Japan House São Paulo promove palestras relacionadas ao universo da robótica e inteligência artificial

18:45:00

Painel "Convivendo com Robôs no Presente e no Futuro"
Créditos: Divulgação



Com participação gratuita e destinado aos interessados nos desdobramentos da tecnologia no cotidiano da sociedade, os eventos contarão com especialistas japoneses e brasileiros que trarão diferentes perspectivas sobre o assunto

Durante o mês de março, a Japan House São Paulo oferece uma programação paralela especial sobre a temática da robótica como parte da exposição Convivendo com Robôs. Os dois painéis contam com a participação do curador da exposição, o Prof. Dr. Zaven Paré, além de especialistas brasileiros e japoneses - Yasuhisa Hirata, professor e mestre da Universidade de Tohoku, e de Toshio Fukuda, Professor Emérito da Universidade de Nagoya e Professor da Universidade de Waseda -, vindos diretamente do Japão, e tem o apoio da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST). Em cartaz no térreo da instituição, a mostra, que foi prorrogada até 19 de maio, apresenta alguns exemplares de robôs amigáveis projetados para interagir com os humanos de maneira simpática, segura e colaborativa, propondo uma reflexão sobre a convivência com tais dispositivos.

No dia 19 de março, a partir das 19h, acontece a palestra online “Convivendo com os robôs no presente e no futuro”, que busca destacar a convivência das pessoas com os robôs japoneses, iniciativas que já contribuem para a interação e uso dos robôs japoneses na sociedade e as perspectivas para o futuro. O encontro, que será transmitido no canal do Youtube da instituição, conta com convidados especialistas tanto do Japão quanto do Brasil que apresentam o contexto de pesquisas desenvolvidas sobre o tema. Com participação especial de Zaven Paré, professor doutor, pesquisador e curador da exposição Convivendo com Robôs, o encontro também conta com a presença de Yasuhisa Hirata, professor e mestre da Universidade de Tohoku, e de Anderson Moreira, professor doutor do curso de Engenharia e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia. O evento também conta com tradução simultânea para os idiomas português e japonês.

Já no dia 21 de março, às 19h, a Japan House São Paulo apresenta a palestra “Inovações em robótica e tecnologias de IA ao serviço dos seres humanos”, que abordará as formas que os robôs japoneses contribuem para o bem-estar das pessoas, focando nas mudanças individuais que eles promovem e a maneira que eles respondem e reagem aos desafios das sociedades. O encontro híbrido acontece na sede da instituição e no Canal do Youtube, e conta com a presença de Toshio Fukuda, Professor Emérito da Universidade de Nagoya e Professor da Universidade de Waseda, que participa diretamente do Japão para discutir o auxílio dos robôs na vida cotidiana e o uso de Inteligência Artificial em projetos de pesquisa. Além dele, a palestra também contará com a presença do professor doutor Zaven Paré, curador da exposição. Toshio Fukuda é diretor de programa do projeto Moonshot Goal 3 da JST (Agência de Ciência e Tecnologia do Japão), cuja meta é “desenvolver, através da evolução conjunta de IA e robôs, um robô que aprende e age de forma autônoma e que convive com os seres humanos, até 2050”. Já o Yasuhisa Hirata atua como gerente de projetos. Os dois professores apresentarão sobre o programa de desenvolvimento da pesquisa.



Sobre os participantes:

Prof. Dr. Zaven Paré

Zaven Paré, atual curador da exposição Convivendo com Robôs na Japan House São Paulo (2023 -2024), também fez a curadoria de exposições sobre tecnologia e robótica como a CyberArt (2009-2011), que circulou por várias cidades do Brasil; 100 anos de robôs no Centro Cultural Oi Futuro do Rio de Janeiro em 2022, bem como de eventos na França, Japão, Bélgica, Rússia e Cingapura. Em 2009, tornou-se colaborador do Robot Actors Project do Professor Hiroshi Ishiguro, no Laboratório de Robótica Inteligente da Universidade de Osaka, e no Advanced Telecommunication Research International Institute (ATR) de Quioto.

Recebeu o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (São Paulo, 2011), e foi convidado de honra do Festival Internacional de Marionetes de Moscou (GEFEST, 2019.

Possui Pós-Doutorado em Robótica pela Universidade de Osaka (2010), Pós-Doutorado em Computação eletrônica - NCE/UFRJ (2014) e em Computação aplicada pela COPPE/UFRJ (2015). Colaborador do Institut Méditerranéen de Recherches Avancées (IMéRA/Université Aix-Marseille) onde foi pesquisador do Institut de Neurosciences de La Timone (2020).



Prof. Yasuhisa Hirata

Professor do Departamento de Robótica da Escola de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade de Tohoku. Mestrado pela Universidade de Tohoku em 2000, onde ingressou como professor assistente no mesmo ano. Trabalha no cargo atual desde 2016, após atuar como professor adjunto. Pesquisa o desenvolvimento de robôs não acionados altamente seguros e dispositivos wearable com vibração, com o objetivo de criar sistemas de robôs que auxiliem nas atividades do usuário. Também realiza pesquisas e trabalha no desenvolvimento de sistemas de cooperação de multi robôs que podem ser aplicados em uma ampla gama de campos, desde a assistência humana até a investigação ambiental. Eleito gerente de projeto do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Moonshot em 2020, onde trabalha na implementação de robôs que auxiliam e melhoram a capacidade humana, especialmente nas áreas de enfermagem e saúde. Membro AdCom do IEEE Sociedade de Robótica e Automação (RAS), Presidente do IEE RAS Grupo de Robótica Médica e de Saúde, Vice-Presidente Associado do IEEE RAS Conselho de Atividades Técnicas, Co-Presidente do IEEE RAS Comitê Técnico de Reabilitação e Robótica Assistiva, Coordenador Seeds do Conselho de Cooperação Needs-Seeds de Robô de Assistência de Enfermagem do MHLW.

Painel "Inovações em Robótica e Tecnologias de IA a Serviço dos Humanos"
Créditos: Divulgação



Prof. Dr. Anderson Harayashiki Moreira

Possui mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica e Aeronáutica na área de Sistemas Aeroespaciais e Mecatrônica com ênfase em Robótica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (2017). Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN – IMT) (2008) onde foi honrado ao final do curso como melhor Engenheiro de Controle e Automação do ano de 2008. Atualmente é professor associado do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia. Desenvolve atividades e pesquisas na área de robótica autônoma móvel, sistemas de controle, robótica industrial e sistemas microcontrolados. É fundador e atual responsável pela equipe de robótica do Instituto Mauá de Tecnologia, a Kimauánisso Robotics Team.



Prof. Dr. Toshio Fukuda

Toshio Fukuda recebeu o título de Dr. Eng. da Universidade de Tóquio, (Tóquio, Japão) em 1977.

Atualmente, é Professor Emérito da Universidade de Nagoya e Professor da Universidade de Waseda. Dedica-se principalmente aos sistemas robóticos inteligentes, aos micros e nano robôs, e possui mais de 2300 publicações em revistas científicas, atas para conferências e relatórios.

Dr. Fukuda é presidente do IEEE (2020), e foi Diretor do IEEE Division X, Systems and Control (2017-2018), Diretor do IEEE Region 10 (2013-2014), Presidente do IEEE Robotics and Automation Society (1998-1999), Diretor do IEEE Division X, Systems and Control (2001-2002), Editor-chefe cofundador do IEEE/ASME Transactions on Mechatronics (2000-2002) e Editor-chefe do ROBOMECH Journal, Springer (2013). Foi Presidente Fundador do IEEE Nanotechnology Council (2002-2003, 2005), e eleito como membro do Science Council of Japan (2008-2013). Com premiações no IEEE Robotics and Automation Pioneer Award (2004), IEEE Robotics and Automation Technical Field Award (2010), Chunichi Culture Award (2019).

IEEE Fellow (1995), SICE Fellow (1995), JSME Fellow (2001), RSJ Fellow (2004), Doutor Honorário da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade Aalto (2010), Membro da Academia Japonesa de Engenharia (2013), Medalha de Honra no Purple Ribbon (2015), The Order of the Sacred Treasure, Gold Rays with Neck Ribbon (2022).



Serviço:
Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

Serviço:
Painel: “Convivendo Com Os Robôs No Presente E No Futuro” (Evento online)
Quando: 19 de março, às 19h
Duração: 60 minutos
Transmissão: Canal Youtube JHSP
*O evento conta tradução simultânea (JP <> PT) e com Libras como recurso de acessibilidade.

Painel: "Inovações em robótica e tecnologias de IA ao serviço dos seres humanos”. (Evento híbrido)
Quando: 21 de março, às 19h
Duração: 60 minutos
Para participar presencialmente, é necessário comparecer na JHSP no horário indicado.
Transmissão online: Canal Youtube JHSP
*O evento conta tradução simultânea (JP <> PT) e com Libras como recurso de acessibilidade.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard - certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics