Volta às aulas: Cinco dicas para montar uma lancheira nutritiva

23:40:00

A nutricionista Alessandra Luglio alerta sobre a escolha dos alimentos e a construção de bons hábitos alimentares


Foto - Divulgação

Com o retorno das aulas presenciais, a tendência é que pais e responsáveis comecem a pensar em alternativas saudáveis para incluir na lancheira das crianças. A nutricionista Alessandra Luglio alerta que a escolha dos alimentos deve ser diversificada com texturas, cores e formas para que os pequenos tenham interesse pela comida, ainda mais na fase em que o paladar está em construção. 

“Um fator que contribui fortemente para o desinteresse pelas refeições é a monotonia alimentar. É fundamental oferecer uma alimentação equilibrada, que deve ser composta por alimentos coloridos, com diferentes texturas e formas, tornando o prato atrativo para a criança e o momento lúdico e divertido. Outro estratégia que pode ser interessante é convidar a criança para montar a lancheira, dando autonomia e incentivando a curiosidade para a construção de bons hábitos alimentares”, explica a nutricionista.

Observar o que compramos no supermercado também é importante. É interessante priorizar alimentos frescos com a inclusão de pelo menos uma porção de frutas. “Pães, biscoitos e bolinhos integrais vão fornecer energia à criança", explica a Alessandra Luglio. Como acompanhamento, a especialista sugere homus de cenoura, requeijão de castanhas e frutas.

Em relação às bebidas prontas o alerta é sobre o  alto teor de açúcar e as extensas listas de ingredientes que carregam aditivos alimentares como corantes, aromatizantes, espessantes, conservantes e antiumectantes. Esses aditivos realçam o dulçor e o sabor dos alimentos e, se consumidos em excesso, viciam o paladar da criança em sabores mais doces e acentuados, dificultando a aceitação de alimentos in natura. 


Foto - Divulgação

Bebidas para o consumo infantil

A Tal da Castanha oferece bebidas prontas para o consumo infantil com até 60% menos açúcar em comparação às demais do mercado. Nos sabores de chocolate, morango, baunilha e maçã com banana, o Mini é  adoçado com açúcar demerara orgânico ao invés do refinado, que passa por processos químicos. 

A bebida também é livre de caseína, a proteína do leite que mais frequentemente provoca alergias. O produto também é rico em gordura “do bem”, zinco, proteína, ferro e é enriquecida com fibras e cálcio, ajudando a suprir a necessidade deste nutriente tão fundamental para o desenvolvimento ósseo.

Veja a seguir sugestões para compor o lancheira de segunda à sexta-feira:

Segunda- feira: Mini  de Chocolate com bisnaguinha integral recheada com requeijão de castanhas e morangos.

Terça-feira: Mini de Morango com sanduíche de pão integral recheado com homus e cenoura ralada. Uvas complementam o lanche.

Quarta-feira: Mini de Baunilha com bolinho integral de banana e granola;

Quinta-feira: Mini de Maçã e Banana com bolinho de chocolate feito em casa e cenoura baby;

Sexta-feira: Mini de Maçã e Banana com biscoito integral doce.


Foto - Divulgação

Sobre A Tal da Castanha: 

A Tal da Castanha é uma marca genuinamente brasileira que utiliza em sua composição apenas ingredientes de origem natural e vegetal. A marca combina excelência e inovação para trazer ao mercado brasileiro uma linha inédita de produtos que inclui bebidas vegetais, pastas e snacks. A filosofia da marca é pautada em pureza e simplicidade, quanto menos ingredientes, melhor. Líder no segmento, os produtos A Tal da Castanha são distribuídos nos melhores mercados do país. A Tal da Castanha é uma referência entre as marcas clean label do Brasil e faz parte da seleta lista de empresas B, um grupo global de organizações comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics