Dia Mundial da Água: Parque Dom Pedro economiza cerca de dois milhões de litros ao ano

13:53:00

Parque Dom Pedro possui estação própria de tratamento de água e esgoto, localizada ao lado do estacionamento Foto: Divulgação/Parque Dom Pedro



Empreendimento possui, desde sua inauguração, em 2002, estação própria que trata 100% dos efluentes, aproveitando 90% da água de reuso

Reconhecido por suas iniciativas voltadas em prol do meio ambiente e da sustentabilidade desde a sua construção, o Parque Dom Pedro celebra o Dia Mundial da Água (22/03) com a marca de 2 milhões de litros de água potável economizados por ano, equivalente ao abastecimento para 2.000 pessoas no mesmo período. O volume é resultado de diversas ações do empreendimento que vão ao encontro do objetivo da data: defender a gestão sustentável dos recursos hídricos e conscientizar as pessoas a respeito da importância da água e da sua preservação.

Desde sua inauguração, em 2002, o reuso de água é adotado e, atualmente, 100% da água descartada é tratada em uma estação própria, que tem capacidade de tratamento mensal de 7,5 milhões de litros por mês. Dessa água tratada, 60% são utilizados para uso não potável, como irrigação, limpeza de piso externo e bacias sanitárias. O restante passa por mais uma etapa de tratamento especial e é utilizado nas torres de resfriamento de ar-condicionado do Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS, a mais completa plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina.

“O Parque Dom Pedro nasceu quando pouco se falava de ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança) no Brasil, mas já com o objetivo de ser referência em operações sustentáveis para outros empreendimentos de qualquer porte e segmento, e que acreditam que é possível haver desenvolvimento de forma responsável, segura e sustentável”, conta Taís Tavares, gerente de marketing do shopping. As práticas de reuso da água e economia energética do Parque Dom Pedro foram reconhecidas por três vezes pelo Prêmio Newton Rique de Sustentabilidade da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers.

“Temos, ainda, outras iniciativas que impactam positivamente o meio ambiente, como a destinação adequada dos resíduos gerados. Hoje somos um empreendimento Aterro Zero, ou seja, 100% do lixo gerado, orgânico e não-orgânico, é reaproveitado e nada é enviado para aterros sanitários”, complementa.

Tratamento da água passa por diversos processos, permitindo o reuso não potável Foto: Divulgação/Parque Dom Pedro


O empreendimento de 126,5 mil m2 também trata 100% do esgoto, utilizando um processo físico-químico que passa por três etapas: gradeamento, para a retirada de resíduos sólidos, como absorventes, papéis, tecidos etc.; reator biológico, em que o material orgânico é transformado em lodo ativado; seguindo para a tecnologia MBR (Biorreator a Membranas de Ultrafiltração). “Investimos constantemente em novas tecnologias e atualmente aplicamos este processo, que é o mais seguro e confiável da atualidade para tratamento de esgoto”, explica a gerente de marketing.


“Com todas as mudanças que vemos acontecer no meio ambiente e sabendo que, até 2040, as principais regiões hidrográficas brasileiras poderão perder até 40% da sua disponibilidade de água, de acordo com o levantamento mais recente da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), temos orgulho de sermos reconhecidos nacionalmente por nossas práticas ambientais” celebra Taís, citando o estudo “Impacto da mudança climática nos recursos hídricos do Brasil”, divulgado em janeiro deste ano.



Segundo o relatório da ANA, a disponibilidade hídrica pode cair mais de 40% em regiões hidrográficas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste até 2040, podendo afetar a geração hidrelétrica, a agricultura e o abastecimento de água nas cidades dessas regiões.

100% do esgoto gerado nas instalações do shopping passam por tratamento para reuso Foto: Divulgação/Parque Dom Pedro




Sobre o Parque Dom Pedro

Inaugurado em 2002, o Parque Dom Pedro é o mais completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços da Região Metropolitana de Campinas, possibilitando novas vivências e descobertas a cada visita. Com um espaço moderno, versátil e inclusivo com 126,5 mil m² de ABL (área bruta locável), possui mais de 400 opções aos clientes, entre lojas, lojas âncora, megalojas e restaurantes, oferecendo jornadas de experiência memoráveis para o público. Possui, ainda, 15 salas de cinemas, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento.



Sobre a ALLOS

Somos a mais completa plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina. Nosso portfólio tem 62 shoppings próprios e administrados - referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU.

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