Vacinação contra a gripe: como proceder no contexto da Covid-19?

11:54:00

A vacinação contra influenza sofre atualizações anuais e deve ser mantida mesmo em tempos de pandemia1 11

A gripe é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa, podendo levar a complicações graves e ao óbito.1 2 7 A doença pode afetar indivíduos de todas as idades, sendo facilmente transmitida através da tosse, espirro e contato próximo com uma pessoa ou superfície contaminada.1 2 7 Os sintomas da gripe incluem febre/calafrios, tosse, dor de garganta, nariz entupido, dores musculares, dores de cabeça e fadiga.1 2 7 8

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), hospitalizações e óbitos ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco - compostos por crianças menores de 5 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos.2 Em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290 mil a 650 mil óbitos.2

Diferença entre gripe e resfriado

No resfriado, os sintomas, apesar de parecidos e comumente confundidos com os da gripe, são mais brandos e duram menos tempo.8 Neste caso, também se trata de uma doença respiratória, mas causada por vírus diferentes, como os rinovírus, os vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório, que geralmente acometem crianças.8

Importância da vacinação contra gripe

A vacinação é a melhor medida de prevenção, de redução de complicações graves e de redução de óbitos relacionados a esta doença.12 Anualmente, a OMS emite recomendações sobre a composição das vacinas contra influenza, tanto para o hemisfério norte quanto para o hemisfério sul.3 O Dr. Emersom Mesquita (CRM 5281409-1), infectologista e gerente médico de vacinas da GSK, explica a importância e o motivo dessas recomendações.

"Como acontece com outros vírus, o vírus influenza sofre pequenas modificações durante o processo de multiplicação. Na prática, essas modificações são uma forma de escapar à resposta imunológica gerada com a vacinação. Por este motivo, a OMS emite todos os anos recomendações para a composição das vacinas contra gripe. O objetivo destas recomendações é atualizar a composição dos imunizantes para acompanhar as modificações do vírus. Fica claro, assim, o motivo pelo qual a vacinação contra gripe deve ser realizada anualmente. Além disso, vale destacar também que a vacinação anual permite que a concentração de anticorpos, as moléculas protetoras do sistema imune, atinjam concentrações ideais", explica o Dr. Emersom.

Mito sobre vacinação contra gripe

Um dos maiores mitos sobre a vacinação contra gripe é o de que a vacina causa a doença.9 Contudo, esclarece Dr. Emersom, isso não é possível.

"O que impede que a vacina seja capaz de causar a doença é o fato desta ser composta por vírus inativado, ou seja, vírus que tiveram seu potencial de multiplicação eliminado. Na prática, algumas reações relacionadas à vacinação, como dor de cabeça e dor muscular, por exemplo, podem ser erroneamente confundidas com a gripe", pontua.

Vacinação contra gripe no contexto atual

Atualizada anualmente para proteger contra as cepas dos vírus influenza de maior circulação,1 a vacinação contra a gripe é um serviço essencial e deve ser mantido mesmo em tempos de pandemia,11 como alerta o Dr. Emersom Mesquita.

"O momento único que atravessamos deixa claro a importância da vacinação para o controle das doenças infecciosas. Apesar disso, nos últimos anos, temos observado uma queda importante nas coberturas vacinais, dificultando o controle de doenças no nível populacional. Por isso, precisamos ratificar que a vacinação é um serviço essencial e que deve ser mantido mesmo em tempos de pandemia. Neste sentido, a importância de trazermos a vacinação contra gripe neste momento é que a gripe é uma doença que possui sazonalidade, ou seja, uma doença em que a maior parte dos casos está concentrada em um período específico do ano. Por isso a importância do timing de vacinação, ou seja, garantir a vacinação antes que esse período conhecido de aumento dos casos chegue", explica o Dr. Emersom.

A vacina contra influenza da GSK, Fluarix Tetra, é tetravalente e está disponível na rede privada para indivíduos a partir de 6 meses de idade.4 5 10 Já a vacina trivalente3 4 é fornecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde nos postos de saúde de todo Brasil e tem como público-alvo: indivíduos a partir de 60 anos de idade ou mais; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; profissionais da saúde; professores de escolas e universidades públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e funcionários do sistema prisional.6

Além da vacinação, outras formas de prevenção da gripe incluem manter hábitos de higiene, como lavar bem e com frequência as mãos com água e sabão, e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.9



Material dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.


"As marcas registradas pertencem ou são licenciadas ao grupo de empresas GSK."

Sobre a GSK
Somos uma empresa global de saúde com foco em ciência e com um propósito especial de ajudar as pessoas a fazer mais, sentir-se melhor e viver mais. Temos três negócios globais que pesquisam, desenvolvem e fabricam medicamentos inovadores, vacinas e produtos de saúde. Nosso objetivo é ser uma das empresas de saúde mais inovadoras, confiáveis e com o melhor desempenho do mundo. Para mais informações, visite www.gsk.com.br, e para saber sobre vacinas, acesse www.casadevacinasgsk.com.br.



Referências

1 WORLD HEALTH ORGANIZATION. Newsroom. How can I avoid getting the flu? Disponível em: <https://www.who.int/news-room/q-a-detail/how-can-i-avoid-getting-the-flu>. Acesso em: 4 fev. 2021.

2 WORLD HEALTH ORGANIZATION. Newsroom. Influenza (seasonal). Disponível em: <https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal)>. Acesso em: 4 fev. 2021.

3 WORLD HEALTH ORGANIZATION. Recommended composition of influenza virus vaccines for use in the 2021 southern hemisphere influenza season. Disponível em: <https://www.who.int/influenza/vaccines/virus/recommendations/202009_recommendation.pdf?ua=1>. Acesso em: 4 fev. 2021.

4 BRASIL. Anvisa. Resolução-RE nº 4.184, de 15 de outubro de 2020. Diário Oficial da União de 19 de outubro de 2020. Seção 1. p.56. Disponível em: <https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=19/10/2020&jornal=515&pagina=56&totalArquivos=94>. Acesso em: 5 fev. 2021.

5 FLUARIX TETRA [vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada)]. Bula da vacina.

6 BRASIL. Ministério da Saúde. Informe Técnico 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/marco/16/informe-tecnico-influenza-2021.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2021.
7 CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Key facts about Influenza (Flu). Disponível em: <https://www.cdc.gov/flu/keyfacts.htm>. Acesso em: 4 fev. 2021.
8 BRASIL. Ministério da Saúde. Blog da Saúde. Você sabe a diferença entre gripes e os resfriados? Disponível em: <https://www.blog.saude.gov.br/index.php/35481-voce-sabe-a-diferenca-entre-gripes-e-o-resfriado>. Acesso em: 4 fev. 2021.
9 BRASIL. Ministério da Saúde. Blog da Saúde. Gripe: tire suas dúvidas sobre a vacina. Disponível em: <https://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52637-gripe-tire-suas-duvidas-sobre-a-vacina>. Acesso em: 4 fev. 2021.
10 BRASIL. Anvisa. Resolução Nº 951 de 4 de março de 2021. Diário Oficial da União de 8 de março de 2021. Seção 1. p. 129. Disponível em: <https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=08/03/2021&jornal=515&pagina=129&totalArquivos=257>. Acesso em: 9 mar. 2021.
11 SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Informe técnico de 09/04/2020 sobre Vacinação de rotina durante a pandemia de COVID-19. Disponível em: <https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/nota-tecnica-sbim-vacinacao-rotina-pandemia.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2021.
12 WORLD HEALTH ORGANIZATION. Health Topics. Influenza vaccination - 7 things to know. Disponível em: <https://www.euro.who.int/en/health-topics/communicable-diseases/influenza/vaccination/influenza-vaccination-frequently-asked-questions>. Acesso em 25 mar. 2021.


VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics