Brecht e Constantin Stanislaviski, tendo como ápice suas montagens sobre as obras míticas de Nelson Rodrigues: Álbum de Família, Anjo Negro, Senhora dos Afogados e Dorotéia. Idealizou a Escola de Teatro da sua Cia. inaugurada em 2010, no Rio de Janeiro, onde ofereceu oficinas e cursos de Teatro, Cinema e TV. Dirigiu e atuou no projeto sobre a obra de Dante Alighieri: A Divina Comédia, encenando Dante´s Inferno e Dante´s Purgatório. Dirigiu Vou Deixar o Amor Pra Outra Vida, de Rodrigo Monteiro, que foi encenado em apartamentos residenciais no bairro de Copacabana.
Em 2016, dirigiu Dorotéia de Nelson Rodrigues, em comemoração aos 60 anos de carreira de Rosamaria Murtinho, com Leticia Spiller e grande elenco. No mesmo ano, dirigiu Antes do Café, de Eugene O´Niell, aclamado pela crítica como um dos espetáculos mais dramáticos do ano. Dirigiu Antônia Fontenelle no monólogo #Sincericídio. Em 2018, dirigiu Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues, com Alexia Dechamps, João Vitti, Rafael Vitti, Leticia Birkheuer e grande elenco, no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, sendo indicado ao Prêmio Shell de Melhor Figurino com sua assinatura. Ainda no primeiro semestre, dirigiu, Vou Deixar de Ser Feliz Por Medo de Ficar Triste? de Yuri Ribeiro com Paula Burlamaqui, Vitor Thiré e grande elenco no Teatro das Artes no Rio de Janeiro, sendo indicado como Melhor Diretor ao Prêmio Botequim Cultural, foi o grande vencedor do Prêmio FITA 2018 como Melhor Diretor, Melhor Figurinista e Melhor Espetáculo.
Na sexta-feira, dia 11, o humorista Afonso Padilha está de volta com o seu “Show Solo”. O espetáculo será apresentado às 21h, com sessão extra às 19h. A comédia sempre esteve presente em sua vida, mas foi a partir de 2010 que ele começou a encarar esta arte como trabalho. Padilha tem três especiais de comédia no seu canal no YouTube e um na Netflix mundial. Seu humor sincero e diferenciado faz rir com histórias pessoais que, claramente, denuncia que ele não tem maturidade para entender alguns assuntos pertinentes do alto dos seus pouco mais de 30 anos. Os ingressos custam de R$ 40,00 a R$ 80,00. A classificação etária é de 16 anos.
Serviço
Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas
Local: 3º Piso do Shopping Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina), em Campinas.
Vendas: Bilheterias do Teatro e no site www.ingressodigital.com
Informações pelo telefone (19) 3294-3166
Programação de Março (sujeita à alteração)
- Dia 11, sexta-feira, às 21h
Afonso Padilha - stand up
Ingressos de R$ 40,00 a R$ 80,00
Classificação etária: 16 anos
- Dia 12 e 13, sábado e domingo, às 21h / 18h
O Mistério de Irma Vap - comédia
Ingressos de R$ 60,00 a R$ 150,00
Classificação etária: 12 anos
- Dia 17, quinta-feira, às 21h
Gustavo Spinola - musical
Ingressos de R$ 30,00 a R$ 60,00
Classificação etária: livre
- Dia 18, sexta-feira, às 21h
Jonathan Nemer - humor
Ingressos de R$ 50,00 a R$ 130,00
Classificação etária: livre
- Dia 19, sábado, às 21h
Uma noite de tango - show
Ingressos de R$ 60,00 a R$ 120,00
Classificação etária: livre
- Dia 20, domingo, às 19h
Queen Experience In Concert- musical
Ingressos de R$ 85,00 a R$ 170,00
Classificação etária: livre
- Dia 25, 26 e 27, sexta/sábado/domingo, às 21h/21h/19h
Marco Luque- Dilatados - humor
Ingressos de R$ 40,00 a R$ 80,00
Classificação etária: 14 anos
- Dia 31, quinta-feira, às 21h30
Oswaldo Montenegro – “Lembrei de Nós” - show
Ingressos de R$ 110,00 a R$ 220,00
Classificação etária: 14 anos
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