A importância da saúde bucal na gravidez

09:50:00

Estudos demonstram uma relação positiva entre a doença periodontal e a possibilidade de resultados adversos na gravidez



A gestação mexe com todo corpo da mulher e os hormônios provocam muitas alterações e podem facilitar, inclusive, a ocorrência de problemas dentários. Por isso, o acompanhamento da gestante pelo seu cirurgião-dentista é fundamental, não apenas para prevenir ou resolver infecções, mas também, para orientar sobre a sua saúde bucal e a do bebê.

Segundo a cirurgiã-dentista e membro da Câmara Técnica de Odontopediatria do Conselho Regional de Odontologia e São Paulo, Karla Mayra Rezende “na gravidez, as mulheres podem ser mais suscetíveis à diversas doenças bucais como a maior incidência de cárie, erosão dentária e doença periodontal, por exemplo”. Segundo a especialista, muitas vezes, as gestantes se tornam mais propensas à doenças bucais, também, pela dificuldade em manter a higiene adequada, devido às náuseas e também, ao desejo aumentado de consumir alimentos açucarados.

Raio X e Anestesia são permitidos?

No tratamento Odontológico das gestantes, uma das principais preocupações dos pacientes e profissionais, refere-se à segurança da utilização da anestesia e da realização do Raio X. O principal receio, no caso da anestesia, está relacionado à transferência do anestésico, por meio da placenta, para o compartimento fetal. “A gestante pode receber a anestesia para proporcionar maior conforto ao tratamento, mas é preciso avisar ao cirurgião-dentista da sua condição, para que todos os cuidados sejam tomados durante a aplicação para evitar qualquer risco ao bebê.”

Nos exames radiológicos, a recomendação é que seja feita uma boa anamnese e exames físicos detalhados para evitar o exame, principalmente nas primeiras oito semanas - período crítico da organogênse (desenvolvimento embrionário). “Caso seja necessário realizar o Raio- X, o cirurgião-dentista deve tomar as medidas necessários para proteção como o uso de avental de chumbo, protetor de tiréoide, uso de filmes ultrassensíveis, evitar repetições, dentre outros procedimentos de segurança” explica.

A pandemia e a saúde bucal da grávida

No caso das gestantes diagnosticadas com Covid-19, assim, como qualquer paciente positivo para a doença, o tratamento deve ser diferenciado. “Em primeiro lugar o atendimento odontológico é em caso de urgência ou emergência. Este deve ser realizado sem uso de aparelhos que gerem aerossóis como alta rotação e ultrassom. É indicado utilizar sempre o "sugador" e não utilizar a "cuspideira". Sempre que possível, realizar o tratamento com a técnica de mínima intervenção. E agendar com espaçamento entre os pacientes, lançando mão do teleatendimento para verificar se precisa de atendimento presencial ou se a paciente pode de ser orientada, medicada e acompanhada.”

E é importante salientar, que não há nenhum consenso nacional sobre a questão da transmissão vertical (de mãe para feto ou da transmissão do vírus através do aleitamento materno). “Até o momento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que não há indicação de que isso ocorra. A placenta é geralmente uma barreira eficaz que evita que a infecção materna se espalhe para o feto. Sabemos que certos patógenos virais podem superar essa barreira como Citomegalovírus (CMV), vírus herpes simplex (HSV), vírus varicela zoster e vírus Zika (ZIKV) que podem causar síndromes congênitas, com taxas variáveis de transmissão e gravidade dos efeitos que dependem, em parte, do estágio da gravidez em que a infecção ocorre.[1] Porém, o mecanismo de transmissão intrauterina não foi demonstrado nos dois tipos de coronavírus patogênicos (SARS-CoV) e (MERS-CoV) embora as infecções causadas por esses vírus resultassem em pneumonias graves, mortes maternas e perdas fetais precoces[2]”.[3]

A importância do pré- natal Odontológico

O pré-natal odontológico foi um termo criado para designar a importância da gestante visitar o cirurgião-dentista, seja para o auto-cuidado ou para receber as orientações sobre a saúde bucal do bebê. Nesse período de gravidez, a futura mãe está mais receptiva para aprender e levar o melhor para seu bebê sobre saúde. Vários estudos mostraram uma relação positiva entre a doença periodontal e resultados adversos da gravidez, incluindo nascimento de bebê prematuro, ou seja, antes das 37 semanas e consequentemente de baixo peso, também pré-eclâmpsia e até mesmo abortos espontâneos e por isso, o acompanhamento profissional é fundamental nessa fase.

Sobre o CRO-SP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 145 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações: www.crosp.org.br







[1] Wastnedge EAN, Reynolds RM, van Boeckel SR, et al. Pregnancy and COVID-19. Physiol Rev. 2021;101(1):303-318. doi:10.1152/physrev.00024.2020



[2] Zhong NS, Zheng BJ, Li YM, Poon, Xie ZH, Chan KH, et al. Epidemiology and cause of severe acute respiratory syndrome (SARS) in Guangdong, People’s Republic of China, in February, 2003. Lancet. 2003;362(9393):1353-8



[3] Chen N, Zhou M, Dong X, Qu J, Gong F, Han Y et al. Epidemiological and clinical characteristics of 99 cases of 2019 novel coronavirus pneumonia in Wuhan, China: a descriptive study. Lancet. 2020;395(10223):507-13.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics