Com a entrada do outono, saiba como limpar a casa e os estofados para prevenir e amenizar problemas respiratórios

11:55:00

Atitudes simples podem reduzir infeções por vírus e bactérias e ajudar quem sofre com alergias respiratórias nessa época mais seca do ano


O mês de abril chegou e casos de gripes e alergias respiratórias, como rinite, sinusite, asma e bronquite ficam ainda mais recorrentes. Isso acontece porque, com a chegada do outono e as oscilações de temperatura e baixa umidade relativa do ar, a concentração de poluentes aumenta, favorecendo o surgimento das doenças respiratórias; males que, em um ano de pandemia, já acende um alerta gigantesco. Para amenizar a incidência destas doenças ou problemas de saúde em geral, a dica é investir na limpeza da casa e dos móveis, sobretudo dos estofados, objetos em que se escondem os ácaros, os maiores vilões dos alérgicos.

A dica para amenizar estes males recorrentes é investir numa boa higienização e blindagem dos sofás, poltronas, cadeiras e, principalmente, do colchão em que se dorme. “Se não tivermos cuidado contínuo com os estofados, eles tendem a acumular em um ano cerca de 1,5 milhão de ácaros. Com a blindagem, um procedimento específico que protege estes objetos, a quantidade pode cair pela metade”, explica Fritz Paixão, CEO da CleanNew, rede de franquia de higienização e blindagem de estofados. Para auxiliar nessa época do ano mais cruel aos alérgicos, Fritz elencou algumas dicas. Confira:
  • Para manter a limpeza, não é preciso nenhum produto ou pano especial. Use o aspirador de pó nas peças pelo menos três vezes por semana
  • Evite utilizar alvejante ou combinações caseiras, como bicarbonato de sódio com vinagre, pois ambos têm efeito abrasivos e podem danificar o estofado
  • Molho vermelho e vinho tinto são conhecidos por deixar manchas difíceis de sair. Se for esse o caso, tire o excesso da pasta ou do líquido com uma colher e aposte em serviços especializados de limpeza.
  • Diferentemente do que se acredita, colocar o colchão para ‘tomar sol’ não é uma prática recomendável. Isso porque o sol não necessariamente irá tirar a umidade, podendo, inclusive, favorecer a proliferação ainda maior de ácaros por conta de um ambiente quente que pode surgir.

Além dos estofados, vale ficar atento com as práticas de higiene dentro de casa de maneira geral. "É importante lembrar que entre parecer limpo e, de fato estar, há uma diferença enorme. Associamos limpeza à estética, mas o correto é ligá-la à saúde e até mesmo segurança", comenta Renato Ticoulat, presidente da Limpeza com Zelo, rede de franquias especializada em limpeza de lares e escritórios, que também elencou algumas dicas:
  • Prefira aspirador de pó a vassoura, que pode levar a sujeira de um cômodo ao outro, em vez de eliminá-la. A vassoura ainda tende a levantar certa quantidade de pó, que para um alérgico pode ser bastante prejudicial.
  • Ao acordar, espere cerca de trinta minutos antes de arrumar a cama. Isso porque, enquanto dormimos, eliminamos suor e descamação de pele. É importante abrir as janelas primeiro, deixar o local arejado, para só então esticar os lençóis, evitando, dessa forma, a proliferação de ácaros.
  • Troque e lave as roupas de cama toda semana. Se utilizar protetor de travesseiro ou do colchão, faça a lavagem deles a cada quinze dias. Mantê-los sempre limpos também minimiza a presença de ácaros, que causam alergias e irritabilidade. Não é recomendado usar o mesmo travesseiro por mais de dois anos, porque mesmo com capas impermeáveis, ele pode ser afetado por bactérias e ácaros.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics