LIPEDEMA: Conheça os principais sintomas e tratamentos para a doença

19:45:00

freepik

A Dra. Fernanda Federico (CRM/SP 204143 RQE 71191/7191911), cirurgiã vascular do Grupo Leger - rede de clínicas de alto padrão que conta com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre -, detalha sintomas e os principais tratamentos para a condição, que afeta cerca de 10% da população feminina mundial

O lipedema é uma condição que afeta a vida de muitas mulheres. Estima-se que cerca de 5 milhões de brasileiras convivam com a doença vascular, cuja origem tem relação genética e hormonal, segundo o Instituto Lipedema Brasil, e caracteriza-se principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura e inchaço nos membros inferiores, como quadris, pernas, coxas e glúteos e, ainda, em menor frequência, nos braços e antebraços.

Assim, alguns sinais da doença, que atinge majoritariamente as mulheres, afetando cerca de 10% da população feminina no mundo, incluem pernas desproporcionalmente grandes em relação ao corpo, sensibilidade ao toque, tendência a hematomas e inchaço nos membros inferiores que não diminui com repouso. É importante consultar um médico especializado, como um angiologista ou cirurgião vascular, para obter um diagnóstico preciso.

Principais tratamentos

De acordo com a cirurgiã vascular e endovascular da Clínica Leger, Fernanda Federico (CRM/SP 204143 RQE 71191/7191911), o tratamento de lipedema é multidisciplinar e médicos especialistas podem realizar abordagens personalizadas, a depender da gravidade dos sintomas e necessidades individuais. Alguns dos procedimentos podem incluir: 

  1. Terapia física: exercícios específicos e técnicas de drenagem linfática podem ajudar a reduzir o inchaço e a dor associados ao lipedema.
  2. Uso de roupas de compressão: o uso de meias ou calças de compressão pode ajudar a reduzir o inchaço e melhorar a circulação nas pernas.
  3. Dieta balanceada: uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e pobre em sal, pode ajudar a controlar o peso e reduzir o acúmulo de gordura nas áreas afetadas.
  4. Cirurgia: em casos graves, a cirurgia de lipoaspiração pode ser considerada para remover o excesso de tecido adiposo das áreas afetadas.

“O lipedema geralmente não compromete apenas as células de gorduras, mas também pode ocasionar edemas vasculares e o comprometimento linfático das áreas afetadas. Dessa forma é necessário que o tratamento aconteça em todas as frentes para o controle efetivo da doença e melhora na qualidade de vida das pacientes,” explica. Outros protocolos utilizados na Clínica Leger que podem ser aplicados em uma abordagem personalizada, a depender da gravidade dos sintomas e necessidade individual, são tecnologias como a radiofrequência e radiofrequência microagulhada, utilizadas para melhorar a textura da pele, tratar flacidez, cicatrizes e promover a produção de colágeno.

Por ser uma doença que impacta diretamente na autoestima e autoimagem das mulheres, procedimentos que visam também pela melhora estética, como textura e qualidade da pele, são importantes para um tratamento multidimensional. Assim, segundo Federico, quando há indicação, também é possível realizar o tratamento de celulites e fibroses pela técnica GOLDINCISION®, método criado pelo médico cirurgião Roberto Chacur, que envolve associação de bioestimuladores de colágeno e o descolamento de septos de fibrose para tratar cicatrizes e celulites frequentemente presentes no lipedema.

A condição é uma doença crônica, de caráter inflamatório e progressivo, que não possui cura. Entretanto, com o acompanhamento médico especializado e o tratamento clínico adequado é possível o controle efetivo do quadro e a garantia de qualidade de vida para as pacientes.

Sobre a Dra. Fernanda Federico
Dra. Fernanda Federico (CRM/SP 204143 RQE 71191/7191911) é cirurgiã vascular e endovascular, possui títulos de especialista em cirurgia vascular, angiorradiologia e cirurgia endovascular pela SBACV/ AMB. Atuação especializada no tratamento do Lipedema com ênfase no tratamento clínico e de fibroses e celulites pela técnica GOLDINCISION®.

Sobre a Clínica Leger
A Clínica Leger foi fundada em 2007, pelo médico cirurgião Dr. Roberto Chacur, e pela médica Dra. Nívea Bordin Chacur. São três unidades localizadas nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e em Porto Alegre (RS), e que oferecem procedimentos e tecnologias de ponta, com destaque para harmonização facial e glútea, cirurgia plástica, dermatologia, nutrologia, emagrecimento e ginecologia regenerativa.

A Clínica Leger também é pioneira no tratamento da celulite. O Dr. Roberto Chacur, é criador do GOLDINCISION®, método avançado para o tratamento da celulite, que em 2023 ganhou o prêmio de melhor procedimento estético não cirúrgico do mundo, no AMWC de Mônaco.

Conecte-se:
Clínicas Leger
Central de atendimento: +55 21 99003-9072

Clínica Leger - São Paulo: Alameda dos Maracatins, 1435 - sala 801 - Moema, São Paulo - SP, 04089-015
Clínica Leger – Rio de Janeiro: Avenida João Cabral de Mello Neto, n° 850 - bloco 3, sala 1603 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22775-057
Clínica Leger – Porto Alegre: Rua Dr. Guimarães Rosa, 155 - Boa Vista, Porto Alegre - RS, 90480-080

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics