Pediatra fala sobre a importância das brincadeiras para a saúde física e mental das crianças

13:44:00

Sabia que brincar pode ser tão ou mais eficiente que alguns remédios? Segundo um estudo publicado pela Academia Americana de Pediatria (APP), a brincadeira diária, principalmente nos primeiros dois anos de vida, é essencial para o desenvolvimento social, emocional, cognitivo e fonético dos bebês. Ela é tão importante que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera a brincadeira como um direito universal das crianças.

“As brincadeiras têm um papel fundamental no desenvolvimento do cérebro, ativando as sinapses e desenvolvendo habilidades importantes para serem usadas ao longo da vida. Habilidades essas que não são passadas dentro de uma sala de aula”, explica a pediatra, Dra. Felícia Szeles.

Ainda segundo a APP, brincando a criança também consegue se blindar melhor do stress tóxico, infelizmente cada vez mais intenso na sociedade. E para isso, se engana quem pensa que é preciso brinquedos modernos e caros. Na verdade, quanto mais objetos do dia a dia e criatividade forem usados nas atividades, melhor.

“O mercado tem muitos brinquedos educativos e com foco para determinado tipo de desenvolvimento, mas não é preciso investir nisso para ter resultado. O principal nisso tudo é a conexão que a família vai criar com a criança e, assim, conseguir observar potencialidades e dificuldades”, fala a pediatra.

Além de estimular o desenvolvimento infantil e ser um momento de conexão profunda com os pais e familiares, a brincadeira também pode e deve ser usada para inserir elementos de aprendizagem, o que vai facilitar não apenas no desenvolvimento físico, mas também o emocional e social dos pequenos.

Está sem ideias de brincadeiras que podem ajudar nessa fase? Não se preocupe: a Dra. Felícia trouxe algumas boas sugestões de atividades para você colocar em prática com seus filhos - e não só!

Massinha - ajuda no desenvolvimento da força muscular das mãos e dedos, o que posteriormente vai ajudar na hora de aprender a escrever. Além disso, estimula a criatividade. Dica: use palitos, linhas e até copos para estimular a imaginação;

Jogos sensoriais - atividades que envolvem os cinco sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) são sempre importantes. E é possível estimular um ou mais deles de forma especial dependendo da brincadeira;

Cozinhar - estimula conhecimentos básicos de matemática, além de ser ótimo para a interação social e aguçar alguns sentidos, como olfato e paladar;

Pintar e desenhar - desenvolve habilidades para a escrita e é uma forma de expressão emocional. As cores estimulam a visão e o limpar e organizar ajuda na percepção de organização;

Leitura - ler é, sem dúvida, uma das atividades que mais estimula o desenvolvimento. Ajuda no foco, na memória, na imaginação e no vocabulário. Para tornar esse momento mais divertido, faça um cantinho da leitura e deixe os livros sempre à mão da criançada, dessa forma, ela vai criando autonomia para a leitura e aprende a manter o local organizado;

Era uma vez… - a famosa brincadeira do faz de conta ajuda a desenvolver a imaginação, criatividade, vocabulário e linguagem corporal. Também é uma ótima oportunidade para inserir temas importantes nas histórias, como o respeito ao diferente (bullying) e a solidariedade;

Dançar e cantar - importantes para desenvolver força, flexibilidade e coordenação motora. Além disso, a música potencializa o desenvolvimento da comunicação, ajudando na alfabetização e até nos princípios básicos de matemática, ensinado a contagem de números. Também faz parte dos jogos sensoriais, focando na audição.


Formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas), é especialista em Pediatria e Alergia e Imunologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.


Pediatra nas áreas de Puericultura, Infância e Adolescência, também realiza acompanhamento pediátrico pré-natal em gestante. Como Alergista, atua com foco no atendimento infantil.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics