Trancoso: guia das melhores lojas do vilarejo

12:10:00

Um grande gramado emoldurado por duas fileiras de casinhas coloridas, tendo ao fundo uma igrejinha branca, de costas para o mar. Esse é o Quadrado, o coração pulsante de Trancoso. Um lugar mágico na sua simplicidade, que resiste ao tempo porque permaneceu isolado por séculos.


Trancoso, distrito de Porto Seguro, guarda a certidão de nascimento do Brasil. Conta-se que foi ali, no rio dos Frades, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou em 1500. Tempos depois, os jesuítas ergueram a Igreja de São João Batista, que se tornou cartão-postal do vilarejo e capela cobiçada para casamentos intimistas, sempre no topo do “wedding destinations”.

Pedaço de paraíso redescoberto pelos hippies, na década de 70, Trancoso entrou para o mapa dos destinos mais desejados do Sul da Bahia. As casinhas originais dos caiçaras, ainda bem, foram preservadas na sua arquitetura original, mesmo abrigando bares, restaurantes, galerias e lojas descoladas.
Com dias ensolarados e noites estreladas em boa parte do ano, o vilarejo concentra praias deliciosas, com mar calmo e coqueiros a perder de vista. Os hotéis e serviços cinco estrelas não afetaram sua atmosfera rústico-chic, que mantém o charme e o autêntico astral baiano de quando foi redescoberta.

Por essas e tantas outras razões, Trancoso é tudo. Tudo de bom. Tudo de mais. Tudo o que há de melhor. E não se cansa de novidades. Confira as dicas das melhores lojas da cidade.


Lenny Niemeyer

Sinônimo de moda praia elegante, a estilista carioca Lenny Niemeyer não poderia deixar de ter seu canto no Quadrado. Os biquínis e maiôs de corte impecável e amarrações inusitadas, a maioria deles bem compostos, são obras de arte. Vale ter ao menos um pretinho básico Lenny no seu acervo de beachwear. Nesta temporada, os vestidos longos de seda pura e estampa floral, com pinceladas coloridas, são um desbunde.


Sinesia Karol

Uma das estilistas swimwear mais renomadas do Brasil, Sinesia Karol é de Vitória (ES) e vive entre Brasil e Estados Unidos, onde mora a maior parte do tempo, em Boston. Como cresceu na praia, sua paixão pelo mar se reflete nos biquínis e maiôs que mesclam conforto, qualidade e sofisticação. A leveza é uma marca, especialmente nas saídas de praia, saias e vestidos esvoaçantes. A nova coleção, inspirada na Grécia, é luxo só.


Trancoseando Store

O espaço collab reúne tudo o que é a cara de Trancoso, em arte, decoração, moda e acessórios. A curadoria cuidadosa seleciona peças de lifestyle leve e alma colorida. Vale passar umas horinhas “trancoseando” entre as araras da loja. Você vai encontrar roupas exclusivas, em parceria com marcas locais, como as de tecido biodegradável e com proteção solar, as camisetas aquareladas e as peças despojadas de “alfaiataria resort”. Tem também bolsas de crochê maravilhosas e mil e uma ideias para aquele presente com a vibe do vilarejo.


Divinos Trancoso

Uma loja divina de arte brasileira e indígena, com uma mostra de mestres artesãos de Trancoso e de todo o país. Luminárias e cestos de palha, cocares, remos e cabaças pintadas pelos índios, móbiles levíssimos feitos com troncos de árvores, tapetes e tecidos para vestir a casa. Quem gosta de esculturas, vai encontrar também peças únicas em madeira e cerâmica, de diversos lugares do Brasil.


Zé da Cerâmica

O artesanato em argila tem um lugar de honra no Quadrado, com temática baiana. Das imagens de Iemanjá às bases de abajur, entre vasos de todos os tamanhos, cada peça do Zé da Cerâmica é única. As luminárias em forma de baianas, com a saia vazada, pontilhada de luzes, são encantadoras. E tem também as sereias com seus rabos de peixe, esculpidas à mão, e os abacaxis coloridos, cheios de charme.


Cheia de Graças

Laila Assef, artista plástica das mais respeitadas em Trancoso, é a proprietária da charmosa loja Cheia de Graças. Graça é o que não falta por ali. Almofadas, cangas, echarpes, colares, vidrinhos de água benta, cerâmicas, imagens de Iemanjá e do Divino Espírito Santo, são alguns objetos que fazem da loja um lugar especial. O material reciclado é matéria-prima da artista, com destaque para as luminárias de pet mega coloridas, que parecem (mesmo!) lustres de cristal.


Vilas do Altos de Trancoso

Um pé na areia, outro no Quadrado. A localização é um dos grandes diferenciais do Vilas do Altos de Trancoso, a 200 metros da praia e a poucos passos do epicentro do vilarejo.

Ao lado da ladeira que dá acesso ao Quadrado, em uma área de aproximadamente 64 mil m², serão construídas apenas 19 casas, com plantas de 172, 233 e 262 m², ambas com dois pavimentos de duas e três suítes.

O resto é mar. Natureza abundante. E o burburinho bem-vindo do Quadrado, com seus bares, restaurantes, lojas e ateliês. Lembrando que, entre os atributos de Trancoso, reconhecidos internacionalmente, o vilarejo é apontado como destino por excelência para quem busca tranquilidade à beira mar, em atmosfera rústico-chic.




Para visualizar o guia completo de Trancoso, acesse: https://drive.google.com/file/d/1aBCl7pek0P1oBitP1LlYtgaMTxxlrUZi/view

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics