Pesquisadores de Campinas desenvolvem espuma que combate o COVID

10:50:00

Produto elimina 99,9% dos microrganismos da pele, não necessita de enxágue, pode ser usado nas mãos e em outras partes do corpo e, ao contrário do álcool em gel, não provoca ressecamento
Espuma anti-covid pode ser usada não apenas nas mãos, mas também no rosto e em outras partes do corpo, sem necessitar de enxágue
Foto: divulgação

Especialista em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Lucas Portilho desenvolveu um produto que elimina 99,9% dos microrganismos da pele. Chamado Espuma Micelar Facial anti-covid, o produto comprovou em testes uma atividade asséptica comparável ao álcool em gel e igualmente eficaz para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. “A vantagem em relação ao álcool em gel é que a espuma pode ser usada não apenas nas mãos, mas também no rosto e em outras partes do corpo, sem necessitar de enxágue”, afirma Portilho. Indicada para pessoas com doenças de pele ou sensíveis e intolerantes ao álcool, tem em sua composição um derivado da quinoa e proporciona hidratação nas áreas onde é aplicada.

Usado como medida profilática contra o novo coronavírus, o consumo de álcool em gel aumentou em 67%, segundo levantamento realizado em 2020 pelo Instituto QualiBest. Embora tenha se tornado um aliado na prevenção da Covid-19, o produto tem como efeito colateral o ressecamento da pele.

“O álcool tem o poder de dissolver ceramidas, ácidos graxos e colesterol, que são as gorduras boas da pele, responsáveis pela formação da barreira cutânea”, diz Lucas Portilho. A carência dessas gorduras boas, destaca o especialista, leva a pele a adoecer. “Não raramente, aparecem a dermatite atópica e mesmo a psoríase”, enumera.

A Espuma Micelar Facial anti-covid desenvolvida por Portilho é um produto vegetal não inflamável que elimina 99,9% dos microrganismos da superfície da pele. “O produto foi dermatologicamente testado, o que significa que não causa irritação, sensibilização ou alergia”, afirma.

Quando aplicada nas mãos, no rosto ou em outras partes do corpo, a espuma cremosa não precisa ser enxaguada. Ao mesmo tempo, observa Portilho, o produto proporciona hidratação à pele.

Na composição da espuma micelar é utilizado um derivado da quinoa, semente com efeitos benéficos comprovados como alimento por conter proteínas, fibras, vitaminas, cálcio e antioxidantes. “O composto que extraímos da quinoa é a saponina. Trata-se de um excelente agente de limpeza e antimicrobiano”, diz Portilho.

A sustentabilidade sempre foi um condicionante nas pesquisas de Lucas Portilho. “A matéria-prima usada na espuma tem certificação Ecocert e não é testada em animais”, garante o especialista.

A Espuma Micelar Facial anti-covid, disponível em embalagem de 60ml, pode ser encontrada em farmácias de manipulação de todo o Brasil.
Lucas Portilho, especialista do Instituto de Cosmetologia
Foto: divulgação


VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics