É gripe ou alergia? Entenda como a alergia é desencadeada

19:30:00

Image by Corina from Pixabay

Alergia: Como é desencadeada no organismo e de que maneira pode ser tratada


Especialista aborda os cuidados necessários para evitar esse desconforto vivenciado por muitas pessoas com diferentes gatilhos


A alergia está presente no dia a dia de muitas pessoas e, muitas vezes, pode ser confundida com outras doenças, como a gripe. Basta presenciar o nariz coçando ou enfrentar alguns espirros e tosse, que alegam estar com alergia, o que em alguns casos, pode não ser verdade. Afinal, você sabe o que realmente é considerado alergia? Para esclarecer as principais dúvidas, o Dr. Nelson Rosário Filho, Professor e Coordenador do Programa de Residência em Alergia e Imunologia Pediátrica da UFPR, explica mais sobre o tema.

“A alergia é uma reação do corpo a uma substância que ele entende como “inimiga”¹. Essa reação acontece após o organismo entrar em contato com os alérgenos, substâncias consideradas nocivas pelo organismo de quem tem predisposição à alergia e que o sistema imunológico não consegue tolerar2. Após o primeiro contato com o alérgeno, os leucócitos, que são as células de defesa, produzem os anticorpos IgE, que, por sua vez, são considerados o exército de defesa. Esse primeiro contato não gera sintomas de alergia, mas liga um alerta no organismo¹.” esclarece o especialista.

O médico ainda acrescenta que caso o corpo seja novamente exposto àquele alérgeno, o anticorpo IgE que foi produzido é acionado e há a liberação da histamina, substância química nos mastócitos (células que podem ser encontradas na pele, no sistema respiratório e no trato gastrointestinal), resultando em sintomas de alergia, como coriza, espirros e olhos lacrimejando, sendo esta a resposta imune do organismo e que, muitas vezes, é confundida com a gripe¹.



Atenção redobrada com os pequenos:

“A escola pode ser um dos locais mais críticos para a piora das alergias respiratórias. Isso ocorre devido à localização em áreas urbanas revelam alta exposição a partículas dos veículos motorizados, indicando as fontes antropogênicas de poluentes perto de escolas. Além disso, o ambiente escolar é determinante por facilitar a disseminação de agentes infecciosos virais e com os resfriados facilitar as crises de asma e piora das alergias. No início do outono a concentração de alérgenos de ácaros no ar atinge um pico, a volta às aulas também contribui para mais sintomas nos que são alérgicos ao pó de casa e ácaros. É importante tratar a rinite alérgica para obter o controle dos sintomas, especialmente nesta época do ano.” Afirma o especialista.



Tipos de alergia

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), as alergias mais frequentes são as das vias respiratórias3, como rinite e asma2, as alergias de pele, como dermatite atópica, de contato e urticárias2,3, existem também as alergias provenientes de picadas de inseto, alimentos e medicamentos2, até as alergias mais diferentes, como alergia ao frio e à água3.



Principais ‘gatilhos’ da rinite alérgica

Dr. Nelson explica que é importante estar atento aos fatores do cotidiano que podem favorecer a aparição da alergia: “Um deles são os ácaros, que costumam se localizar principalmente nos colchões e travesseiros e são os principais responsáveis por prejudicar o nariz de quem sofre com rinite alérgica4. Outro desencadeador e que é muito presente dentro de casa são os pets, que liberam componentes prejudiciais para a alergia. Nos gatos, por exemplo, o principal gatilho é produzido pelas suas glândulas sebáceas e posteriormente secretado pela pele do animal4.”

Ele ainda cita outros desencadeadores da alergia: “Os poluentes do ar também são fatores agravantes da alergia respiratória. A poluição proveniente da eliminação dos combustíveis derivados do petróleo pelos automóveis nas grandes cidades também é capaz de acentuar a alergia4, além de outros fatores, como: como fungos4, pólen4, entre outros.”



Como evitar e tratar uma crise alérgica respiratória?

Para evitar uma crise alérgica, o Dr. explica que alguns cuidados são necessários: “O principal é garantir a redução do contato com as substâncias que causam a sensibilização do organismo, ou seja, os gatilhos da alergia5. Algumas dicas simples, mas eficazes, são: manter uma rotina de limpeza dentro de casa, evitar o acúmulo de poeira, combater os pontos de mofo e umidade, manter o ambiente arejado, permitir a entrada de sol e higienizar e trocar com frequência os lençóis e travesseiros5.”

“Entender o que está causando a alergia e efetuar o controle ambiental, ou seja, cuidar para que o paciente não tenha contato com os alérgenos, também são forma de tratamento, segundo a ASBAI6. Medicamentos, como os anti-histamínicos, também são indicados para combater os sintomas da alergia6. Os antialérgicos de 2ª geração não causam sono, tem rápida ação e tem efeito prolongado. É importante lembrar que o tratamento é individual, não há um só caminho que funcione para todos7. É necessário levar em consideração as particularidades de cada paciente e enfatizar a importância de um especialista para indicar o melhor caminho a ser seguido7.” finaliza Dr. Nelson.

“A congestão nasal e qualidade do sono têm que ser observados no paciente com rinoconjuntivite alérgica. Anti-histamínicos por via oral são classificados entre primeira geração e segunda geração conforme efeitos colaterais observados. Vários medicamentos utilizados para o tratamento das alergias, entre eles os anti-histamínicos, são indicados para a rinite alérgica, mas a recomendação das diretrizes nacional e internacional é prescrever os anti-histamínicos de segunda geração, também conhecidos como não sedantes. Esses não causam sonolência e nem interferem com o sono repousante. Uma das fases do sono é conhecida como REM (Rapid Eye Movement), quando se atinge o ponto de recuperação do dia e pleno descanso.”



O impacto da qualidade do sono no aprendizado

De acordo com o Dr. Nelson os estudos da ação de diferentes anti-histamínicos na qualidade do sono demonstraram que aqueles que causam sedação (primeira geração), além de bloquear o sono REM, deixam efeito residual de sonolência no dia seguinte, fadiga, interferem na psicomotricidade e na perda da capacidade de concentração, com consequência direta no aproveitamento escolar. A fexofenadina é um anti-histamínico não sedante com segurança e eficácia demonstradas a partir de 6 meses de idade.

“Fármacos não sedantes, são os que não atravessam a barreira hemato-encefálica (BHE). A fexofenadina não atravessa a BHE e não atinge o sistema nervoso central (ocupação de 0 H1R0). Artigos científicos de revisão sistemática e análises pós-comercialização compararam a ação antihistamínica potencial de fexofenadina e outros anti-histamínicos ou placebo em indivíduos saudáveis e com alergias proporcionando informações seguras sobre a superioridade da fexofenadina.”

Dr. Nelson salienta que "é possível reduzir o impacto das alergias na qualidade do aprendizado infantil por meio de ações de diagnóstico, prevenção e tratamento, as quais podem ser implementadas de forma colaborativa entre responsáveis, professores e profissionais da saúde. A identificação de alergias em crianças, especialmente aquelas que ainda não conseguem se comunicar eficientemente, pode representar um desafio. No entanto, é possível observar os sintomas visíveis das alergias."



Referências

1 – Alergias. MSD Manual Família. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/SearchResults?query=alergia. Acesso em 24 de maio de 2023

2- Goudouris ES, Kuschnir FC, Janolio FSC, Emerson MFE, et al. A doença do século XXI - Alergia. Perguntas e Respostas. ASBAI - RJ. Disponível em: http://www.sbai.org.br/imagebank/ALERGIA-PERGUNTAS-E-RESPOSTAS.pdf. Acesso em 24 de maio de 2023.

3 - Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Alergias: saiba como acontecem e conheça as mais comuns. Disponível em https://asbai.org.br/alergias-saiba-como-acontecem-e-conheca-as-mais-comuns/. Acesso em 6 de junho de 2023.

4 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA CÉRVICO-FACIAL. III Consenso Brasileiro sobre Rinites. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology. São Paulo. Nov.-dez. 2012. Disponível em: https://www.aborlccf.org.br/consensos/Consenso_sobre_Rinite-SP-2014-08.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.

5 - Asma e Rinite - Respirando melhor. Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Disponível https://asbai.org.br/wpcontent/uploads/2015/12/EBOOK-ASBAI-Asma-e-Rinite-Junho-2022.pdf. Acesso em 9 de março de 2023.

6 - A Doença do Século XXI - Alergia - Perguntas e Respostas. Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia Regional Rio de Janeiro. Disponível em http://www.sbai.org.br/imagebank/ALERGIA-PERGUNTAS-E-RESPOSTAS.pdf. Acesso em 16 de março de 2023.

7 - Galvão CES, Castro FFM. As alergias respiratórias. Rev Med (São Paulo). Disponível em https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/download/59237/62253. Acesso em 9 de março de 2023.

8 - MAT-BR-2400596.



Sobre a Sanofi

Somos uma inovadora empresa global de saúde, movida por um propósito: buscamos os milagres da ciência para melhorar a vida das pessoas [we chase the miracles of science to improve people’s lives]. Nossa equipe, em cerca de 100 países, dedica-se a transformar a prática da medicina, possibilitando o impossível. Fornecemos opções de tratamento potencialmente decisivos e proteção vacinal essencial para milhões de pessoas em todo o mundo, ao mesmo tempo em que colocamos a sustentabilidade e a responsabilidade social no centro de nossas ambições.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics