Sete mitos e verdades sobre amamentação

16:27:00

MAM Baby, especialista em bebês, promoveu bate-papo com orientações para tornar a experiência do aleitamento materno mais confortável e segura
MAM Baby Amamentação

O Agosto Dourado é conhecido como período de visibilidade do aleitamento materno. Além de celebrar esse momento único de conexão, a iniciativa pretende promover a troca de informações sobre o tema. Pensando nisso, a MAM Baby, marca especialista em bebês, realizou na última quinta-feira, uma live sobre amamentação com o casal de obstetras Frederico e Natália Monken (@casalmonken).

Na conversa, Aline Luz, mãe e colaboradora da MAM, apresentou algumas dúvidas enviadas por seguidores, que foram esclarecidas pelo casal especialista. Dessa forma, diversos mitos acerca da amamentação foram desconstruídos e substituídos por dicas práticas e eficientes, para tornar o processo de aleitamento mais confortável e seguro para as mães e bebês.

Por exemplo, para evitar fissuras na mama, em vez de recorrer às inúmeras indicações de cremes e pomadas, adotar a pega correta do bebê é a melhor prevenção possível. Outros mitos e verdades estão descritos abaixo, e o bate-papo completo está disponível no link.

Bombas extratoras auxiliam na produção de leite

Verdade. Principalmente para as mamães que têm necessidade de passar alguns períodos longe do bebê, a utilização de produtos como a bomba tira-leite manual da MAM pode auxiliar – e muito – na manutenção da lactação. O processo também pode ser útil para aliviar a mama de mulheres que produzem muito leite, já que o peito, quando muito cheio, pode até mesmo atrapalhar o processo de amamentação.

Estimular a produção de leite antes de o bebê nascer é positivo

Mito. Durante a live, o casal explicou que a mama não é um estoque de leite e, sim, uma fábrica, cuja produção é feita de acordo com a demanda. Com isso, não é necessário se preocupar com a lactação antes de o bebê nascer, pois o corpo entende que a produção ainda não é necessária. Neste período, o estímulo pode criar fissuras e, até mesmo, mastite.

Da mesma forma, é comum que algumas mulheres iniciem, naturalmente, a produção de leite durante a gestação. Em qualquer um dos casos, o ideal é deixar que o corpo atue normalmente sem nenhuma interferência no processo antes da chegada do bebê. E, o mais importante, evite estresses e busque sempre o aconselhamento de um profissional. Os organismos funcionam de maneira diferente e o médico é a pessoa mais indicada para esclarecer quaisquer dúvidas.

Amamentar deitada é prejudicial ao bebê

Mito. Mas, apesar de não fazer mal para a saúde do bebê, não é a posição mais indicada pelos especialistas. Isso porque, durante a amamentação, a mãe e o bebê vivem um momento de relaxamento, causado pela liberação de oxitocina, o que pode causar sonolência e fazer com que a mãe durma e possa, por exemplo, sufocar o bebê com o peso do corpo. O ideal é que a mãe sente-se em um espaço confortável, calmo e seguro.

Buscar consultora de amamentação é um excelente investimento

Verdade. O casal Monken esclarece que a melhor ferramenta para prevenir reveses durante a amamentação é o conhecimento, e essas informações valiosas podem ser passadas para a nova família por uma consultora que tenha uma vivência, entenda melhor o processo e possa orientar a mãe na busca da melhor experiência de aleitamento. O ideal é entrar em contato com a profissional antes mesmo da chegada do bebê, para que a mulher esteja mais preparada para o início da amamentação.

O tipo de parto influencia na amamentação

Verdade. Uma mulher que passa pelo parto natural libera uma quantidade muito mais significativa de oxitocina, que prepara melhor o corpo para a amamentação. No entanto, esse processo também pode ser muito tranquilo para as mamães que necessitam da cesárea, principalmente com o preparo adequado durante a gestação.

Prótese de silicone atrapalha o aleitamento

Mito. Com o avanço da medicina, o procedimento de prótese mamária foi aperfeiçoado para que não interferisse na amamentação. Por outro lado, outras intervenções, como a redução de mama, podem oferecer alguns riscos ao aleitamento. Em qualquer situação, caso a mulher tenha o desejo de ser mãe e amamentar, é imprescindível conversar com o cirurgião e entender as melhores opções.

Amamentação é papel exclusivo da mãe

Mito. A rede de apoio da mãe é fundamental para que a amamentação ocorra da melhor maneira possível. Quem ocupa a figura paterna tem a missão de resguardar a mulher. É necessário que outras preocupações da rotina, como abastecimento da despensa e da geladeira e cuidados com a casa, estejam em ordem para que a mãe possa se dedicar, com exclusividade, à amamentação.

Além disso, a rede de apoio deve garantir o bem-estar da mulher, cuidando da sua saúde física e, principalmente, mental, nesse período de dedicação ao bebê. Altos níveis de estresse podem causar diversos problemas para a experiência da maternidade e, inclusive, secar a produção de leite.

“Uma boa experiência de aleitamento materno influencia muito na forma que a mulher enxerga a maternidade. Não são raros os casos em que a vivência com a amamentação tenha definido toda a relação da mãe com o que é a maternidade. Por isso, o mais importante é buscar uma boa rede de apoio e todas as informações possíveis sobre o processo”, finaliza Natália.

Sobre a MAM

Fundada na Áustria, em 1976, a MAM tem presença em mais de 60 países e está desde 1998 no Brasil. A empresa conquistou a posição de liderança mundial em produtos para bebês, e é a principal referência na categoria de chupetas, mamadeiras e bicos de mamadeiras. Com o lema “We love babies”, a MAM continua se expandindo todos os dias, de forma sustentável e responsável, para seguir com seu objetivo de sempre apoiar ao máximo o desenvolvimento individual de todas as crianças e tornar o dia a dia com o bebê mais fácil para os pais. Em 2019, a MAM recebeu a Menção Honrosa pela Comissão Europeia do EU Product Safety Awards, por definir e exceder as normas de segurança para chupetas e equipamentos de alimentação, com reconhecimento de seu papel de liderança no desenvolvimento de normas relevantes, que aumentaram o nível de segurança em todo o setor.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics