Festival destaca a milenar arte do teatro de bonecos, patrimônio cultural mundial

20:38:00


A 6ª edição do Festival Bonecos de Todo Mundo reúne no Distrito Federal companhias do Brasil, de países da América Latina e Europa

A programação aberta e gratuita acontece de 14 a 17 de março, com espetáculos, roda de conversa e shows musicais

No teatro de bonecos, os personagens ganham vida pelas mãos que os manipulam. Esta é a magia que traz o Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos, em sua 6ª edição do Bonecos de Todo Mundo. Entre os dias 11 e 17 de março, o evento acontece em Brasília, ocupando o Teatro Sesi Yara Amaral, o Taguaparque e escolas públicas de Taguatinga. Toda a programação é gratuita.

Espetáculos, roda de conversa e shows musicais estão na programação aberta para o público, de 14 a 17 de março, com companhias nacionais e internacionais: do Distrito Federal, de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Argentina, Chile e Itália. Um encontro intercultural entre bonequeiros (as), de diferentes linguagens e técnicas de manipulação de bonecos.

Antes da programação aberta, de 11 a 13 de março, o Festival realiza espetáculos e oficinas exclusivas para crianças e adolescentes de escolas públicas.



Entre as atrações internacionais está a bonequeira italiana Irene Vecchia, representante da nova geração da Guarattelle, tradição teatral napolitana transmitida oralmente há mais de 500 anos. Do Chile, a companhia Viajeinmóvil apresentará uma adaptação teatral do clássico romance inglês "Frankenstein”. Já a companhia argentina Sakados del Tacho trará o espetáculo “Títeres Sakados del Tacho”, com cenas e números musicais com bonecos feitos do reaproveitamento de plásticos, destacando a nossa relação com o ambiente urbano.

Entre os brasileiros, está o espetáculo "Botando boneco por baixo do pano", com Shicó do Mamulengo do Rio Grande do Norte.

Roda de conversa. O festival busca criar espaços de diálogo sobre o ofício e suas peculiaridades pelo mundo. Este ano será no dia 16 de março, no Sesi Taguatinga Norte, com o tema “O Teatro Popular de Bonecos e a Educação Patrimonial”. Entre os convidados estão brincantes, pesquisadores e representantes de órgãos governamentais que atuam na cultura, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Atrações musicais. Além dos espetáculos, o 6º Bonecos de Todo Mundo traz shows musicais com artistas do Nordeste do Brasil, região de onde se origina o Mamulengo, teatro popular de bonecos que é patrimônio cultural brasileiro. Na quinta (14), o recifense Siba sobe ao palco do Teatro Sesi Taguatinga com sua musicalidade marcada pela poesia ritmada e o diálogo entre o tradicional e o contemporâneo. No sábado (16), a cantora potiguar Juliana Linhares apresenta o show do seu primeiro disco solo, o “Nordeste Ficção”, convidando todos a dançar.


Ações de acessibilidade
Visando ampliar a apreciação artística do teatro popular de bonecos para as pessoas com deficiência, o Festival terá diferentes ações de acessibilidade. As apresentações no dia 15 de março, no Teatro Sesi, terão audiodescrição para pessoas com deficiência visual, e antes das apresentações também poderão tocar nos bonecos, cenários e adereços, uma experiência sensorial para melhor ambientação sobre os espetáculos. As apresentações nacionais do domingo (17), no Taguaparque, contarão com interpretação em Libras. Em ambos os locais, haverá acessibilidade estrutural (rampas e espaços reservados para cadeiras de rodas) para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.



Arte e patrimônio cultural mundial
O teatro popular de bonecos é uma brincadeira milenar, presente em diferentes países dos cinco continentes. A magia está na associação de movimentos e sonoridade, que encanta adultos e crianças, narrando histórias e transcendendo a realidade. Uma brincadeira que se tornou arte! Em muitos países, essa forma de expressão é oficialmente reconhecida como patrimônio cultural. No Brasil, o reconhecimento aconteceu em 2015, quando o Teatro Popular de Bonecos do Nordeste, também chamado Mamulengo, foi registrado como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


O 6º Bonecos de Todo Mundo – Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), sob a curadoria de Chico Simões e coordenação de produção de Clara Nugoli.

Serviço
6º Bonecos de Todo Mundo - Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos
QUANDO: 14 a 17 de março de 2024
(programação aberta, o festival na íntegra acontece de 11 a 17 de março)
ONDE: Teatro Yara Amaral (Sesi Taguatinga Norte), Taguaparque e escolas públicas do Distrito Federal
ATRAÇÕES: espetáculos nacionais e internacionais, shows musicais e roda de conversa
ENTRADA: gratuita
Reserva de ingressos on-line apenas para as atrações no Teatro, a partir de 4/03: https://www.sympla.com.br/evento/6-festival-bonecos-de-todo-mundo/2343592
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: livre (verificar classificação indicativa por espetáculo)


Redes sociai: @bonecosdetodomundo



PROGRAMAÇÃO ABERTA


14 de março
Teatro Yara Amaral - Sesi Taguatinga Norte
- 19h30: Pocket Show Marionetes | Catin Nardi/Teatro Navegante (MG)
- 21h: Show Siba (PE)

15 de março
Teatro Yara Amaral - Sesi Taguatinga Norte
- 19h30: Guarattelle e Musica | Irene Vecchia (Itália)
- 21h: Frankenstein | Viajeinmóvil (Chile)
* apresentações com audiodescrição e vivência tátil para pessoas com deficiência visual

16 de março
Teatro Yara Amaral - Sesi Taguatinga Norte
- 15h: Roda de conversa
- 19h30: Botando boneco por baixo do pano | Shicó do Mamulengo (RN)
- 21h: Juliana Linhares | Show Nordeste Ficção (RN)

17 de março
Taguaparque
- 9h30: Títeres Sakados Del Tacho | Sakados del Tacho (Argentina)
- 10h: Bonecos em Cena | Circo Boneco e Riso (DF) - com Libras
- 10h30: Mamulengando: o Rei do Mamulengo | Mamulengo Saruê (DF) - com Libras


NAS ESCOLAS (exclusiva para a comunidade escolar)
11 de março: Escola Classe 19 de Taguatinga
Vida de Retirante | Cia de Marionetes Bonecos em Nós (espetáculo + oficina)

12 de março: Centro de Educação Especial 01 de Taguatinga
O Romance do Vaqueiro Benedito | Mamulengo Presepada (espetáculo + oficina)

13 de março: Centro de Educação Infantil 06 de Taguatinga
Benditos Beneditos | Inventor de Sonhos (espetáculo + oficina)


VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics