Dia do Cacau 26/03: confira algumas dicas para uma harmonização sensorial

19:59:00

Image by Wolfgang Claussen from Pixabay



O sommelier Sergio Cruz, da Cantu Grupo Wine, mostra a riqueza de sabores que podemos explorar com os vinhos


No dia 26 de março, o Brasil celebra o Dia Nacional do Cacau, uma data que nos convida a explorar as delícias e histórias por trás desse fruto tão especial. Associado principalmente ao chocolate, o cacau é, na verdade, um tesouro que carrega consigo uma rica herança cultural e geográfica. Neste contexto, o sommelier Sergio Cruz, da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, compartilha dicas de vinhos que harmonizam perfeitamente com receitas à base de cacau.

O cacau: uma jornada de sabores e histórias

Originado nas florestas tropicais da América Central e do Sul, incluindo a exuberante Amazônia, o cacau é o fruto do cacaueiro, conhecido cientificamente como Theobroma cacao. Seu legado remonta às civilizações antigas da América Central e México, que introduziram a inovação de fermentar as sementes para criar uma bebida amarga chamada de "chocolat" ou "cacahuat" pelos astecas.

O cacau se apresenta em três variedades: forasteiro, crioulo e trinitário, sendo o forasteiro responsável por 80% da produção mundial. Este fruto versátil não apenas conquista paladares, mas também tem um dia especial para ser celebrado no Brasil - o Dia Nacional do Cacau, criado nos primeiros anos do século XXI para destacar o trabalho dos cacaueiros, especialmente nos estados do Espírito Santo, Bahia e Pará.

Vinícolas que transformam a celebração do cacau

Para tornar essa comemoração num mergulho na história do cacau, o sommelier sugere três rótulos de vinhos importados exclusivamente pela Cantu Grupo Wine para o Brasil e, cada um cuidadosamente escolhido para harmonizar com diferentes nuances de chocolates.

O português Herdade de São Miguel Colheita Selecionada, da vinícola Casa Relvas, possui um blend das castas utilizadas na sua produção que combina muito bem com um chocolate meio amargo, proporcionando uma experiência sensorial equilibrada, realçando os sabores intensos do cacau. Elaborado com as uvas das castas que se complementam, como Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Syrah e Touriga Nacional, seu aroma é maduro de frutos vermelhos bem integrados com notas de especiarias e balsâmico.

O português Ciconia Branco do Alentejo é mais uma sugestão com sua acidez equilibrada. Segundo Sergio Cruz, é uma escolha refinada para ser apreciada com chocolate branco e a acidez deste vinho ressalta a suavidade do cacau, criando uma fusão de sabores inesquecíveis.

O sommelier fecha as dicas com o vinho Porto Poças Tawny, que traz uma doçura encantadora. E é perfeito para os amantes de chocolates recheados de caramelo, já que este Porto Tawny complementa a doçura do chocolate, criando uma combinação sublime.

É para aproveitar cada gole de vinho e pedaço de chocolate, celebrando a tradição e a inovação que o cacau proporciona ao nosso paladar e cultura.



Onde comprar:Herdade de São Miguel Colheita Selecionada


Ciconia Tinto


Porto Poças Tawny




Sobre a Cantu Grupo Wine

A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, possui 20 anos de operação B2B no mercado de vinhos, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. O propósito da Cantu Grupo Wine é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 40 produtores de 13 países diferentes. A Cantu Grupo Wine apresenta valores e uma filosofia que permitem à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. Mais informações em https://www.cantugrupowine.com.br/.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics