Saiba como manter os pés saudáveis no verão

09:13:00

Especialista recomenda cuidados que fazem toda a diferença para curtir o verão e estar em dia com a saúde dos pés
Freepik

O verão pede pés livres e à mostra em sandálias ou calçados abertos, mas também alguns cuidados para mantê-los saudáveis. O calor e a transpiração em excesso podem provocar o surgimento de fungos e bactérias, causando frieiras e micoses. “Para evitar essas complicações, os cuidados básicos devem ser observados, já que envolvem a higiene diária, como secar bem entre os dedos após o banho, fazer a troca diária da meia, bem como usar modelos de algodão, que absorve melhor a transpiração, e fazer rodízio dos sapatos”, afirma Maria de Lourdes Pinheiro, podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet, rede especializada em serviços de podologia, manicure e venda de produtos médicos, ortopédicos, bem-estar e saúde.

Cuidar dos pés o ano todo

Muita gente só se lembra dessa parte do corpo na hora de calçar uma sandália e descuida da saúde dos pés o ano todo. “Responsáveis por nos sustentar durante todo o dia, eles nem sempre têm o devido cuidado para suportar a correria do dia a dia. Por isso, vale observar qualquer alteração na coloração das unhas, ressecamento ou surgimento de bolhas, assim como fazer uso de produtos específicos e manter uma alimentação balanceada”, recomenda a podóloga.

Faça rodízio dos calçados e das meias

Usar sempre o mesmo calçado é um erro comum em qualquer época do ano, mas no verão os pés transpiram ainda mais, por isso, o recomendado é alternar os calçados e deixá-los em local arejado após o uso. Outro erro comum no verão é dispensar o uso das meias. “Dê preferência aos modelos de algodão; eles absorvem melhor o suor dos pés, melhorando o conforto para a prática de exercícios”, aconselha.

Atenção com o corte das unhas

Pode parecer algo corriqueiro e sem importância, mas o corte das unhas feito de forma inadequada pode causar complicações, como encravamento ou inflamações. “Deve ser feito em linha reta para evitar que fiquem encravadas, sendo o mais indicado o uso de um cortador para este fim e depois lixar com a parte menos áspera da lixa as pontas afiadas. Nunca corte a lateral e nem as deixe muito curtas, caso tenha muita dificuldade, o ideal é procurar um profissional de podologia para que proceda da melhor maneira”, ressalta a especialista.

Evite andar descalço em locais públicos

Esse é um erro comum, especialmente nessa época do ano. “É necessário estar com o calçado, principalmente na praia, onde há maior incidência de parasitas, como Tunga Penetrans (causador do bicho de pé)”, avisa a especialista.

Visite o podólogo regularmente

Os cuidados simples e do dia a dia trazem a longo prazo grandes benefícios e se aliados ao tratamento mensal de podologia, por exemplo, ajudam a manter os pés sempre saudáveis. Na Doctor Feet, o tratamento envolve a avaliação e a queixa do cliente para então ocorrer a aplicação das técnicas profissionais, que pode ser de assepsia e emoliência, sem esquecer o corte técnico de unhas. “Também, fazemos a limpeza de calos e calosidades, e da onicofose, aquela “pelinha” que fica no canto das unhas causando incômodo e dor. Ao final, o profissional utiliza o creme de Hidratação Profunda, produto exclusivo da rede, deixando os pés hidratados e macios, proporcionando maior conforto e sensação de alívio e bem-estar”, finaliza.

Sobre a Doctor Feet

Pioneira no segmento, a Doctor Feet é a mais ampla rede de serviços de podologia, manicure e venda de e venda de produtos médicos, ortopédicos, bem-estar e saúde. Comemorando 23 anos de mercado, a marca conta com mais de 70 unidades, em 12 estados brasileiros. Informações: www.doctorfeet.com.br/ Instagram: @doctor_feet / Facebook: /doctorfeet.podologia / Aplicativo Doctor Feet disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iPhone).: /doctorfeet.podologia

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics