Vinagre de maçã ajuda a manter a saúde e também a beleza dos cabelos

12:02:00

O produto, que ajuda a perder peso e a reduzir o colesterol, auxilia também na saúde dos fios capilares e é cada vez mais consumido no Brasil
Vinagre é usado para a saúde dos cabelos

O consumo de vinagre de maçã começou a se intensificar no País à medida que conquistava lugar de honra na mesa do brasileiro. Hoje, o ingrediente indispensável no tempero de saladas e na preparação de molhos é presente em incontáveis receitas, incluindo os doces. Mas além da utilidade gastronômica, o produto tem merecido estudos e pesquisas pelos usos medicinais, observa o especialista em vinagres, Rodrigo Margoni. “Muitos livros já foram editados e atualmente há mais de 300 publicações sobre as aplicações medicinais do vinagre de maçã”, afirma. Com propriedades nutricionais comprovadas em estudos, o produto é cada vez mais difundido entre celebridades, por ajudar também no tratamento dos cabelos.

Algumas pesquisas mostram que o consumo do vinagre de maçã como alimento ou em pequeninas doses diárias diluídas em água ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle do diabetes, melhora a digestão e diminui a pressão arterial, entre outros benefícios. Outros estudos comprovam que compostos encontrados no vinagre de maçã agem dificultando a absorção de carboidratos no intestino e, com isso, favorecem a perda de peso. A presença de antioxidantes, por sua vez, atua para retardar o envelhecimento.

“O que temos percebido hoje é um aumento expressivo do consumo do produto no Brasil”, diz Rodrigo Margoni, que também é sócio-proprietário da Almaromi Viccino, empresa pioneira na produção natural de vinagre de maçã no Brasil. “No retorno dos nossos clientes percebemos que esse produto já faz parte do dia a dia dos brasileiros, visando também à melhoria da saúde como um todo”, afirma.

Fora da mesa, um dos usos mais difundidos do vinagre de maçã tem a ver com a beleza dos cabelos. Produtos e rituais para a saúde dos fios são segredos guardados a sete chaves pelas celebridades. Não é o caso de Glória Pires. Diva da teledramaturgia brasileira e vencedora de prêmios importantes por sua atuação no cinema, a atriz revelou que usa o vinagre de maçã para tratar os cabelos. Hábito também rotineiro para outras celebridades, como Giovanna Antoneli, e que está na lista de indicações de profissionais de saúde de famosas, como Paolla Oliveira e Bruna Marquezine.
Vinagre é usado para a saúde dos cabelos

O dermatologista Dário Rosa, da Unique Dermatologia, ressalta que é o pH ácido do vinagre de maçã que melhora a hidratação capilar e a pectina concentrada na fruta contribui para o brilho do cabelo. “Por ser um produto natural, sem os aditivos de um shampoo industrializado, constitui uma boa opção de tratamento. O uso regular do vinagre de maçã contribui para fechar a cutícula da haste dos fios capilares”, diz o dermatologista, explicando que no couro cabeludo, o produto tem ações anti-inflamatória e antimicrobiana, que são bastante benéficas.

Para promover a saúde dos fios, o vinagre de maçã não deve ser aplicado diretamente nos cabelos. A receita, explica Dário Rosa, é diluir de duas a três colheres de sopa de vinagre em 500ml de água. Isso porque os ácidos acético, cítrico, lático e succínico, presentes no vinagre de maçã, podem causar queimaduras quando aplicado diretamente na pele e também no couro cabeludo.

Qualquer uso que se pretenda fazer do produto, ressalta o dermatologista, deve ter prescrição médica. “Ingerido e mesmo aplicado aos cabelos, é preciso considerar que cada organismo reage de uma forma às substâncias que compõem o vinagre de maçã. Portanto, uma avaliação clínica é fundamental”, recomenda.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics