Vista embaçada? Saiba como as lentes de contato podem te ajudar a melhorar os treinos

09:15:00

Já imaginou perder aquele gol decisivo? Ou mesmo aquele ponto que vai mudar todo o jogo? Ou ainda perder a orientação durante uma corrida e o seu recorde de tempo não acontecer? Pode parecer difícil, mas muitas vezes um pequeno embaçamento ou incomodo na visão podem fazer com que situações – nada legais como essas aconteçam e atrapalhem bastante a performance durante as práticas esportivas.
ACUVUE

Quando se fala em esportes, o primeiro cuidado que pensamos é com articulações e músculos. Mas o que muitas vezes nos esquecemos é de um membro muito importante e que faz toda a diferença: os olhos. É através deles que conseguimos enxergar seja a bola, o percurso, os equipamentos ou qualquer outro item. E é por isso que independentemente de qual prática seja escolhida, é importante lembrar de escolher os adereços corretos que tragam conforto e principalmente segurança durante os treinos.

No momento da prática esportiva de atividades, especialmente ao ar livre, ficamos expostos à radiação ultravioleta (R-UV) e isso prejudica não só a pele, mas também a saúde ocular1. Um ponto que vale ressaltar é que atividades como partidas de tênis, vôlei, caminhadas, futebol, slackine, golfe, corridas ou qualquer outro que seja escolhido, alguns cuidados essenciais devem ser tomados para garantir ainda mais a proteção contra aos raios ultravioletas (R-UV).

“Devemos lembrar que diferente do que acontece com a pele, não há horário seguro para a exposição dos olhos ao sol, pela forma como os raios solares incidem sobre eles. E que nossos olhos podem ser impactados pelos efeitos nocivos da radiação UV mesmo em dias nublados. Ou seja, proteção UV para nossos olhos nunca é demais”, destaca Dra. Debora Espada Sivuchin, oftalmologista e gerente do time de educação profissional da Johnson&Johnson Vision.

Para aqueles que gostam de se exercitar, mas possuem diagnóstico de erros refrativos e precisam de correção visual, os óculos não são a melhor escolha para a prática de esportes, pois estão sujeitos a poeira, chuva, suor e reflexos, além de gerar desconforto. O problema é que as pessoas desconhecem os benefícios oferecidos pelas lentes de contato, tanto em performance, quanto para à saúde. Elas são uma proteção bônus para os olhos, garantindo que os raios que passam pelas frestas dos óculos de sol não agridam a córnea.

Dra. Debora ainda comenta: “Durante a prática de esportes, as lentes de contato podem melhorar a estabilidade visual e ampliar o campo de visão, quando comparadas aos óculos. E podem ser associadas a outros dispositivos, como óculos de proteção, óculos de sol e capacetes, sem nenhum problema. Além do que, lentes de contato não sofrem com chuva e poeira e nem ficam com a superfície condensada por causa de neblina e vapor – ou gotas de suor, como é comum em atividades físicas.”

Por essas e outras, além das consultas regulares ao oftalmologista, é fundamental não esquecer de se proteger por completo durante a prática de esportes. Esse é o melhor jeito de evitar problemas no futuro.

Lentes de contato: aliadas no cuidado com a visão

As lentes de contato são apresentadas aqui como uma excelente possibilidade e opção versátil e completa para ser adaptada para corrigir o problema de cada pessoa - ou seja, atendem as necessidades para diversos “graus”. Elas são consideradas excelentes pois, além de ajudarem na correção do problema ocular, elas proporcionam comodidade e liberdade de movimento. Outro ponto importante em relação às lentes é que já existem modelos que trazem além de conforto imbatível, controle da luz, proteção UV que bloqueia 100% da radiação UVB e mais de 99% da radiação UVA, filtro de luz azul que bloqueia até 55% da luz azul em ambientes externos e 15% em ambientes internos, redução do impacto da claridade intensa, melhora visão noturna e contraste das cores, como a ACUVUE® OASYS com Transitions™, a lente que pode ser uma grande aliada na preservação da saúde ocular.

Liderança mundial

A Johnson & Johnson Vision tem um portfólio amplo de soluções de saúde ocular. Ela atua na prevenção e alívio de problemas como olho seco, correção e aprimoramento de erros refrativos, além de tratamento de doenças como a catarata. É líder absoluta de lentes de contato no mundo, responsável pela marca ACUVUE®, e por muitas das inovações que existem hoje para usuários de lentes de contato.

A Johnson & Johnson Vision reúne visões inovadoras, ciência, tecnologia e pessoas para encorajar profissionais e pacientes a semearem e cultivarem proativamente uma visão para a vida. E entrega inovações relevantes que aperfeiçoam a visão dos pacientes e aprimoram a capacidade dos profissionais, os oftalmologistas, para que proporcionem os melhores desfechos.

Sobre a Johnson & Johnson Vision

A Johnson & Johnson Vision, o principal fabricante de lentes de contato do mundo, está totalmente comprometida em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e em trabalhar em parceria com os oftalmologistas. Desde ACUVUE®, marca que fez sua estreia em 1987 com a primeira lente de contato gelatinosa e descartável do mundo, a empresa tem, repetidamente, apresentado produtos inovadores e de alta qualidade para o setor. ACUVUE® traz soluções para correção de astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia e está nos olhos de cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo. Para obter mais informações, visite www.acuvue.com.br.

1‡ Atenção: Ajuda a proteger contra a transmissão de radiação UV, nociva para a córnea e para o olho. Lentes de contato que absorvem a radiação UV não substituem o uso de outros métodos de proteção para os olhos que absorva a radiação UV, como óculos de proteção ou óculos de sol, pois elas não cobrem totalmente os olhos e as áreas ao redor deles. Você deve continuar usando proteção com absorção de radiação UV para os olhos. Nota: A exposição prolongada à radiação UV é um dos fatores de risco associados ao desenvolvimento da catarata. A exposição baseia-se em vários fatores, como condições ambientais (altitude, geografia, céu nublado) e fatores pessoais (duração e natureza das atividades ao ar livre). As lentes de contato com bloqueio UV auxiliam na proteção contra os danos causados pela radiação UV. Entretanto, estudos clínicos ainda não foram realizados para demonstrar que o uso de lentes de contato com bloqueio UV reduz o risco de desenvolver catarata ou outras doenças oculares. Consulte seu oftalmologista para mais informações.


Sobre a Johnson & Johnson Vision

A Johnson & Johnson Vision, o principal fabricante de lentes de contato do mundo, está totalmente comprometida em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e em trabalhar em parceria com os oftalmologistas. Desde ACUVUE®, marca que fez sua estreia em 1987 com a primeira lente de contato gelatinosa e descartável do mundo, a empresa tem, repetidamente, apresentado produtos inovadores e de alta qualidade para o setor. ACUVUE® traz soluções para correção de astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia e está nos olhos de cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo. Para obter mais informações, visite www.acuvue.com.br.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics