Chef indica 5 pratos saborosos da culinária asiática

11:46:00

Especialista conta qual é a característica comum entre pratos típicos da Ásia

Com características únicas e uma longa história, a culinária asiática reúne pratos tradicionais famosos pela cor, aroma, sabor marcante e aparência. Os pratos apresentam equilíbrio perfeito e se destacam pelo uso de alimentos que conferem o gosto umami, como cogumelo, tomate e peixes.

A chef de cozinha e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, explica que a escolha específica por esses ingredientes na preparação é o que proporciona o sabor irresistível das receitas. “O umami é o quinto gosto básico do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo. E a culinária asiática é capaz de reunir todos os gostos em uma única preparação”, ressalta.

Para quem deseja viajar sem sair de casa, apenas degustando refeições tradicionais, Lisiane preparou uma lista de opções deliciosas. Confira:

Missô-shiru
Japão

O missô-shiru é uma das sopas mais conhecidas da culinária japonesa e muito popular aqui no Brasil. Ela é preparada com missô, que é uma massa cozida e fermentada à base de soja, além da alga kombu e peixe seco defumado (katsuobushi), que ajudam a potencializar o gosto umami na preparação. “Essa sopa tradicional japonesa pode levar alguns complementos como algas do tipo wakame e cubinhos de tofu. Por ter alimentos umami como as algas e o peixe, a refeição auxilia na salivação e trazendo benefícios à digestão e ao organismo”, destaca a chef.

China
Cozido em um caldo, o hot-pot leva fatias de carne, frutos do mar e vegetais. Geralmente, é possível escolher o sabor do caldo, como cogumelo, tomate, original ou picante. “Essa opção promove uma maior experiência gustativa, pois os itens que compõem a receita são verdadeiros realçadores de sabor”, afirma Lisiane.

Kimchi
Coreia
O kimchi é uma tradicional conserva muito consumida pela cultura coreana. “Esta receita é marcada pelo processo de fermentação pelo qual os alimentos passam. O preparo é feito com acelga condimentada e apimentada, além de outros ingredientes característicos do gosto umami, como o nabo, o gochujang, que é uma pasta de pimenta vermelha, e molho de peixe. É uma explosão de sabor”, comenta.



Tailândia
O arroz também é um grande protagonista da culinária oriental. Na preparação do pad thai, muito popular na Tailândia, não é diferente. O prato de macarrão com arroz frito é uma popular comida de rua no país. “A preparação pode levar frango, carne, camarão ou tofu, amendoim, ovo mexido, broto de feijão, molho de peixe (nam pla) e pasta de tamarindo. O resultado é uma refeição harmônica de sabor único, complexo e muito rico em umami”,
Pad thai

destaca.



Vietnã
Um dos pratos mais representativos da culinária vietnamita é o pho, uma sopa de macarrão de arroz. “Esta especialidade possui um caldo feito a partir de ossos de boi, gengibre, cebola, especiarias e molho de peixe (nam pla), que confere um intenso gosto umami. A sopa pode ser servida com alguns complementos como carne bovina ou camarão, além dos temperos como cebola, limão e ervas frescas”, finaliza Lisiane.

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics