Plantas no Inverno? Dicas para cuidar bem do jardim durante toda a estação

18:02:00

Saiba quais os principais passos para que o cultivo continue positivo mesmo em dias frios
Imagem de Milada Vigerova por Pixabay 
Engana-se quem pensa que o inverno muda a rotina apenas dos humanos. Assim como as pessoas, as plantas sentem as mudanças climáticas que estarão presentes até o meio de setembro. As características da estação mudam o comportamento das plantas e, por isso, é necessário cuidado redobrado para que o jardim e a horta continuem crescendo de forma saudável e com vida até a chegada da primavera.

Os cuidados diários exigem atenção, afinal, os ventos fortes e a falta do sol trazem dificuldades que precisam ser modificadas ao longo da estação mais fria do ano. Com menos luz, grande parte das plantas hibernam, o que significa que estão economizando energia para conseguir florescer na estação seguinte.

Para entender melhor sobre os cuidados necessários durante a estação, Rafael Pelosini , CEO e fundador da Yes We Grow - startup de agricultura urbana - separou algumas dicas para auxiliar neste momento:

Qual a melhor maneira de regar

O primeiro passo para que as plantas se mantenham vivas é modificar a rotina de rega, que deve ser consideravelmente menor nesse período. Com temperaturas mais baixas, a umidade tende a permanecer mais alta, e esse excesso pode provocar o apodrecimento da raiz e folhas, possibilitando até o surgimento de pragas ou fungos. Ao longo da estação, indica-se regar o jardim nas primeiras horas da manhã, caso contrário com a rega no período noturno a água ficará acumulada nos pratos.

Poda

Apesar dos prejuízos apresentados pelo inverno, a época é propícia para a realização de poda, que pode ser feita no final da estação. Com o período de dormência, as plantas se potencializam para o crescimento próximo da primavera, afinal, estarão favoráveis para a distribuição de nutrientes com a chegada de temperaturas mais quentes. Essas ações costumam direcionar a planta como você deseja que ela se comporte, resultando em frutos de maior qualidade e flores mais vivas e bonitas.

Adubação

Já sobre adubação, indica-se que seja realizado de três em três meses, para que exista a manutenção nutricional necessária. Para isso, o Bokashi (Yes We Grow) é o mais completo e eficiente adubo natural que oferece nutrientes necessários para manter plantas e terra saudáveis.

De olho nos dias mais frios do inverno

Com a possibilidade de geadas, as plantas que são cultivadas em ambientes externos precisam de maior atenção. Rafael Pelosini, indica o uso de uma cobertura para as plantas nestes dias, isso pode ser feito com o auxílio de uma lona que protegerá termicamente o jardim, porém, é recomendado retirar a lona antes do sol nascer. Plantas menores e com a possibilidade de mudança de local, recomenda-se que os vasos possam ficar dentro de casa.

Sobre Yes We Grow

Startup de agricultura urbana com uma proposta de plantio simples e eficiente. Com o intuito de oferecer vivência as pessoas das cidades possam ser mais felizes com o hábito do cultivo urbano. Nasceram com o desafio de cultivar alimentos, ervas, temperos e plantas na cidade, mesmo que em locais pequenos e fechados. Com o olhar totalmente voltado para o futuro e com a transformação e impacto positivo, a fim de ver clientes realizados com suas rotinas, conquistas e mudanças. Trabalham intensamente para oferecer ao consumidor uma linha de insumos, acessórios e equipamentos para que as pessoas possam plantar na cidade de forma simples, limpa e eficiente.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics