Meias elásticas ajudam na prevenção da trombose

22:04:00

Acessório pode ser utilizado por pacientes cirúrgicos ou clínicos, praticantes de atividade física ou por quem está sem se movimentar por longos períodos
As meias de compressão, também conhecidas como meias elásticas, são grandes aliadas na prevenção e no tratamento de doenças venosas. O acessório se popularizou por proporcionar melhora na qualidade de vida e evitar desconfortos no dia a dia e no pós-operatório.

As meias geram uma pressão uniforme nas pernas e auxiliam o retorno do fluxo sanguíneo até o coração. O cirurgião vascular e membro da Comissão de Varizes da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), Dr. Marcelo Fernando Matielo, explica que a compressão ajuda na circulação e evita que o sangue fique parado nas veias. “Na prática, elas facilitam o esvaziamento das veias profundas dos membros inferiores”, declara.

Quando usar?

A fim de prevenir a trombose, podem ser utilizadas por pacientes clínicos ou cirúrgicos, em situações associadas a medicamentos que afinam o sangue, ou equipamentos que estimulam a circulação (compressão pneumática intermitente). Em quadros de pós-cirurgia de varizes ou secagem de vasinhos (escleroterapia), o uso também demonstra resultados.

Na gestação, as meias apresentam benefícios como método preventivo, com o objetivo evitar o inchaço nas pernas. O sintoma é comum durante toda a gravidez, mas apresenta maior incidência a partir do terceiro trimestre.

Para a prática de exercícios físicos, as meias também podem ser utilizadas para diminuir as dores no pós-treino e dá mais disposição para treinar no dia seguinte.

A falta de movimentação é um fator que pode agravar os problemas venosos. Por exemplo, as longas viagens - de avião ou carro - com duração maior do que cinco a seis horas, são cenários propícios para a manifestação dos incômodos. Assim como trabalhadores, que passam longos períodos na mesma posição - em pé ou sentados - estão suscetíveis a apresentar sintomas de pernas cansadas, inchadas e pesadas.

“É importante lembrar que a posição de trabalho pode agravar uma doença venosa de uma pessoa que tenha predisposição para ter varizes, mas a posição não é a causa do aparecimento de varizes”, pontua o profissional.

De acordo com o Dr. Matielo, não existe um tempo exato para o uso das meias. “Normalmente, recomendamos ao paciente que fique com a meia quando estiver trabalhando ou realizando suas atividades diárias, ou seja, no período do dia, ou noturno para quem tem a maior parte de sua atividade neste horário”, explica.

A proporção dos sintomas, biotipo, grau de necessidade e possíveis complicações precisam ser considerados para a escolha do melhor modelo, e deve ocorrer com a ajuda de um profissional.

O Consenso Europeu de Cirurgia Vascular e Endovascular, publicado em janeiro deste ano, confirmou que o uso da meia elástica é indicado na maioria das situações clínicas, em pacientes portadores de trombose e Insuficiência Venosa Crônica. O documento teve como base a análise das principais pesquisas e trabalhos científicos publicados sobre o assunto, inclusive com dois trabalhos do Instituto de Excelência em Doenças Venosas (IEDV), liderados pelo presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), Dr. Fabio H. Rossi, que celebra a conquista. “Ter os nossos estudos mostrados como parâmetro para o guideline é motivo de orgulho para a Cirurgia Vascular brasileira, uma vez que esse guia é usado para nortear o diagnóstico e tratamento no mundo inteiro”, reconhece.

A visita a um médico especializado é recomendada em todos os casos e idades. Estar em alerta e consumir informações adequadas são importantes para realizar o diagnóstico precoce e evitar maiores problemas. A SBACV-SP tem como missão levar informação de qualidade sobre saúde vascular para toda a população. Para outras informações acesse o site e siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram).



Sobre a SBACV-SP

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo – SBACV-SP, entidade sem fins lucrativos, é a Regional oficial da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) no estado de São Paulo. A entidade representa os médicos que atuam nas especialidades de Angiologia e de Cirurgia Vascular, nas áreas de atuação de Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia, Ecografia Vascular e outras áreas afins às especialidades. www.sbacvsp.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics